{RESENHA} OS ÚLTIMOS DIAS - BELA DIAS

Título : Os Últimos Dias
Autora: Bela Dias
Editora: Novo Século
Páginas: 121



O tempo é algo subjetivo. Ele pode ser infinito para alguns e efêmero para outros. No entanto, uma coisa é certa: todos nós temos nosso tempo. E o de Raquel e Gabriel está acabando, pois ambos foram diagnosticados com leucemia. Ela tem 16 anos e ele, 6. Apesar da diferença de idade, ao se conhecerem no hospital, os dois rapidamente se tornam melhores amigos. Juntos, descobrem como aproveitar seus últimos dias, em meio a tantos tratamentos, remédios, dores, exames e olhares piedosos, tornando a dura e triste rotina do hospital um pouco mais divertida. Seja com uma coleção de pores do sol, observando formatos de nuvens, assistindo a desenhos infantis ou lendo O Pequeno Príncipe , mas, principalmente, acreditando que em todo fim existe um novo começo.


Olá amantes, tudo bem? Hoje trago a resenha do livro "Últimos dias" da autora Bela Dias, publicado pela Novo Século.
O livro de hoje foi uma leitura que me fez chorar muito, uma história tão emocionante e bem escritas, e mesmo com suas poucas páginas, bem completa.


"No dia seguinte, assim que abri meus olhos, me deparei com um menininho de bochechas vermelhas, cabeça raspada, olhos tão azuis como a transição do mar para o céu e um sorriso sapeca. Surgia uma cuspidela de pérola no meu céu de esperanças."

No livro vamos conhecer Raquel, uma adolescente que está passando por uma fase difícil desde que se descobriu com leucemia.
Raquel sempre fora invisível na escola, e sua doença fez com que fosse notada como "A garota com Câncer", coisa que ela nunca quis.
Seus dias estão se acabando, e ela os aproveita ao máximo, principalmente depois que conhece Gabriel, um lindo garotinho que acaba virando seu pequeno príncipe.


"Em cada final existe um novo começo."

A rotina de ambos se resume a remédios, exames, tratamentos e tudo mais, mas ambos encontraram um no outro uma amizade tão pura e verdadeira que os fazem aproveitarem ao máximo seus dias.
Em meio a brincadeiras, e tudo o que uma criança pode lhe proporcionar, Raquel não liga para a diferença de idade entre ambos, ela aproveita cada segundo que pode com aquele que alegra seus dias, e que mostrou que todo para todo o fim, existe um começo.


"Com ele, eu podia ser a rosa protegida por uma redoma de vidro, a Princesa Jujuba e uma criança novamente."

Raquel é aquela personagem que nos cativa logo de cara, uma menina que carrega um fardo enorme e pesado para sua pouca idade, e mesmo assim não se abala e se mantem firme e forte.
Gabriel é alma do livro, eu amo livros que trazem crianças em suas histórias, o livro fica mais leve e puro, e é exatamente essa pureza que Gabriel nos passa, uma paz que só as crianças têm.

Os personagens secundários são maravilhosos, tal como a mãe do Gabriel, que foi uma personagem que me marcou muito na história.

A escrita da autora é bem leve, e tem uma abordagem bem simples.
A diagramação do livro é bem linda e coerente com a história. A capa é maravilhosa, com certeza uma das mais lindas da minha estante.
Espero que tenham gostado da história, e espero que leiam sem moderação, essa que é uma história para todas as idades e para todos os gêneros.





15 comentários:

  1. Ola
    Pelo que pude compreender, a história é mesmo muito emocionante, e eu não sei como não tinha lido nada a respeito anteriormente. Não tenho duvida do quanto Raquel deve ser uma personagem carismátiva. Eu, particularmente, adoro ambientações nesse estilo. Gostei muito da premissa e adoraria poder fazer essa leitura também!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Não conhecia a história por ora fiquei louca para ler adoro histórias com um bom drama aquelas que nos fazem chorar muito mesmo e essa parece ser muito desse estilo, vou ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Eu achei a premissa da história meio clichê, fiquei com a sensação de que a já tinha lido/visto a história em algum outro lugar.
    Mesmo assim, fiquei interessado no livro pelo fato de ser um drama leve e inocente.
    Os personagens parecem mesmo ótimos.
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Adoro sick-lit. Por mais previsível e clichê que possa parecer, é impossível não gostar e se envolver com a história.
    Gosto de escritas leves e envolvente, além de que bons personagens sempre me empolgam!
    Dica anotada
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?

    Guria já vi tanta gente lendo e comentando sobre esse livro que estou ficando curiosa sobre a história! E depois da sua resenha, com certeza vou atrás dele para realizar a leitura, espero gostar como todos que já o leram!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Esses dias li uma resenha desse livro e ele me intrigou bastante. Não sei se leria no momento, mas vou deixar registrado aqui nas sugestões. Ótima resenha!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Cara, esse livro estava na minha lista de compras em uma das promos da amazon, mas acabei deixando pra lá e me arrependi MUITO! Parece ser uma história linda, quero muito saber o desfecho da história dessa amizade!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rayanni!
    Eita, essa história parece realmente emocionante! A sic-lit sempre consegue nos envolver né? Acho sempre muito tocante, para falar o mínimo, histórias com personagens com leucemia sempre muito difíceis de ler porque me emociono muito, mas vou marcar na lista (porque não consigo evitar hehe).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. oie, parece um livro bem diferente, falando de amizade, ao invés de trazer um romance. Isso me cativa muito, e embora nunca tinha ouvido falar nesse livro, já fiquei com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Gostei bastante de suas impressões sobre a obra e mesmo não conhecendo o autor fiquei bastante ansiosa com a leitura, pois, pelos seus comentários é extamente o tipo de livro que curto.
    Dica anotada!
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Ola Ray,
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei a premissa dele muito interessante, pois gosto de personagens que cativam logo de cara e a autora parece ter trabalhado isso muito bem. A capa e o título também é muito interessante e, só por eles, eu faria a leitura.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rayanni!
    A premissa do livro é instigante e bem interessante, me pareceu uma leitura emocionante, mas eu tenho um série problema com narrativas dramáticas em especial quando abordam o tema que esse livro apresenta. Não sei se será uma leitura que farei, se tiver oportunidade talvez eu dê uma chance ao livro.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Vi algumas resenhas desse livro e fiquei bem curiosa, ele é baseado em uma pessoa real não é?
    Imagino que deva ser emocionante acompanhar essas amigas, ainda mais sabendo que elas tem uma doença muito grave, imagino que ele tenha ótimos ensinamentos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Deu para ver pela sua resenha que a história é bem intensa e que vai mexer com o coração do leitor. Fiquei muito interessada em conhecer os personagens e me apaixonar por eles.
    Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Não tinha ouvido falar do livro ainda, mas adorei a premissa e os personagens descritos por você na resenha. Livros que tratam desse tema sempre conseguem me chamar atenção pela construção dos personagens no decorrer do enredo. Acabei de colocar o livro em minha meta de leitura.

    ResponderExcluir