{RESENHA} O VERÃO EM QUE TUDO MUDOU - FARO EDITORIAL

Título: O verão em que tudo mudou
Autores: Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski e Vinícius Grossos
Páginas: 304
Editora: Faro Editorial



A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.


Olá amanes, tudo bem? Hoje trago a resenha desse livro incrível para vocês.
Desde que recebi "O verão em que tudo mudou", estava me corroendo de vontade de passá-lo na frente de todas as outras leituras, mas me contive, e confesso que valeu muito a pena esperar, pois pude ler com mais tempo e apreciar cada página.
No livro iremos encontrar três histórias que tem o verão como tema, história dos autores Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski e Vinícius Grossos, autores que eu não conhecia a escrita.


A primeira história é "QUANDO INFINITOS SE ENCONTRAM" do autor Vinícius Grossos e se passa em dezembro, mais especificamento no natal, e conta a história de Frederico (Fred).
Fred é vendedor em uma livraria e tem uma rotina bem monótona, não tem ambições ou sonhos em sua vida, e ela se resume apenas ao trabalho.
Na véspera de natal, Fred decide trabalhar até o último turno e assim fica responsável pelo fechamento da loja ao fim de seu expediente.
Fred sabe que desde que perdera seus avós, seus pais não ligam muito para o natal, não tem comemoração, nem sequer uma ceia, então resolve ficar até os últimos minutos que puder trabalhando na livraria.
"Toda pessoa carrega um infinito dentro de si. Um mundo. Uma história. E quando os infinitos se encontram, coisas maravilhosas podem acontecer."
Quando termina todo o serviço e decide fechar a loja, pouco depois uma jovem aparece bem eufórica na livraria exigindo que ele lhe de atenção.
Depois de explicar diversas vezes que já estavam fechados, Fred cede e vai ver o que a jovem quer.
Essa jovem irá mudar por completo a vida de Fred, fazê-lo rever seus conceitos sobre a vida a lhe dar esperanças.
Uma história leve e muito divertida que vale muito a pena conferir.





A segunda história é da Gabriela Freitas e se chama "MANTENHA-SE VIVA!", e nela iremos conhecer Lavínia uma jovem que estava decidida sobre seu futuro até o dia em que viu seu nome na lista de aprovados de uma das maiores faculdades do país.
Após esse episódio a jovem começa a rever seus conceitos sobre o que quer da vida, se está mesmo pronta para essa nova fase ou se está correndo atrás de algo apenas para ver seus pais felizes.
Seu relacionamento amoroso também não está lá muito bem, e isso a deixa mais incomodada sobre os rumos que sua vida está seguindo.
Decidida a se redescobrir, a jovem faz um trato com os seus pais, e parte em uma viagem de trinta e um dias. 
Antes de sua viagem ela decide terminar seu namora de três anos com Enzo, pois sente que além de estarem muito distantes nesse relacionamento, não partilham mais dos mesmos gostos e sonhos, ela não vê mais um futuro com ele.
"Como se aos dezoito anos alguém pudesse ter certeza de qual é o seu grande sonho."
Com algumas economias, ela viaja para o interior do Rio de Janeiro, e espero encontrar o que busca, mesmo não sabendo exatamente o quê.

Essa história é bem bonitinha, e a protagonista tem um pouco de mim em si, me identifiquei bastante com ela, e acho que isso só tornou a minha leitura mais prazerosa.





A terceira e última história é da autora Thaís Wandrofski e se chama "PÔR DO SOL", e vai contar a história da Marisol, uma protagonista que me passou uma certa antipatia, acho que foi o fato de ela ser extremamente organizada, e isso deixou a leitura um pouco arrastada para mim.

As férias de verão estão acabando e Sol percebe que não as aproveitou do jeito que queria, e decide se organizar para aproveitar os poucos dias que lhe restam.
No meu disso a jovem recebe um sms de um número desconhecido e acha super estranho, mais acaba engatando uma conversa com esse desconhecido.
Um drama com sua melhor amiga vai acabar fazendo com que a jovem reveja suas atitudes, principalmente as que julgou como erradas.
Acho que o ponto positivo desta história foi o fato da autora ter usado uma linguagem mais simples e atual, como as conversas por sms que deram um charme para a história.
"Pego-me perguntando a mim mesma por que momentos assim são tão raros na minha vida. Todas essas pessoas estão sempre ao meu redor, mas parece que nunca estamos juntos de fato. Eu as vejo, converso com elas e sigo a minha vida, as minhas tarefas, os meus planos. Mas hoje estou aqui, com as mesmas pessoas de sempre, e não tenho aquela sensação de tempo desperdiçado. Pelo contrário, estou curtindo a companhia, as conversas simples, as piadas sobre bobagens, os desenhos que não via fazia muito tempo."
A história não tem muito suspense, e mesmo que não tenha fluído bem para mim, pode ser que com vocês seja o contrário.

Agora vamos falar dessa edição!!! A começar pela capa que é extremamente fofa, com esses traços ilustrativos bem amorzinho.
A diagramação desse livro é surreal de tão linda!!! A fonte está em azul, com frases ilustrativas, tudo bem colorido em tons de azul, rosa, roxo, lilás, tudo lindo!
Mostrei lá no stories do Instagram como a edição está por dentro ♥
Espero que tenham gostado da resenha e que possam ler e se apaixonar assim como eu por essa obra.



