{RESENHA} NÃO ME ABANDONE JAMAIS - KAZUO ISHIGURO

Não me abandone jamais 
Autor: Kazuo Ishiguro
Páginas: 344
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição.Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir". Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.


 


Olá amantes, tudo bem?

Quando vi esse livro na livraria eu fiquei doida para comprar, ai no dia seguinte chega essa coisa linda pelo correio!
Corri para ler logo em seguida e terminei a obra em apenas um dia.

O livro mexe muito com o emocional do leitor, e isso faz com que a leitura se torne mais pesada nesse quesito. O livro é narrado em primeira pessoa por Kathy H. que está prestes a encerrar sua carreira como cuidadora.

Ela nos narra sua vida desde o tempo em que morou no internato Hailsham.
Lá parecia ser perfeito, as crianças faziam todo o tipo de atividades artísticas e ao ar livre.
Mas esse mesmo lugar que parecia extremamente acolhedor escondia um terrível segredo.
Todas as crianças são clones criados com a finalidade de serem doadores de órgãos assim que atingem uma certa idade.

Antes desse fim trágico, todos passam por um período de cuidador, que foi algo bem mórbido de se ler, junto com Kathy eu vivi cada momento a espera de seu fim.


O livro é dividido em três partes, e Kathy nos leva para reviver junto com ela sua infância, juventude e sua fase adulta.

Kathy é uma jovem muito meiga e fofa que desde criança tem essa vontade de ajudar e cuidar do próximo.
“(...) todos nós, ainda que em graus diferentes, acreditávamos que, quando víssemos a pessoa de quem havíamos sido copiados, teríamos uma leve noção de quem éramos lá no fundo e, também, quem sabe, que enxergaríamos parte do que a vida reservava.”
No livro iremos conhecer também Ruth e Tommy que desde o internato se tornaram amigos inseparáveis. Tommy sempre teve problemas para controlar a sua raiva quando pequeno e Kathy com toda a sua doçura tinha o dom de acalma-lo depois de dar-lhe toda atenção e conversar muito com ele.

Já Ruth sempre teve aquele ar autoritário que conforme ela crescia ele ia aflorando e se revelando cada vez pior.


Conforme cresciam e os sentimentos afloravam, eles viveram um tipo de "triângulo amoroso" que logo se desfez quando mais uma vez Ruth mostrou sua autoridade ao encantar e laçar Tommy para ela.


Kathy sofre em silêncio pois sempre amou Tommy e isso só fez ela se agarrar a oportunidade de cuidadora para se afastar do casal e tentar não sofrer vivendo a "felicidade" dos dois.

“A intenção dele, talvez – durante as noites insones devido aos remédios, à dor e à exaustão – era tornar indistintos os contornos que separavam as minhas memórias das suas. Só então compreendi, compreendi de fato, quanta sorte tivéramos – Tommy, Ruth, eu, na verdade todos nós.”
Como eu disse esse livro tem uma carga emocional muito pesada, ao ler a sinopse você já sabe que todos vão morrer, que foram criados com um só propósito e a narrativa de Kathy se torna algo agonizante de se ler, algo triste e ao mesmo tempo belo.
Chorei tanto com essa história, e mesmo que eu tenha assistido ao filme há um tempo atrás, o livro mostrou uma essência que o filme não consegue nos mostrar, mas eu recomendo assistirem ao filme para sentir um pouco do que é essa história maravilhosa.

Espero que tenham gostado, um beijo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário