{BOOKTOUR - RESENHA} A GOVERNANTA - A.S. VICTORIAN

Título: A Governanta
Autora: A. S. Victorian
Editora: Maresia
Páginas: 508

A Governanta - Samantha sempre fora a filha exemplar que obedecia piamente ao pai. Mas, depois de seu noivado forçado com um homem assustador, decidiu dar um basta em seu sofrimento. Sua solução foi fugir para a Inglaterra e trabalhar como a governanta do pequeno Charles em Winterfields. Era a chance de ser feliz, mas o passado sulcara a vida das pessoas ali, construindo um fosso profundo no coração do dono do lugar, David Luft. Mr Luft era ininteligível, sempre sério e pensativo, guardando coisas que nem a própria Sam imaginava. Curiosa, ela luta para entrar naquela mente conturbada e, quando dá por si, não é mais curiosidade que a motiva a continuar.





Olá amantes, tudo bem com vocês?
Hoje trago a resenha do livro "A governanta" que tive o prazer de participar do BookTour e conhecer essa história extraordinária.
Eu não sou fã de romances histórico, sempre comento que nunca achei um que me fizesse realmente viajar ao passado, ou suspirar de amores.
Bom, já posso dizer que eu não ERA fã, pois estou morrendo de amores por esse livro e já quero ler mais do gênero.


"Acho que a saudade dói mais quando nos viramos para nossa vida e descobrimos que não fizemos nada para sair da situação deplorável do passado. As pessoas vêm e vão. Deixam profundos sulcos em nossos seres, lembranças boas, amores... Deixam também a promessa de que o futuro será bom, mesmo se elas não estiverem mais ao nosso lado. Pior é desistir desse futuro, só porque perdemos a esperança por um mísero instante."

No livro conhecemos iremos conhecer Samantha, que teve um começo de infância bem tranquilo e feliz, mas tudo isso muda quando seu pai se casa novamente e traz sua nova esposa para morar com eles.
O motivo de seu pai se casar novamente, foi após ter perdido sua esposa, mãe de Samantha que era extremamente amorosa com a filha.
E ai começou o"inferno" na vida da jovem. Criada por governantas que dão jus a imagem de "Madrasta má", a garota se sentia cada vez mais sozinha e abandonada, inclusive por seu pai que começou a se ausentar da paternidade, além de castigar a jovem nos poucos momentos que a via.
Como eu disse antes, isso tirou toda a doçura da jovem e abriu espaço para a amargura e ressentimentos.


"Senti uma mistura de tristeza e felicidade tomar meu corpo e, por impulso, abracei-o com força. Ele não me repeliu como era esperado, abraçou-me com carinho pela cintura, mantendo meu corpo mais perto do seu. Eu me permiti chorar em seu peito."

Quando Samantha completa dezoito anos, pensa que tudo enfim irá mudar, mas está mais enganada do que pensa, seu pai que além de estar casado, teve outro filho e planeja um casamento arranjado para a jovem.
Eis que a jovem com ajuda de seus amigos, resolve fugir para a Inglaterra e começa a trabalhar como Governanta, na casa do charmoso e misterioso Mr. Luft.
Será que a jovem enfim encontrara sua felicidade? Sabemos que seu coração está rumando para caminhos que vão além da curiosidade...

A história foi bem construída em torno de suas 500 páginas, a única coisa que me incomodou um pouco foram os ambientes em que a história se passa, como disse no começo da resenha, não sou fã do gênero, logo não sou especialista, mas não me senti no século representado na história, acho que a autora poderia ter trabalhado mais a ambientação da trama.

"Eu não queria mais sofrer sem merecer, preferi obedecer e fingir que estava tudo bem. Mas dentro de mim eu sabia que nada estava, nem ficaria bem tão cedo."

A Sam foi uma personagem que me deixou maravilhada, pois passar pelo que passou e ainda se manter em pé, e almejar um futuro melhor para si mesma, é algo para poucas mulheres, e isso me deixou muito impressionada e admirada.

A diagramação do livro é simples, e o que fiquei surpresa foi que mesmo que tenham 500 páginas, você não sente que é tudo isso, eu mesma li o livro bem rápido e tive que olhar umas dez vezes no final para crer que eram mesmo tantas páginas assim.
Acho que o clímax do livro foi a fuga da jovem, confesso até que fiquei com o coração na mão de não dar certo e ela ter que enfrentar tudo o que seu pai planejara a ela.

Para quem é fã do gênero, vai apreciar muito a leitura, e não vamos esquecer que é mais uma história NACIONAL ♥



SOBRE A AUTORA



A. S. Victorian é um dos pseudônimos de Anna Caroline, brasiliense nascida no outono de 95. A escrita sempre fez parte de sua vida e aos 10 anos colocou na cabeça que iria porque iria escrever um livro. Entre tantos livros, terminados e começados, nove anos depois publicou o que viria a ser seu romance de estreia: A Governanta. E agora, a cada livro, conto ou poesia escritos, busca se reinventar e criar o que nem seu eu de 10 anos conseguiu imaginar.

10 comentários:

  1. Oi Rayanni, que bom que você é mais uma das apaixonadas, ou recém apaixonadas pelo gênero. Estamos tendo uma boa leva de romances de época nacionais. Este eu ainda não li, mas diante de sua resenha, só tenho uma opção, ler!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oiii Rayanni tudo bem?
    Eu fiquei encantada pela sua resenha e achei a foto bem linda e essa capa também, estou começando a ler romances de época e sei que esse deve ser bem diferente, principalmente no quesito de fuga, quero ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Rayanni!
    Eu amo romances históricos/de época e fico extremamente feliz quando encontro resenhas de livros que ainda não conheço e que acabam me despertando a vontade de ler. A história tem uma premissa super bacana e acho que a Sam é o tipo de mocinha que me agradaria totalmente.
    Fico feliz que tenha gostado, espero que continue se enveredando pelos caminhos dos romances de época, com certeza vai conhecer muitos livros bons.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não li nenhum romance de época, logo não posso nem fazer um balanço. Achei uma história boa, mas achei uma pena que a ambientação não tenha te levado à época em que a história se passa. Isso seria impotante tendo em vista o gênero. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, faz algum tempinho que conheci esse livro e é uma leitura que quero muito fazer. Ao contrário de você, eu sou a maluca por romances de época, mas li poucos nacionais até hoje. Achei super interessante a premissa do livro.

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda! 😲 Não conhecida. Fiquei apaixonada ♡

    ResponderExcluir
  7. Fiquei bastante interessada na história, quero muito ler mais romances históricos nacionais e esse me parece muito bom.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Ao contrário de você, eu adoro romance histórico, e se essa trama foi bem construída acredito que você realmente tenha feito uma viagem e tanto, mas com certeza ela poderia ter sido nota 10 se a ambientação tivesse sido convincente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que ainda não conhecia este livro! :) Mas, e especialmente por ser nacional, quero experimentar! :) Bem, fico curioso!

    No entanto, não sou grande fa do género, e achei a historia um tanto cliché: o casamento arranjado, a ajuda dos amigos, a questão do pai...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Amei a indicação! Amo esse gênero e adorei a resenha! Tem um quê de Cinderela e a madrasta má!

    ResponderExcluir