{RESENHA} ERA UMA VEZ UM CABELO - ANDRESSA PEDRAS E BEATRIZ SANTOS.

Título: Era uma vez um cabelo
Autoras: Andressa Pedras e Beatriz Santos
Editora: Paulinas
Páginas: 168
Compre Aqui


O livro apresenta as histórias de pacientes com Alopecia Areata, doença autoimune que causa a queda de cabelos e pelos do corpo. As autoras abordam diversos aspectos da doença, como o preconceito, o diagnóstico, os tratamentos, a questão da autoestima decorrente de um problema estético e a importância de um acompanhamento psicológico, sob a forma de participação em grupos de apoio ou terapia individual.

Da leitura dos relatos depreende-se que se trata de uma doença pouco conhecida por ser muito pouco divulgada. Vários pacientes narram a dificuldade em encontrar o diagnóstico correto, as informações confusas e esparsas encontradas na internet. Tendo em vista que os tratamentos disponíveis são apenas paliativos e muitas vezes não apresentam resultados, a publicação pode ajudar os pacientes e seus familiares a conviver melhor com a doença e defender-se de eventuais preconceitos. 
O texto é bastante informativo, mas de leitura fácil, para todos os públicos.








"Era uma vez um cabelo" foi um título que me deixou bem curiosa,  eu não sabia ao certo do que se tratava e todas as minhas dúvidas e curiosidades, foram esclarecidas durante a leitura dessa obra.
O livro aborda como tema principal a "Alopecia areata" que é uma doença que causa a perda dos fios do cabelo e pelos do corpo.


Lembro que uma vez quando eu era pequena conheci uma menina com essa doença,  ela era muito bonita e eu fiquei bem curiosa para saber como ela não tinha pelo algum no corpo, e minha mãe me disse que ela tinha uma doença que a deixou daquele jeito, e eu na minha inocência, queria ser igual ela, para ela não se sentir sozinha e triste. 


Até então,  eu não sabia ao menos o nome dessa doença, e agora sei muita coisa.
O livro é dividido em cinco capítulos, no primeiro vamos conhecer o que é a Alopecia areata, através do relato de Jocélia, Cláudia e Ronaldo.
São relatos de como a família e eles mesmos lidaram com a doença. 
No capítulo dois, iremos conhecer os tratamentos, consequências e alternativas.
E mais uma vez teremos histórias reais de Viviane, Camila e Glauco

.
Nos cinco capítulos iremos conhecer pessoas que convivem com a doença.
O livro tem um vasto e rico conteúdo que me me fez conhecer, e entender um pouco sobre a doença. 


E já no fim da obra, temos uma galeria de fotos incrível, que se eu olhasse antes de ler a obra, nunca imaginaria que os modelos tinham alguma doença. 
Foi tão emocionante ler e conhecer o assunto, e ver cada sorriso no final da obra.
Vale muito a pena conferir!




SOBRE AS AUTORAS


“Era Uma Vez Um Cabelo: Alopecia Areata Em Histórias Reais” surgiu no último ano da faculdade das autoras, quando começaram o projeto do TCC. E porventura, como Beatriz, é portadora da doença desde 2008, percebeu a falta de livros em português que abordasse o assunto, com linguagem acessível, voltada principalmente aos pacientes. Ela e a colega Andressa, decidiram, então, produzir juntas um livro-reportagem sobre o tema, com o objetivo de informar e esclarecer as pessoas em relação a essa doença.

Beatriz Santos tem 25 anos, é jornalista e mora em São Paulo (SP). Estudou Jornalismo na Puc-Campinas e cursou pós-graduação em Design Editorial no Senac Lapa Scipião. Atualmente trabalha com edição de livros, em sua recém-criada editora, a Traçado Editorial. Andressa Pedras tem 23 anos e mora em Sumaré (SP). É formada em Jornalismo e, atualmente trabalha como assessora de imprensa e Social Media Freelancer.

3 comentários:

  1. Olá,

    Eu não conhecia a obra, achei a história muito interessante e instigante. Às vezes eu gosto de fazer a leitura de livros como esse, para obter mais informações sobre a doença, vi que você conseguiu adquirir isso, esse é um grande ponto relativo. Adicionei o livro na minha lista de desejados e irei fazer a leitura o mais rápido possível! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Olha só, uma autora estudou aqui em Campinas e a autora mora na cidade aqui do ladinho. haha
    Não conhecia o livro, nem mesmo a doença, e fiquei bem curiosa para saber mais sobre ambos. Quando li a sinopse imaginei que fosse algo como câncer, que no tratamento os fios caiam, mas, pelo que percebi, é algo definitivo mesmo.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a obra, mas achei muito interessante o tema, é de suma importância ser divulgado para que as pessoas tenham conhecimento a respeito.

    ResponderExcluir