20 comentários:

  1. Oi, vim conferir sua resenha hihi
    Amei a do Vinícius, tenho ouvido muitas críticas positivas sobre esse livro, só quero ler mais agora rs
    Eu já o conheço e sou louca pelos livros dele. Em breve sairá uma entrevista com o Vinícius lá no meu blog *-*

    www.leitoresesuasmanias.blogspot.com.br s2

    ResponderExcluir
  2. Oi Rayanni tudo bem
    Fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livrinho menina, ainda mais de ter tantos comentários positivos e ter três pessoas que tem muito a nos revelar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Não sou muito de ler contos mas estou bem curiosa para ler esses 3. Vou te confessar que antes da sua resenha eu não tinha lido nada sobre eles e era só por causa da capa mesmo ( sou dessas) mas ao terminar a leitura da sua resenha fiquei ainda mais curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Acho que, dos três contos, o que eu mais tenho curiosidade de ler é "Mantenha-se viva", por conta da viagem que a Lavínia faz...haha'
    Conheço a escrita do Vinícius, e como sou uma grande fã dele, quero este livro desde que foi lançado...haha' A edição está mesmo linda, não? Quero para ontem!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Tenho muita vontade de ler esse livro - honestamente, está na minha wishlist desde eu soube que ia lançar! Adoro os textos da Gabi e quero muito conhecer a Lavínia, hahah. E essa edição está incrível, quero demaaaais ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rayanni!
    Gostei da premissa do livro, confesso que achei que era uma única história. Parece um livro bem bacana para quem quer algo diferente. Vou deixar como sugestão.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oi Rayanne, estou de olho neste livro e adorei poder conhecer um pouco de cada história. A edição está muito bonita mesmo, já pude dar uma folheada para conferir.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse livro aqui para resenha também e fico feliz de ver que você gostou da leitura, vou começar a ler mais animada!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Desde o lançamento da obra que estou morrendo de vontade de fazer a leitura mas ainda não consegui.
    Fico feliz que a espera tenha valido à pena e que pôde desfrutar melhor da leitura.
    Ainda não conheço a escrita de nenhum dos autores e a história que mais chamou minha atenção foi a de Fred escrita por Vinicius. Estou intrigada para saber o que a jovem queria e como isso teve o poder de mudar a vida de Fred.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  10. Eu acho essa capa tão linda! O contraste das cores é lindo demais! Não sei se me daria bem com tantas histórias em um livro só, gosto de um maior aprofundamento nas obras, mas acompanho o trabalho de 2 desses autores e fiquei curiosa pra saber como é a escrita deles.

    ResponderExcluir
  11. Oi. :)
    Adorei demais esse livro! <3
    Não conhecia, mas os contos são muito fofinhos e adorei a dica. Já fiquei curiosa em descobrir cada conto.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  12. Oi Ray,
    Que pena que a última história não tenha fluído tanto assim pra você. Eu devorei esse livro e ele se tornou um dos meus favoritos da vida, pois me vi demais nesses contos, aprendendo uma lição por história.
    A edição é, mesmo, um primor, é uma das mais lindas da minha estante.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    A capa está lindona mesmo!
    Gosto bastante de histórias em que os personagens revejam suas atitudes e conceitos, porque já demonstra um amadurecimento deles.
    Obrigada pela dica!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. hi baby, tudo bem? estou de olho nesse livro há bastante tempo, muitas pessoas estão falando bem, pena que não te agradou muito, vamos ver se funcionará comigo, gosto bastante da temática de cada história, lerei com certeza

    Lilian Valentim
    https://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    É uma pena você não ter gostado tano assim da obra, mas, mesmo assim vou arriscar a leitura... É que o livro possui uma premissa interessante e uma amiga minha vive me indicando esse livro, então, vou ler pra ver o que acho...
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Oi! Que mimo esse livro! Sou doida por edições que fogem um pouco do padrão e optam por algo mais colorido. As histórias trazem dramas comuns ao cotidiano de qualquer pessoa, então é algo bem leve e descontraído. Foi essa impressão que sua resenha me passou, e apesar de algumas ressalvas em alguns pontos da leitura estou ansiosa para ler. Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Que resenha top, meu Deus! Como não querer conhecer uma obra depois de ler uma resenha dessa, minha gente?! Você arrebentou! É por isso que eu amo, amo muito, esse blog. um abração, Dieison.

    ResponderExcluir
  18. Acho essa capa linda.
    Adorei a sua resenha. Adoro livros com temas mais leves, e mais rápidos de serem lidos. São ótimas para maratonas, ou apenas para relaxar entre uma leitura mais pesada e outra. Quando estava na faculdade fazia muito isso de intercalar livros de literatura mais leves para ler de uma tacada só, entre um livro técnico e outro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie
    li o livro e adorei, todos os contos são muito gostosos e especiais de se ler, cada um me ensinou algo diferente e com certeza quero ler outras coisas de todos os autores

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Acho bacana livro com contos de diferentes autores, assim temos a oportunidade de conhecer vários num único livro. Pena que as histórias não funcionaram bem pra você. Achei a edição mega fofa, mas a proposta não despertou minha atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir