{RESENHA} O HOMEM DE GIZ - C. J. TUDOR

Título: O homem de giz
Autora: C. J. Tudor
Páginas: 272
Editora: Intrínseca

Sinopse: Assassinato e sinais misteriosos em uma trama para fãs de Stranger Things e Stephen King. Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes. Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás. Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.



Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e o livro de hoje é "O homem de giz" do autor C. J. Tudor lançado em 2018 pela Editora Intrínseca.
Esse livro ficou na minha lista de desejados desde o lançamento, a capa já havia me encantado mas foi a sinopse que me deixou com a curiosidade me corroendo por dentro. 
Esse livro foi o escolhido de fevereiro em parceria com a Livraria Nobel Caraguá Não foi uma escolha muito fácil, mas como ele era um mega desejado eu não poderia não escolher essa belezinha.
A história se passa na pequena cidade de Anderbury, onde conhecemos um grupo de quatro amigos e uma menina que vivem em busca de aventura e confusão. Alternando-se entre 1986 e 2016 iremos descobrir acompanhar como todo aquele alvoroço teve inicio.
Em 1986, o corpo de uma jovem é encontrado na floresta, mas algo está faltando... O corpo teve a sua cabeça arrancada e o caso não pode ser concluído pois nunca a encontraram.
Desde então a cidade virou cenário de vários acontecimentos estranhos que acabou abalando a população.
Eddie e seu grupo estava muito animado para o aniversário de um de seus amigos. Gav gordo como era conhecido dava as melhores festas de aniversário e aquela em especial seria o começo de algo terrível na vida dessas crianças.
Ela virou o rosto ensaguentado e destruído para mim. Em algum lugar em meio a todo aquele vermelho, um único olho castanho me encarava fixamente. O outro pendia frouxamente sobre a bochecha dilacerada.”
Um dos presentes de Gav gordo foi uma caixa de giz, que após pensar que não teria nenhuma utilidade, serviu para algo que parecia muito legal na hora, mas que traria consequências terríveis.
Os desenhos de giz foram uma dessas ideias estranhas que todo mundo tem ao mesmo tempo.”
Com a alternação de tempo, iremos acompanhar o passado e o presente desses garotos e ao longo das páginas descobriremos os mistérios e segredos que rondam essa história.

O livro é narrado pela perspectiva de Eddie, então teremos mais a visão dele sobre os fatos e o acerto de conta pessoal com seu passado.
Há certas coisas na vida que se pode alterar – o peso, a aparência, até o próprio nome -, porém há outras que são imutáveis, independentemente da força de vontade, do esforço e do trabalho árduo. São estas coisas que nos moldam: não as que podemos moldar, mas as que não podemos.”
O livro começou de forma que eu esperava um suspense daqueles, por contar com uma pegada sobrenatural. O final fechou as pontos soltas que a autora deixou ao longo da leitura, e apesar de ter me surpreendido com algumas explicações que eu realmente não estava esperando, o livro não me deixou boquiaberta como esperava desde que li a sinopse.
A escrita da autora é ágil e leve, nada revolucionário. Eu estava com altas expectativas e mesmo tendo lido algumas críticas negativas, eu precisava tirar as minhas próprias impressões da história.
A autora pecou sim em algumas partes, deixando a história um pouco vaga do meio para o final, acho que isso fez com que a história ficasse maçante.
O que me pareceu foi que a autora se preocupou muito em escrever uma história digna de se tornar um best-seller e acabou se perdendo muito em sua escrita.
O decorrer ficou muito vago, tanto que o foco acabou se tornando o acerto de contas do personagem Eddie e não o suspense que nos é apresentado no inicio da história.

A edição é linda, cada detalhe bem feito e a fonte e tamanho super confortável para leitura, o que me incomodou um pouco foram as folhas pretas de inicio de cada capítulo, a fonte em branco não estava tão nítida assim e me fez forçar um pouco a visão, mas isso pode ter acontecido apenas com o meu exemplar sei lá.
Com certeza é um livro que irei manter na estante e vi que a Editora Intrínseca vai lançar mais um livro da autora em breve e já estou ansiosa para ler, mesmo que esse não tenha sido tão bom quanto eu esperava.




8 comentários:

  1. Não conhecia e já pela sinopse fiquei muito curiosa! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma aluna que me recomenda esse livro desde o ano passado! Ela já emprestou para pelo menos 5 colegas da sala. kkkkkkkkk
    Gostei de ver seu ponto de vista mais "maduro" a respeito da escrita da autora. Parece ter várias falhas, logo, vou esperar mais um pouco para realizar essa leitura.
    Obrigada pela sinceridade!

    ResponderExcluir
  3. Li essa obra ano passado e adorei. Ela me segurava o tempo todo na narrativa, confesso que foi uma super leitura e recomendo para todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ray! Esse livro também está na minha lista de desejados! Eu achei a edição linda e a sinopse de fazer a gente pirar. É muito ruim ir com super expectativas em um livro e elas não serem correspondidas. Fiquei curiosa sobre alguns pontos, principalmente referente a caixa de giz. Espero que elas sejam explicadas hahaha
    Depois que ler, verei se concordo com você. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Faz um tempo que estou de olho neste título, mas como a pilha de não lidos anda grande estou deixando para depois. Confesso que não curto livros maçantes, e com o teu post fiquei com vontade de baixar a prioridade dele.

    ResponderExcluir
  6. Quando comecei a ler a sinopse e sua resenha já pensei "preciso desse livro" haha
    Mas ao decorrer da sua resenha percebi tem tanto críticas boas quanto negativas. Mas super me interessei pela história.
    Obrigada pela indicação, adorei.

    ResponderExcluir
  7. Suas fotos estão tão bacanas, Rayanni!
    Gosto da capa do livro, mas a história não faz o gênero de livro que gosto de ler.
    Mas achei sua resenha mega bem feita!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro teve um hype muito grande na internet quando foi lançado. Gostei da sinceridade da sua resenha, expondo os pontos fortes e os pontos fracos da obra, incluindo a descrição da edição (muitas pessoas esquecem de falar sobre isso, e é algo que valorizo bastante). Parabéns pela resenha e pelas fotos!!

    ResponderExcluir