{RESENHA} GAROTA EM PEDAÇOS, KATHLEEN GLASGOW.

Título: Garota em pedaços
Autora: Kathleen Glasglow
Ano: 2017 

Páginas: 368
Editora: Outro Planeta


Além de enfrentar anos de bullying na escola, Charlotte Davis perde o pai e a melhor amiga, precisando então lidar com essa dor e com as consequências do Transtorno do Controle do Impulso - um distúrbio que leva as pessoas a se automutilarem. "Viver não é fácil". Quando o plano de saúde de sua mãe suspende seu tratamento numa clínica psiquiátrica - para onde foi após se cortar até quase ficar sem vida -, Charlotte Davis troca a gelada Minneapolis pela ensolarada Tucson, no Arizona (EUA), na tentativa de superar seus medos e decepções. Apesar do esforço em acertar, nessa nova fase da vida ela acaba se envolvendo com uma série de tipos não muito inspiradores.
Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem se imbui de uma enorme força de vontade e decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, Charlotte usa seu talento para o desenho e foca em algo produtivo, embarcando de cabeça no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos e reais que imprimiu em seu corpo.








O livro "garota em pedaços" conta a história de Charlotte Davis que está em um manicômio, após ser encontrada no meio da rua, toda mutilada e quase entrando em óbito por hipotermia.
A jovem sempre teve uma vida difícil, e após o falecimento de seu pai, começou a seguir e traçar seus próprios rumos.
Foi parar nas ruas, e aprendeu que a realidade das ruas não é nada fácil.
Charlie andava com sua melhor amiga , e uns garotos que faziam parte de seu "bando".
Sua melhor amiga Ellis escolheu seguir os passos de Charlie, que se mutilava para reprimir suas dores e angústias. E quando seu namorado sumiu, e nunca mais voltou, ela queria mais do que apenas deixar cicatrizes em seu corpo, ela queria sangrar até a morte. 


"Eu fazia isso desde sempre, havia anos, mas agora seria a última vez. Eu iria mais longe do que Ellis foi. Não faria merda como Ellis fez: eu morreria, não acabaria em uma vida pela metade." 

Mas não foi bem assim que aconteceu,  ela acabou se mutilando e ficando em um estado grave de saúde,  como se sua alma e essência tivessem esvaído de seu corpo, e só restasse um corpo sem vida, vegetando.
Com o estado em que sua melhor amiga se encontrava,  e um trauma que vinha atormentando sua mente,  Charlie pega mais um vez seu "kit do amor" e começa a se retalhar como sempre fizera, e isso a leva para um manicômio de mulheres que escolheram a automutilação como válvula de escape para os seus problemas.

"Estou abrigada e aquecida, e posso fazer disso motivo suficiente para sentir que posso ficar aqui, eu penso."

Ao chegar ao local, ela se sente perdida e acuada, e isso faz com que ele se isole como auto defesa. 
Charlie se sente só, ainda mais por saber que sua mãe não está se esforçando para visita-lá, e a única pessoa que faz com que ela se sinta menos perdida e a doutora Bethany, que ela apelidou de Gasparzinho.
A doutora acaba estipulando aulas para que Charlie se ocupe, e assim, quebrando todas as regras,  ela acaba contatando Mikey e ele pede para que ela o incluía a sua lista de visitantes. 



"Gasparzinho uma vez nos disse: "É contra intuitivo, não é? O fato de machucar a si mesmo fazer você se sentir melhor. O fato de você, de alguma forma, conseguir se livrar de dor ao provocar dor a si mesma." O problema é: depois."

Mikey sempre foi sua paixão,  e imaginar que irá rever o amigo em breve, faz com que ela se sinta bem e um pouco mais viva.
Mas, as notícias não são boas para Charlie,  que se vê voltando às ruas em breve, após suas despesas serem cortadas por sua avó, que está enfrentando problemas financeiros e não poderá mais arcar com os custos de seu tratamento. 
O pesadelo de ter de enfrentar seus monstros passados, volta como um soco no estômago de Charlie. 
E nas ruas ela terá de sobreviver sem o apoio de sua família,  apenas com o apoio de Mikey, que sempre foi sua paixão secreta. 



"Então,  você não sabe como é todos os dias, toda merda de dia, estar tão solitária que parece que esse buraco negro vai engolir você."

A narrativa flui muito bem, que fica impossível de largar a leitura. 
A diagramação está impecável, e não vou nem falar dessa capa,  que me ganhou na primeira vez em que a vi.
Os personagens foram bem construídos, e o cenário nos faz viajar para cada cantinho em que a protagonista esteve. 
E apesar de ser um livro bem grossinho, da para ler bem rápido.
Foi meu primeiro contato com a escrita da autora,  e já estou ansiosa para ler outras obras da mesma.
A edição está linda e convidativa como sempre.
Garota em pedaços é aquele livro que choca o leitor nas primeiras páginas, com relatos fictícios que infelizmente, é a realidade de muitos.




