{RESENHA} ULTRAVIOLETA: A MONARQUIA DAS ROSAS - BEATRIZ MORAES

Título: Ultravioleta - A Monarquia das rosas
Autor (a): Beatriz Moraes
Editora: Chiado Editora

Páginas: 485

Sinopse: Algo está errado em Noary.O mundo entrou em guerra — fugitivos imigrantes se alojaram nesta melancólica cidadela às margens da floresta para se refugiarem. Valerie é um deles. Todavia, a garota nunca imaginaria que, logo após a morte misteriosa de seu pai, sonhos e aparições sombrias começariam a transformar tudo aquilo que conhece e acredita. De noite é inebriada por pesadelos com uma figura terrível; de dia vê-se perseguida por criaturas soturnas. Contudo, assim que Randy e a irmã aparecem em sua vida, seu mundo se dobra ao avesso. Não eram as cicatrizes que lhe preenchiam a face ou a necessidade que Valerie sentia de protegê-lo. Havia algo em Randy que ela sabia já ter conhecido antes, algo extremamente familiar… E perigoso.Os alertas aumentam; mortes e desaparecimentos criam uma aura lúgubre na pequena Noary, bem como nos seus pesadelos — e, neles, passa a surgir uma estranha rosa apoderada em chamas, chamuscando tão singularmente quanto as próprias cores da alvorada.Novos ventos estão prestes a chegar. E Valerie em breve descobrirá que somente ela pode mudar o rumo de tudo.



Olá amantes, tudo bem? Hoje eu trago a resenha desse livro lindo que eu recebi em parceria com a Chiado Editora.
Na obra iremos conhecer a Valerie, que é quem nos narra sua história.
Valerie está refugiada em uma pequena cidade no sul do Brasil, desde que a guerra começou.
Muitas pessoas foram obrigadas a se refugiarem em outras cidades por conta da guerra, e assim vários "abrigos" foram criados, e Valerie acaba indo parar em um deles.

-"Permita-se brilhar!"

Valerie sempre foi "a garota invisível" na escola,  sempre se mantendo nas sombras, conversava com poucas pessoas, e uma delas se tornou sua melhor amiga, Stacy.
A garota carregava um fardo pessoal enorme, perdera seu pai há algum tempo em um inexplicável acidente, onde nem o corpo fora encontrado. E isso acabou lhe rendendo muitos pesadelos. Em alguns desses pesadelos, a jovem via um garoto que ela acabou apelidando de "Garoto dos sonhos".
Suas noites eram muito perturbadoras, mas seus dias não ficavam atras, ela era perseguida por sombras e seres estranhos, que ela não sabe quem são, ou o que querem com ela.


-"Ninguém nasce especial e sim se torna especial. Não precisa ter poderes para isso."

Com a chegada de Randy  na escola, um garoto que acaba virando alvo dos valentões, e que acaba mexendo com Valerie, ela não consegue entender a súbita vontade de protegê-lo, além da sensação de que o conhece de algum lugar.

-"Era um menino de cabelos bronzeados, com um rosto que me arrepiou por completo. Sua face era um tanto deformada, repleta de cicatrizes que subiam e desciam, bem como queimaduras."
Os dois acabam se aproximando, e Valerie se sente viva  a cada dia que passa, conhecer Randy acabou dando algum sentindo para sua vida, depois de tudo o passou.
Mas nem tudo são rosas, e mesmo com Randy, Valerie sente que está em perigo.
E essa tensão aumenta quando mortes e desaparecimentos começam a rondá-los, e os pesadelos de Valerie, parecem mais intensos e reais.
Em meio ao caos criado por sua mente, Valerie começa a sonhar com uma rosa em chamas, e isso lhe passa um conforto indescritível, ela não sabe porquê, mas não irá desistir de encontrar as respostas que tanto procura.

A história é bem amarrada, e mesmo com um número grande de páginas, a escrita flui bem e você nem percebe que são mais de 400 páginas.
Eu gostei muito da escrita da autora, e os personagens foram bem criados.
O fato de ser narrado em primeira pessoa, também me deixou mais confortável com a leitura.
Eu gostei bastante do desfecho da obra, e achei que o mistério que ronda o livro foi bem sustentado.
Espero que tenham gostado! Um beijo.




9 comentários:

  1. Fiquei curiosa a respeito do livro,me pareceu interessante a mistura de mistério e romance e ainda mais que ficou sem pontas soltas,melhor ainda somando ao fato de que é uma leitura fluida!

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem??

    Gostei da questão dela ser uma refugiada. Poucos temas falam sobre isso, e achei a história bem legalzinha, fiquei com vontade de ler.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  3. Oi oi querida!
    adorei a resenha do livro. Não conhecia essa obra e fiquei super empolgada para conhecer mais sobre a trama. Não gostei muito da capa, mas o enrendo e todo o cenário criado pela Beatriz é ótimo e vale super a pena. Espero poder ler o livro em breve, porque a sua resenha foi uma das primeiras e me convenceu a ler essa obra maravilhosa com temas super importantes.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu adoro uma boa história amarrada, sem nenhuma ponta solta! Espero poder conferir em breve, pois a capa também me chamou muito a atenção, e a protagonista do livro que estou lendo no momento (Lista Negra) também se chama Valerie! Mega coincidência, né?

    ResponderExcluir
  5. Olá Ray,
    Gostei muito da sua resenha e fiquei contente por você ter curtido a leitura, infelizmente, não fiquei curiosa, pois não consegui simpatizar com a protagonista feminina.
    Acho que a narrativa em primeira pessoa é essencial para a obra, mas vou passar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Quando o assunto é editora chiado o meu conhecimento é bem raso, pois nunca estou por dentro de seus respectivos lançamentos. E esse livro não foi diferente, pois não o conhecia até o momento. Apesar de ter uma capa que não me chamou muita a atenção , o enredo parece ser bem legal. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Apesar de adorar o estilo de leitura assim, não conseguiu despertar minha curiosidade. Todo esse mistério, embora tenha mencionado que flui bem, me pareceu um pouco cansativo. De repente não ando muito empolgada para ler no momento, quem sabe fica para a próxima ;)
    Ótima resenha! Beijo :*

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu também fico bem mais confortável com narrativas em primeira pessoa, principalmente porque temos a oportunidade de ver os pensamentos do protagonista. Porém, a trama em si não despertou a minha atenção, apesar dos seus elogios. Não leria no momento, mas vou deixar a dica anotada e quem sabe futuramente, não é mesmo?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rayanni!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a premissa interessante mesmo sendo uma história bem juvenil. Não seria uma leitura para logo, mas talvez eu leia quando tiver me organizado melhor e diminuído a pilha que já tenho.

    Beijos,

    Rafa [blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir