{RESENHA} TODO DIA - DAVID LEVITHAN.

Título: Todo Dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 280
Ano: 2013


Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.



No livro "Todo dia" conhecemos a história de Justin, Nathan, Zara, James, entre outros, mas calma, que eu vou explicar direitinho.

Todos os dias A (o mais próximo que ele ou ela tem de um nome) acorda em um corpo diferente, desde sempre foi assim, mas A não sabe explicar o porquê,  só aceitou o fato de que todo dia é assim. A não tem família, ou amigos, muito menos uma vida que seja só sua.


Então teremos a visão da vida de várias pessoas em que A se hospeda,  todos tem dezesseis anos, igual a idade de A.


“Não sei como isso funciona, nem o porquê. Parei de tentar entender há muito tempo. Nunca vou compreender, não mais do que qualquer pessoa normal entenderá a própria existência. Depois de algum tempo é preciso aceitar o fato de que você simplesmente existe. ”


No primeiro capítulo,  somos apresentados a Justin,  um adolescente de dezesseis anos comum.
Justin tem uma namorada, Rhiannon, mas a relação dos dois está longe de ser perfeita, muito pelo contrário, é bem turbulenta por porte de Justin, que não sabe reconhecer a namorada incrível que tem.
Mas A sabe disso, desde que botou os olhos na moça, não soube definir os sentimentos que despertou em si.
Então A decide fazer algo pela jovem,  e lhe dá algo que era irá se lembrar para sempre, um dia inesquecível tanto para ela quanto para A.

"Quando você experimenta algo grandioso, o momento persiste em toda a parte para a qual você olha, e quer ocupar todas as palavras que você diz."

E mesmo quando o dia termina e A se hospeda em outro corpo, não consegue tirar o sorriso de Rhiannon de seus pensamentos.
A esta apaixonado, mas como poderá viver essa paixão? Sua condição não permite que ele viva um relacionamento com ninguém. 
Mas, o sentimento está crescendo a cada dia! Como explicar a Rhiannon o que ele é, se nem ele mesmo sabe. 
A sempre se preocupou em não deixar vestígios de sua "hospedagem" nos corpos que habita ao longo dos dias, mas em apenas um deslize, ele pode ter comprometido tudo...

“- É só que, sei que parece um modo horrível de se viver, mas eu já vi muitas coisas. É muito difícil ter uma noção verdadeira do que é a vida quando se está num único corpo. Você fica tão preso a quem você é. Mas quando quem você é muda todos os dias, você fica mais próximo da universalidade. Mesmo os detalhes mais triviais. Você percebe que as cerejas têm gosto diferente para pessoas diferentes. Que o azul parece diferente. (…) Você aprende o valor de um dia, porque todos os dias são diferentes. (…) Ao enxergar o mundo de tantos ângulos, percebo melhor a dimensão dele”.

O drama está muito presente na obra, e temos uma clara visão de um adolescente apaixonado que não sabe como ter um futuro, quando sua vida é regada apenas pelo presente. 
A não consegue imaginar seus dias sem Rhiannon, e fará o possível para estar perto dela, mesmo que isso signifique que precisa contar uma verdade que nem mesmo ele entende.

"Queria que o amor conquistasse tudo. Mas o amor não conquista tudo. Ele não pode fazer nada sozinho. Ele depende de nós para conquistar em seu nome."

O livro conquista o leitor nas primeiras páginas pelo modo em que vive o protagonista, impossível não ficar curiosa com sua condição, e querer saber o porquê de tudo ser do jeito que é na história. 
Achei o desenrolar muito bem criativo e não tem aquela "enrolação" nos capítulos. 
O final é algo destruidor, que me fez deixar algumas lágrimas rolarem e me deixou um pouco decepcionada como romântica nata, mas a mensagem que o autor quis passar foi bem escrita em palavras e isso amenizou um pouco os meus sentimentos.
O livro tem uma continuação narrada pela visão de Rhiannon e eu espero iniciar ainda essa semana, pois não tem como ficar com esse final na mente! Preciso de mais!!!
Indico para quem gosta de ficção somada a romance. 
Realmente é um livro inovador e único!




28 comentários:

  1. Olá Rayanni, tudo bem? Ainda não tive a chance de ler esse livro, na verdade não li nenhum desse autor, mas ja li algumas resenhas sobre o livro e a maioria é falando muito bem da escrita e da trama.Adorei sua resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler, marashow! Bjs até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já ouvi falar desse autor, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dele ainda. Adorei sua resenha e achei a premissa dessa história muito, muito diferente! Sério, já leria só por causa disso. Espero gostar tanto quanto você. =)

    ResponderExcluir
  3. Oiii, já tinha ouvido falar desse livro e achei a premissa bem curiosa. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler. Ele já está na minha lista de desejados. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Esse livro me lembrou um filme: Te amarei para sempre. O protagonista é um viajante do tempo, um pouco diferente do protagonista desse livro porque ele não aparece em outro corpo. Enfim, gostei muito desse livro. Obrigada pela dica. beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii linda tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas fiquei apaixonada pela foto que tu tiraste com a obra quem sabe futuramente eu dê oportunidade, mas não coloco muita fé não, ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oiie!

    Mulher eu nunca li nada do David, conheço claro, mas nunca li. Esse livro nunca tinha lido a sinopse, mas pela sua resenha até que deu vontade de ler sabia? Deve ser muito louco todo dia ser uma nova pessoa. SURREAL.