37 comentários:

  1. Olá,

    Venho acompanhando o lançamento desse livro e cada vez que leio algo sobre ele fico com muita vontade de fazer a leitura. O assunto abordado na história chama muito a minha atenção e a vida da garota me deixa muito curioso para saber o que houve por trás disso tudo. Vou fazer a leitura assim que possível! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Parece ser um livro bem pesado e triste,por isso acho que não estou em um bom momento para encarar essa história, mesmo tendo ficado bem curiosa para saber como ela deu a volta por cima.

    ResponderExcluir
  3. Ual! Eu amo livros com essa temática e nunca havia ouvido falar desse, mas com toda certeza despertou em mim a vontade de ler e pretendo faze-lo o quanto antes.

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    Recebi este livro começo do mês e já estou super empolgada para ler. Tenho muito interesse em livros que abordam este tema e estou super ansiosa para começar a leitura. Espero muito gostar dele.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha. Só pela sinopse já fiquei interessada, a pós ler a resenha meu interesse aumentou ainda mais. A capa é linda mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. OLá lindona,

    Esse livro tem temáticas que gosto muito de ler e saber mais e como ele é mais "pesado" e depois tem acontecimentos revigorantes fiquei bem interessada e curiosa.

    Adicionado no Skoob.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar de pessoas que sofrem desse distúrbio de automutilação, acho muito chocante. A premissa do livro é muito boa, parece ser uma obra que traz profundas reflexões sobre dramas humanos, gosto muito de livros assim. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu já tinha visto a capa do livro mas não imaginava que a trama seria tão interessante. Gostei da resenha e gostei da sua dica, com certeza é um livro que eu quero ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Parece ser um livro bem pesado, mas chamou muito a a minha atenção. Automutilação é algo que acontece bastante e realmente leva a outros problemas mais sérios, muitas vezes levando a morte. Não conhecia o livro, mas vou anotar a dica aqui. Parece ser muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  10. o livro é necessário. Sabe... a literatura costuma romantizar tudo e isso não é bom. Acabamos nos acostumando a achar tudo normal. Garota em Pedaços mostra o que não é normal, trás assuntos que devem ser debatidos na sociedade como a depressão. Achei muito e vale realmente a pena!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa lida também, mas infelizmente histórias com adolescentes ou personagens muito jovens tem me dado tanta raiva, aliás estou fazendo uma leitura agora que tá me matando de raiva e tédio ao mesmo tempo, então por mais que saber que a história tem essa carga dramática, não vou conseguir fazer tão brevemente assim, mas não vou descartar a possibilidade.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  12. OMG, eu estou doida para ler esse livroo! Amei a sua resenha e estava ansiosa para saber mais sobre o enredo e agora fiquei mais curiosa ainda kk. A estória parece ser muito emocionante e relata a verdade de muitos jovens, mesmo que a Charlie tenha que voltar para as ruas, espero que ela consiga enfrentar seus monstros do passado e que o Mikey possa ajudá-la. Obrigada pela dica, espero ler esse livro em breve. Bjss!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rayanni.
    Eu fiquei bem interessada nesse livro porque gostaria de entender melhor a mente de uma pessoa que vê na automutilação uma válvula de escape. No entanto, eu tenho um sentimento de empatia muito grande, mesmo por personagens fictícios e acho que vai ser doloroso para mim também, ainda mais porque apesar de ser ficção, sabemos que acontece na vida real.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. No momento estou procurando livros mais alegres, mas reconheço a relevância em abordar o tema - com o cuidado e respeito que merecem - e espero que ajude quem precise de força para se equilibrar e encontrar seu novo caminho. Não existe cura rápida e cada um precisa lutar com o próprio milagre. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, esse livro sim parece passar uma mensagem de superação. Fiquei super animada para começar sua leitura!

    ResponderExcluir
  16. Diferente de você, à primeira vista a capa não me chamou tanta atenção, mas após ler a sinopse, percebi que está perfeita, muito condizente com a história. Estou me tornando uma leitora voraz de dramas e/ou romances dramáticos, deve ser um reflexo do que estive passando nos últimos meses, logo esse livro me atraiu bastante. É uma temática sem dúvida atual e que, difundida, levanta muitos debates.

    ResponderExcluir
  17. Heiii, tudo bem?
    Bullying é um tema que anda recorrente e mto em alta.
    Em particularmente gosto de estudar mais e vendo livros e series sendo produzidos sobre o assunto, fico ainda mais surpreendida com o que aprendo.
    Eu nao li ainda o livro Garota em pedaços, mas ja estava de olho desde o lançamento.
    Adorei o modo que a autora retratou o tema, acho que vou gostar mto da leitura.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ray
    Pelo que ouço, e que também citou, acho que também vou ficar chocada. O tema é sempre muito forte e rende bons livros. Adorei saber que gostou. Estou com ele em casa e pretendo ler logo.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  19. Eu sou doida para ler este livro, ele já está aqui só esperando eu conseguir um tempinho para lê-lo.
    Gosto de histórias fortes que me prendem a cada página, não costumo me abalar com temas intensos e chocantes, então com certeza vai ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Me dá agonia só de ler sua resenha .. parece ser um livro com uma historia profunda, e isso me despertou interesse para ler . Obrigada pela resenha.

