{RESENHA} A MENINA FEITA DE ESPINHOS - FABIANE RIBEIRO

Título: A menina feita de espinhos
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: UNIVERSO DO LIVROS
Páginas:352

Eu nasci assim. Com espinhos venenosos sobre toda a minha pele. Repelindo,assustando e repugnando as pessoas. Eu deixo o mundo mais feio. Mas aprendi,após receber tantos olhares de repugnância,que há beleza em tudo. Há beleza na tristeza e na dor,até mesmo na raiva. E há beleza na vida,em suas despedidas e desencontros. Este livro é para aqueles que sabem conviver com espinhos,aceitam o diferente e amam sem medo e preconceitos. Para quem sabe que vai sentir dor em vários momentos da vida,mas não desiste. Quem gosta de giz de cera,bichos de pelúcia e rosas vermelhas. Para os que sabem chorar. De verdade. Não apenas derramar lágrimas. E veem beleza em tudo. Absolutamente tudo. Mas se você não é assim,este livro ainda é para você porque celebra as diferenças.


No livro "A menina feita de espinhos" iremos conhecer Kat que nasceu com uma rara doença, seu corpo inteiro é coberto de espinhos e se não bastasse isso, eles ainda produzem um veneno mortal as outras pessoas, fazendo com que nossa jovem protagonista nunca seja tocada por ninguém.
Kat sempre fora julgada pelas outras pessoas, tratada como aberração desde criança, seu pai decide se mudar para o chalé da família na floresta, deixando para trás a cidade grande e todos aqueles que julgaram sua filha.



“Aprendi que há sonhos que só existem para nunca serem realizados”.
“… quando se está feliz, é como se estivesse andando em uma corda bamba. Você pode cair a qualquer momento. Aliás, você vai cair, inevitavelmente”.
“… saiba conviver com os espinhos”.
Quando pequena Kat conhece Mica um menino rechonchudo com um olhar e um sorriso que fazem do mundo um lugar melhor para ela.
Mica e Kat logo se tornam melhores amigos e mesmo sabendo que nunca poderá toca-lo, ela aceita de bom grado essa condição, pois mica lhe mostra como é ter algo que ela pensou ser impossível com suas condições, um melhor amigo.

“… quando se está feliz, é como se estivesse andando em uma corda bamba. Você pode cair a qualquer momento. Aliás, você vai cair, inevitavelmente”.
Kat narra sua história desde o nascimento, e iremos acompanhar suas dificuldades, vitórias, derrotas, nos mostra seus dias felizes e tristes como ela mesma diz.
Kat passa por muita coisa, mas o amor de seu pai e Mica são essenciais para ela e mesmo que o julgamento das outras pessoas seja um fardo do qual ela não está preparada para carregar, ela não desiste de ser feliz.
No seu décimo sexto aniversário, Kat decide voltar a cidade, ela costura um vestido muito bonito e com um sorriso nos lábios segue em direção aquele lugar que um dia foi o seu lar.
Aquele dia não terminou como imaginava e isso faz com que a jovem se afaste de tudo e de todos por um longo período, a crueldade do mundo fez Kat se isolar e viver na escuridão...
Após o tempo que passou enclausurada em sua casa algo a faz sair de seu refúgio, e a partir daquele momento Kat iria conhecer alguém que mudaria sua vida para sempre, conheceria o amor que nunca pensou sentir e seria amada de uma forma linda e pura.

“Há, sim, beleza até em momentos que muitos podem considerar tristes. E há beleza também nas separações, por que elas não são para sempre. Depois, virão os reencontros”.

Gente que leitura foi essa? Chorei do começo ao fim, e refleti muito sobre a minha própria vida, o livro é um tapa na cara da sociedade, e Kat nos mostra o quanto não devemos desistir da vida por mais que estejamos na pior. Uma linda história do começo ao fim. 





Um comentário:

  1. OI, Rayanni!

    Olha, eu nem li o livro, mas já quis chorar só com a resenha, que além de linda (a foto está lindíssima), está muito bem descrita, sem tirar o mistério da história! Já me instigou a ir atrás do livro! Parabéns!
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir