{RESENHA} COLÉGIO INTERNO - MÁRCIA CAROLINA.

Título: Colégio Interno                                                            
Editora: Autografia
Autora: Márcia Carolina
Ano: 2016                                                                                         

Compre aqui: Loja Autografia
Páginas: 270                                                                                      



Sinopse: Colégio Interno – BBS é um livro simples, adorável, sensível, que conta um pouco sobre a vida da jovem Camila, enviada por seus pais para viver o ano mais importante da sua vida. Embora doa, verá que muitas vezes mudar é essencial, porém sem deixar seus valores de lado. O ano que mudará sua vida para sempre, colocando pessoas especiais em sua vida e quem sabe alguém que ela não estava procurando.





No livro colégio interno vamos conhecer dois jovens, Camila Bastos e Felipe Freitas.
Camila sempre foi uma jovem problema, e isso acabou sendo a sua sentença.
Camila aprontou muito, principalmente na escola onde estudava, prestes a iniciar o terceiro ano, ela foi convidada a se retirar pelo diretor que disse que naquela escola ela não estudaria mais.
Seus pais ficaram muito chateados e começam a trata-lá com grosseria, além de tirar sua liberdade.

Olhar para aquela imensidão do céu azul - que ficava ainda mais lindo visto de perto - desejava-me emocionada." 

Eis que a jovem está ficando aflita ao pensar para qual escola irá,  e recebe a triste notícia de que irá para um colégio interno!
Felipe estuda no colégio interno desde o primeiro ano do ensino médio.
Felipe tem dois melhores amigos, Gabriel e Larissa, que estão com ele desde que começou a estudar na BBS (Brusquet boarding school).
A chegada de Camila acaba abalando um pouco a amizade de Felipe e Larissa, e isso acaba deixando um clima estranho no colégio.
Felipe sempre se meteu em brigas com Thomas, que hoje é o atual namorado de Bianca, ex de Felipe. 


Como já havia dito várias vezes, uma das coisas que mais me deixa irritada era o fato de ter que falar sozinha."

E em uma dessas brigas, Camila acaba tomando uma atitude precipitada, e acaba fingindo ser a namorada do Felipe, afim de evitar mais uma briga entre Thomas e ele.
Claro que isso rende muita confusão e um clima pesado paira sobre o quarteto.
Larissa já não consegue mais disfarçar o quanto a presença de Camila a deixa furiosa em relação a Felipe.


Quando você machuca uma pessoa, normalmente pretende aproximar-se dela para ser perdoado. Mas, no meu caso, não funcionava assim. O melhor a se fazer era se afastar e deixar as coisas se acertarem aos poucos. Não via a hora de isso acontecer e todo o peso que estava sentindo desaparecer."

Os dias vão se passando e a relação de ambos têm mudado bastante.
Felipe e Camila, acabam se aproximando mais e isso acaba deixando muita gente incomodada.
A amizade vai se transformando em amor aos poucos, mas, barreiras terão de ser ultrapassadas, amizades ficarão comprometidas.
Como eles irão passar por cima de tudo e todos? Até onde você está disposto a sacrificar por amor?


Como eu poderia ser tão boba? Quando tudo está tão bom nós devemos sempre desconfiar de que algo ruim poderá acontecer." 


O livro se trata de um Young Adult, e foi uma leitura sensacional.
Lembra da época do colégio onde todos os sentimentos estavam a flor da pele?
Então,  é isso o que essa leitura nos transmite.
O cenário do colégio interno, mudou um pouco o meu conceito de como pode ser o fim do mundo estudar em uma escola assim.
Acho que fiquei até com um pouco de vontade de viver uma experiência dessa haha.

O livro é narrado em primeira pessoa, e temos a narrativa de vários personagens , o que é bem legal, pois iremos sentir como cada personagem se sentiu em ralação as mudanças que ocorreram na leitura.
Larissa foi a personagem que eu menos gostei.
Vi um amadurecimento muito grande em Camila, ela que vinha com um histórico bem conturbado, acabou de transformando em uma jovem doce e de  grande caráter.

O livro apesar de ser uma leitura bem adolescente, tem uma história bem construída e que envolve o leitor.
Com certeza me permitiu reviver o meu próprio passado.
Um livro com uma escrita leve e envolvente.



19 comentários:

  1. Acho que pelo menos uma vez tivemos uma vontadinha de estudar em um colégio interno, seja por um livro, serie ou novela.
    Acho que a história deve ser bem intetessante, e por algum motivo gosto de ver os personagens saindo de sua zona de conforto, experimentando coisas novas e conhecendo pessoas.
    Já está na mainha listinha de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Rayanni tudo bem?
    Eu já li esse livro fiquei bastante interessada em reler, deu até certa nostalgia, gostei muito de saber a sua opinião e pretendo reler o quanto antes agora!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Rayanni, desta vez não cai de amores pelo enredo, apesar de alguns pontos terem me deixado curiosa. Por conta disso, não vou descartar a leitura, e anotarei sua dica. Gostei de saber que a narrativa é feita por vários personagens. Isso dá uma dinâmica maior ao enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    o livro é bem adolescente mesmo e cheio de intrigas por conta de relacionamentos, gosto de livros assim hehehehehehe quando são bem escritos são leituras ótimas.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não formei minha opinião sobre o gênero YA, tem livros que adoro e outros que detesto rs. Pela sua resenha, essa não foi uma leitura que me chamou muita atenção. Talvez eu leria pela oportunidade. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Suas considerações me levaram a achar que é realmente um young adult bem narrado.
    Gosto bastante de tirar ensinamentos desses conflitos jovens e como os pais lidam também com algumas questões.
    Sem dúvidas se tiver a oportunidade de realizar a leitura vou fazer.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parece ser mesmo uma leitura leve e para quem há muitos já saiu da escola deve ser até saudosista.
    Valeu a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Assim como você, eu sempre imaginei um colégio interno como o fim do mundo, gostei de saber que isso desmistifica isso e fiquei curiosa para saber mais.
    Confesso que se eu não tivesse lido sua resenha, eu jamais teria me interessado por esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive curiosidade para saber como é de verdade.
    Não conhecia o livro.
    Gostei bastante da resenha...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Menina do céu, juro que com essa capa eu não teria nenhuma vontade de ler este livro, devo confessar. Sou uma pessoa que ama uma capa e ela influencia muito em minhas escolhas. Fazer o quê, sou dessas haha. De qualquer forma, lendo a sua resenha, percebi que o enredo é muito interessante e eu fiquei completamente cativada por este livro. Eu adoro histórias que envolve colégios e temas adolescentes, então na primeira oportunidade que me surgir, irei ler. Xero!

    ResponderExcluir
  11. Oie! Gente, achei essa capa muito incrível e bem diferente, considerando a história que ela carrega. Fiquei louca de ansiedade para ler a obra e saber mais sobre todas essas mudanças e em como elas irão afetar os personagens. Vou tentar comprar o mais breve possível, torcendo para que minha experiência também seja boa. ♡

    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, adorei a resenha...não conhecia a obra e fiquei bastante curiosa.
    Quando criança eu tinha pavor de colégio interno, meu pai sempre me ameaçava dizendo que lá as freiras batiam nas criança...kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Confesso que não é o estilo de livro que eu costumo curtir, mas sair da zona de conforto literária, as vezes, é bem bacana. HAHA, esse lance de internato e tals, é algo de dois cunhos, né... mas podia ser legal. XD É muito bom acompanhar o amadurecimento dos personagens nas histórias, pelo que vc disse, parece que a autora fez isso muito bem. Indicação anotada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Rayanni, tudo bem?

    Era meu sonho estudar em um colégio interno, pois achava o ambiente muito bacana, pelo menos nos livros sempre são. A Camila tem um pouco de cada um de nós, acho que na nossa adolescência, em algum momento fomos um pouco rebeldes e perdidos. Fiquei curiosa para ver como o relacionamento deles acontece e a forma como os amigos irão ver isso. Com certeza faz meu estilo literário e iria adorar ler. Vai para a listinha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Tive vontade de estudar em colégio interno quando assisti Rebelde no SBT hahaha não conhecia esse livro, mas só o leria pela experiência do colégio em si, meu ensino médio não foi lá essas coisas, prefiro não me recordar. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Oi Rayanni, sua linda, tudo bem?
    É engraçado esse sentimento do amigo quando o outro arranja namorada. Ninguém gosta de mudanças, e quando há um namoro, é natural, os amigos não receberem mais tanta atenção como antes. Deve ter sido difícil para esse grupo, mas por outro lado, não é justo com ela também. Gostei muto do enredo, vou anotar sua dica. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Adorei a resenha! Não conhecia este livro e nunca o tinha visto no Wattpad. Gostei muito da premissa e vou dar uma chance ao livro. Vou anotar o nome e procurar onde posso comprar.

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Se não me engano essa é a segunda ou terceira resenha que leio sobre a obra e em todas vi as resenhistas dizendo que o livro mudou a concepção de colégio interno e que até gostariam de estudar em um. Fiquei bem intrigada para conferir as descrições de tal ambiente para causar essa sensação e quem sabe me tornar mais uma que deseja ir a um desses colégios.
    Adorei saber suas impressões e que esse livro nos faz lembrar da época do colégio com tamanha verossimilhança!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Eu adoro esses draminhas adolescentes então ja quero ler super.
    Lembro que eu queria muito na adolescência estudar em um colégio interno da França, veja só rsrsrsrs.
    Adorei o enredo.
    Beijuh

    ResponderExcluir