    ResponderExcluir
  7. Oii! Primeiramente, eu adorei a capa desse livro. Acho que já tinha ouvido falar nele, mas nunca vi a sinopse. Parece ser bem interessante. E nunca tinha lido nada assim! Vou por na lista com certeza. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Apesar de ver muitos comentários positivos a respeito desse livro, nunca tive a oportunidade de lê-lo. Sua resenha me deixou extremamente curiosa. E as fotos ficaram lindas!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu conheço este livro, e já li inúmeras resenhas sobre ele, e sempre me pego pensando que loucura isso de cada dia estar em um corpo diferente. Eu tenho interesse nele, mas não sei quando vou conseguir ler. Espero que leia a continuação e que goste.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rayanni. Tudo bem?

    Já vi muita gente falando super bem desse livro, inclusive a minha namorada gostou bastante dele. Eu fico com vontade de ler e curiosa porque a trama parece bem original. Ao mesmo tempo, eu tenho receio de criar muita expectativa e acabar me decepcionando (já aconteceu com outros livros). Mas, quem sabe um dia eu não dou uma chance a ele. Rsrs

    Adorei a resenha!!
    Beijos.
    =D

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu comecei a ler um livro desse autor, mas acabei abandonando. Não gostei da forma como o narrador "fala" com a gente, sabe? Além disso, a trama era bem clichezinha. Mas Todo dia tem uma premissa super diferente de tudo que já li! Deve ser angustiante acompanhar A nessa vida estranha que leva.
    Eu vi que existia esse Outro dia, mas não sabia que era do ponto de vista da menina. Legal :) espero que goste tanto quanto do primeiro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já li muitas resenhas e estou convencida que devo me deleitar com a obra.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra nem o autor, e infelizmente dessa vez a obra não me conquistou. Pela sua resenha deu para perceber que é um romance cheio de dramas e lições, mas dessa vez vou deixar a dica passar, Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Já conhecia esse livro e o autor, mas nunca li nada dele. A história é bem curiosa, acho que quando eu ler irei gostar. É interessante ter um personagem que não sabemos se é menino ou menina, mas pelo que vi isso pouco importa. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  15. Oiie!

    Achei bem curioso esse livro e despertou meu interesse :) Adicionado à lista!! Deve ser bem estranho acordar em corpos diferentes!!

    Beijos
    http://leelerblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie
    com certeza me conquistou nas primeiras páginas, faz uns anos que li e até hoje é um de meus favoritos. Muito legal sua resenha e que bom que a leitura te agradou tanto quanto me agradou

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi!!

    Esse "final" aí me deixou um pouco desmotivada. Ainda não li a obra, mas a leitura e consequentemente a resenha sempre falam bem sem tocar no final, o que e um diferencial em sua escrita. Isso me fez imaginar vários finais trágicos e colocar em dúvida se leio ou não. Enfim, obrigada mesmo pelos seus argumentos, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu já tinha lido uma resenha desse livro.
    E o que me deixou interessada foi esse fato dela ou dele não ter um corpo e desenrolar vai ter esse livro. Bom saber que você gostou?

    ResponderExcluir
  19. Essa sinopse já me pegou de cara, inusitada e interessante. Quero ver como o autor lida com isso e quais mensagens podemos tirar. Dica anotada :D

    ResponderExcluir
  20. OI, Ray! Já vi tanta gente falando bem desse livro, que não sei como ainda não comprei ele hahaha. Sei que vou chorar horrores, principalmente pelo final não tão bom, quando acho que deve ter. Nunca li nada do autor tbm, e vai ser uma experiencia legal. Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Oi Ray,
    Eu tentei ler esse livro algum tempo atrás e acabei deixando de lado pq a leitura nao estava fluindo. Suas considerações estão me fazendo querer repensar. Espero gostar nessa segunda chance.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Nunca li nada dele, mas não é o tipo de leitura que me atrai, mesmo eu amando um bom romance. Só o que vale na leitura é a capa, muito bonita.

    ResponderExcluir
  23. Oiê, tudo bem???
    Cara eu amei a leitura deste livro... foi uma das leituras mais lindas, sensíveis e poética que li... Mas também foi o único do autor que me preencheu e eu não tenho - pelo menos não neste momento - ler outros livros dele... não sei, vejo a proposta e ela não rola sabe. Mas adorei conhecer a sua opinião sobre a narrativa e o que sentiu durante a leitura. Eu também derramei algumas lágrimas, mas nem todo o drama dá para terminar de uma maneira romântica rs. Xero!

    ResponderExcluir
  24. Olá! Gente, que situação estranha! Agora fiquei curiosa para saber mais sobre a história. Nunca li nada desse jeito, já me deu aflição imaginar a situação: ele apaixonado e preso nesse troca troca de corpos. É explicado o porquê que isso acontece? Vou anotar o nome aqui, beijos!

    ResponderExcluir
  25. A trama é mesmo bem interessante e com uma pegada diferente. Minha curiosidade é justamente aquilo que não deve ter sido respondido no livro inteiro: por que isso acontece c ele? Esse meu lado cientista me mata um dia. Como não conheço a escrita do David, vou acreditar em você! Coloquei na lista e espero ler logo, logo! bj!

    ResponderExcluir
  26. Olá Ray,
    Esse livro é um dos favoritos da minha vida. Acho que o amor que A nutre pela Rihanon é fascinante e, quando ela começa a vê-lo, a sensação é melhor ainda. Ela o ama pelo que é.
    Espero ter a oportunidade de ler Outro dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Me lembro que quando li esse livro eu gostei muito, mas agora relendo a sinopse e a sua resenha eu não me senti tão ligada ao livro rs. Mas recomendo porque é interessante e muito amorzinho!
    Adorei a resenha!

    Elisabete Silva

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bom?

    Não sabe sobre o que era o livro, e caramba, que ideia mais interessante. Também é bem triste.
    Agora quero ler para saber o que acontece, mas pelo que você já falou do final, imagino que vai ser bem triste.

    Beijos

    ResponderExcluir