{RESENHA} A PEQUENA SEREIA E O REINO DAS ILUSÕES - LOUISE O'NEILL

Título: A pequena sereia & o reino das ilusões
Autora: Louise O'Neill
Páginas: 214
Editora: Darkside Books
Selo: DarkLove

Sinopse: Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida. Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena? A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões chega para trazer um pouco mais de contos de fadas para a linha DarkLove, da DarkSide Books. Mas não do jeito que você espera; aqui, a história original de Hans Christian Andersen — e também suas versões coloridas e afáveis em desenhos animados — é reimaginada através de lentes feministas e ambientada em um mundo aquático em que mulheres são silenciadas diariamente — um mundo que não difere tanto assim da sociedade em que vivemos. No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza impossível e sempre sorrir. É neste cenário que a autora irlandesa Louise O’Neill apresenta uma história sobre empoderamento e força feminina. Com narrativa e olhar afiados, a autora ainda desenvolve aspectos do conto original que passaram batido, como o relacionamento de Gaia com as irmãs e as camadas complexas da Bruxa do Mar. A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, que chega ao mundo acima da superfície da água com o padrão de qualidade que virou marca registrada da DarkSide Books, mostra como, em um reino comandado pelo patriarcado, ter uma voz é arriscado. Mas também como querer usá-la é uma atitude extremamente poderosa e valiosa. Ainda mais em tempos tão sombrios.

Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e o livro de hoje é o lançamento recente da Darkside Books, que encantou a todos nós com uma capa magnifica.
Sim, estou falando de "A pequena sereia e o reino das ilusões" da autora Louise O'Neill.



Nesse livro iremos conhecer a Muirgen (Gaia) que está em busca do seu propósito de vida, uma sereia que se sente deslocada em seu reino e que procura respostas sobre quem é e o mais importante, sobre quem deseja ser.

Olho para o mar escuro, as ondas se quebrando, e faço um esforço para enxergar a luz fraca além. Foi para lá que minha mãe foi, bem lá em cima. E é para lá que devo ir para encontrar as respostas das quais necessito."
Muirgen está prestar a comemorar seu décimo quinto aniversário, e com ele vem a oportunidade que tanto esperou, ela vai visitar a superfície pela primeira vez.
O mundo dos humanos sempre trouxe á tona feridas nunca cicatrizadas para as filhas do Rei dos mares. Sua mãe se deixou levar por esse mundo e acabou escolhendo viver nele, mas algo aconteceu, ela foi capturada, deixando para trás seu marido e seis filhas órfãs de mãe.
Emfim o tão esperado dia chega, e Muirgen está muito ansiosa e curiosa para saber qual é a sensação de ir até a superfície, as histórias de sua avó sempre a alertaram a ter cuidado com os humanos e seu mundo curioso, para uma sereia o cuidado tem que ser redobrado, ainda mais depois do fatídico fim de sua mãe.
A beleza não vem de graça, diria ela. Há sempre um preço a se pagar."
Ao chegar a superfície, ela se encanta com tudo o que vê e quando seus olhos pousam em um jovem extremamente lindo, ela sente algo brotar dentro de si que jamais havia sentido antes.
Mesmo estando prometida a Zale há anos, Muirgen não sente nada por ele além de repulsa. Zale tem idade para ser seu pai, mas o principal motivo desse sentimento de receio com ele, e a forma como ele a olha, como se ela fosse um brinquedinho que ele não vê a hora de pôr as mãos, e isso está bem próximo de acontecer.




O que ele diz é verdade; um dia eu vou pertencer a ele. Eu pertenço ao meu pai, e meu pai escolheu Zale para mim. Serei transferida de um homem para o outro minha posse transmitida com a facilidade de um aperto de mãos, e é esperado que eu mantenha o sorriso quando estiver concluído."
Além de todo esse medo de ter de se casar com alguém que ela não ama, Muirgen não consegue esquecer Oliver, o humano que vem atormentando seus pensamentos a cada dia, ela sente que precisar ir pro mundo dele, pois esse sentimento vem a consumindo de dentro para fora. Então ela decide que não tem mais como negar seus sentimentos, ela precisa ir até a superfície e ver Oliver mais uma vez, ela precisa que esse sentimento seja recíproco e quem sabe assim ela encontre aquilo que tanto procura...



Gente, eu estou apaixonada por essa história, foram quatro horas de leitura sem pausa, ele nem estava na minha meta do mês, mas assim que chegou eu não resisti e comecei a ler sem pretensão.

O livro tem uma mensagem bem forte de emponderamento feminino que é um tema que vem ganhando força na literatura a cada dia mais.
Eu estou desesperada agora, mais desesperada do que jamais imaginei ser possível. Mas ainda tenho esperança. Deve ter um jeito de escapar disso. Deve ter."
Esse é o tema central da história, que mesmo tendo um cenário de "Contos de fadas" mostra que o machismo ainda está presente. Aqui temos um reino dominado por um opressor, um Rei extremamente machista que quer silenciar as mulheres á sua volta. Ele acredita que juntas elas serão mais fortes e essa ameaça a seu reino poderia destruir tudo o que ele conquistou.
As sereias são diariamente silenciadas. Seu único papel é se manter linda para assim ter um bom casamento e ser submissa á seu marido.
Eu gostei muito da forma que a autora usou esse assunto em uma fantasia. Eu li poucos livros com a temática e esse me surpreendeu muito.




Você não é anormal, eu diria a ela. O amor nunca é anormal, não importa a quem você decida entregá-lo."
A escrita da autora é muito fluída, emponderada e moderna, e isso fez com que eu não largasse a leitura nem por um minuto até chegar ao final.
E falando em final, que final!!! Cheio de drama e ação que me deixou muito satisfeita e surpresa, eu realmente queria ler mais sobre a história, espero que ela faça uma continuação em breve.



A capa dispensa comentários, toda cheia de detalhes lindos, realmente é aquele livro que você compra pela capa.

A diagramação está impecável, o tamanho da fonte super confortável para leitura.
E todo o acabamento está bem feito, com certeza é um livro para colecionadores.
Espero que tenham gostado da resenha, um beijo.

5 comentários:

  1. Realmente a capa é um atrativo a mais, está lindíssima! Adorei a proposta da criação de um contos de fadas que tem o empoderamento feminino como foco, com certeza será um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Essa capa gente? Apaixonei já de primeira, e adorei o estilo da história, quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rayanni,

    Estou louca por esse livro desde o lançamento e sua resenha apenas me deixou mais ansiosa. Não tinha lido nada a respeito da história, então já amei saber que traz esse empoderamento feminino e também esse rei machista que silencia as sereias. São temas muito importantes que precisam ser mais discutidos. Essa edição está um arraso, apaixonada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa desse livro maravilhosa, uma verdadeira obra de arte. Gostei muito de conhecer mais sobre a história que ele conta, acho que nunca li nada parecido.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a capa, adorei a resenha, adorei a história. Já anotei para não esquecer de ler esse livro que parece ser incrível

    ResponderExcluir