    Livro incluído na minha lista ^^

    ResponderExcluir
  21. O que mais me chamou atenção no livro é o fato dela se mutilar, tentando disfarçar um tipo de dor com outro. É algo triste, pois é a realidade de muitos por aí. A capa realmente é lindíssima, fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  22. Uau, que livro incrível, eu não o conhecia mas amei tanto. Eu tenho me interessado muito por assuntos de transtornos psicológicos, eu quero entender, quero apoiar e ajudar essas pessoas, sabe? Da vontade de abraçar todas elas e dizer que vai ficar tudo bem. Amei a resenha e já quero o livro!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  23. Oii,

    Nossa que história hein? Mas gostei viu, gostei bastante da trama e estou bem curiosa para conhecer melhor essa história e a Charlie também. E essa capa é maravilhosa. Parabéns pela resenha que me deixou mais curiosa ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Menina! Que história tensa, forte e me pareceu impactante não?
    Fiquei bem interessada em conhecer a fundo a história e também não conhecia a autora, vou ver se tem na Amazon em e-book. Sua resenha tá incrível! Bjs

    ResponderExcluir
  25. ótima resenha captou a oscilação correta entre triste / pesado. e contem uma boa escrita, acredito que vou me interessar pela leitura, não conheia esta autora

    ResponderExcluir
  26. OOi!
    Amei a premissa, e com certeza quer realizar essa leitura um dia. Porém, não nesse momento. Estou fugindo de temas pesados ou tristes, embora goste. Mas como, por agora, estou procurando leituras mais leves...
    Mesmo assim, a dica fica mais que anotada. Um dia ainda irei ler. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Já tinha visto a capa, mas nem imaginava essa premissa. Apesar de ser ficção, aborda temas muito reais, gostei muito da premissa e é o tipo de livro que preciso ler com urgência. Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  28. Olá! Não conhecia o livro, mas achei a sinopse dele muito boa. Parece ser uma história com um drama bem forte, fiquei curiosa para ler, gostei bastante dos quotes. Dica anotada. beijos!

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Desde o lançamento fiquei bem curiosa para ler a obra e saber mais sobre essa válvula de escape que as personagens utilizam para tentar esquecer seus problemas e se Charlie irá parar com isso após ser internada e com toda a expectativa de reencontrar seu grande amigo, o que a faz melhorar um pouco.
    Adorei saber suas impressões e me deixou mais ansiosa pela leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Vi esse livro na livraria e fiquei bem interessada, com um assunto forte e que está em alta no momento, e é ótimo para as pessoas se atualizarem e ficarem por dentro. Parece ser um livro bem pesado, pelo menos para mim, mas que é bem importante conferir e refletir. Gostei de saber mais a respeito e já está na minha lista de leituras!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oie, acho que esse livro e tantos outros, mesmo que ficcionais, são um verdadeiro tapa na nossa cara. Nos tiram completamente da zona de conforto da leitura e nos fazem refletir e querendo ou não enxergar o próximo.
    A sua resenha ficou ótima, e ele que já estava na minha lista de futuras leituras, subiu alguns degraus.
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Olá Ray,
    Esse é um dos próximos livros que vou ler e estava com medo do que encontrar, mas sua resenha me fez ver que também estou curiosa. Achei muito interessante o que você disse e fiquei contente por ser uma leitura que, apesar do tema pesado, a leitura fluiu.
    Espero curtir a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?

    A capa está bem bacana mesmo, e quanto a temática do livro, é uma temática muito importante nos dias atuais, se debatida de forma correta, fiquei com a sensação de que a autora o fez bem, leria-o por esse motivo, porque os problemas psiquiátricos das pessoas me interessam, enfim, dica mais do que anotada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia o livro e já amei ele, estou apaixonada e quero muito ler, porque a história me parece fascinante, nossa que legal. Amei o seu blog, está de parabéns, sério que lindo aqui. Nós faz sonhar.

    ResponderExcluir
  35. Oiii!
    Não conhecia esse livro. Achei a história bem forte e atual. Já conheci pessoas que passavam por problemas familiares e se auto mutilavam para tentar aliviar aqueles problemas. Morar na rua já é uma situação muito complicada e ser internada em um manicômio deve ser mais dificil ainda. Espero que Mikey ajude Charlie a superar seus problemas. Gostei muito da sua resenha, assim que surgir oportunidade vou querer ler sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. OIii!

    Eu vi bastante divulgação para a obra, mas não consegui ler e na verdade é a primeira resenha que li para ele. Gostei! Achei o enredo bem plausivel e saber que mesmo grossinho é uma leitura rápida, me atrai.
    Dica anotadinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Oi Rayanni, sua linda, tudo bem?
    Eu não entendi como ela tendo mãe e avó, foi viver nas ruas. Sua avó estava sem condições de continuar pagando seu tratamento, mas porque ela foi embora para as ruas novamente? Essa realidade de se cortar para suportar a dor que carrega em viver é forte e o chocante é o que você mesma disse: é a realidade de muitos. Acho que é uma obra que irá me emocionar. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir