{RESENHA} PERSUASÃO - JANE AUSTEN

Título: Persuasão
Autora: Jane Austen

Páginas: 288
Editora: Martin Claret 


Sinopse: "Persuasão” foi o último trabalho completo de Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot, uma das heroínas mais tranquilas e reservadas de Austen, mas, ao mesmo tempo, uma das mais fortes e abertas às mudanças. O livro enaltece a constância do amor numa época turbulenta na história da Inglaterra: as guerras napoleônicas. Escrito nesse período, o romance descreve como uma mulher pode permanecer fiel ao seu passado e, ainda assim, pensar em um futuro feliz. Austen expõe de maneira sutil como uma mulher pode passar por cima das convenções sociais e das restrições femininas em busca da felicidade.


Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e o livro de hoje é o "Persuasão" da Jane Austen que foi o livro escolhido para o 3º encontro do clube do livro da Livraria Nobel de Caraguatatuba.



Em "Persuasão" iremos acompanhar a história da família de Sir Walter Elliot, um viúvo que tem uma posição respeitada na sociedade. 
Sir Elliot nunca poupou esforços em esbanjar dinheiro, sempre cercado pelo luxo e pela futilidade. Mas, tudo muda quando ele acaba gastando sua fortuna de modo exorbitante e com isso já não possui tanto dinheiro como antes para manter o estilo de vida que construiu para si e sua família ao longo dos anos.

Sir Elliot após o falecimento de sua esposa, criou as três filhas de maneira bem esbanjada.
Anne, Elizabeth e Mary são bem diferentes, a começar pela aparência. Elizabeth puxou mais para seu pai, e por isso tem recebido todo o tipo de atenção e admiração do mesmo.
Já com Anne a situação é bem diferente, ele a trata com indiferença e no livro fica subtendido que um dos motivos de todo esse descontentamento é que Walter acha que Anne tem uma beleza inferior se compara com sua irmã.
E Mary a mais nova das irmãs (e a mais insuportável) é a única que se casou e construiu a sua família.

Anne é uma moça de vinte e oito anos muito doce e inteligente, mas que infelizmente não caiu nas graças de seu pai, e sempre se manteve na sua em relação a sua família.


Mas Anne, cujo caráter elegante e trato gentil teriam lhe garantido um lugar de destaque em qualquer grupo dotado de real discernimento, não era ninguém nem aos olhos do pai, nem aos da irmã; sua palavra nada valia, seu papel era ceder sempre – ela era apenas Anne."

Mas um problema financeiro ronda a família de Anne, e faz com que  eles comecem a pensar em uma solução rápida diante dessa situação toda. O mais correto no momento é se mudar.
Então eles partem para uma cidade do interior onde o custo de vida é menor, no momento esse é o correto a se fazer, então eles alugam a sua casa e partem para a cidadezinha.

Lá Anne reencontra Frederick Wentworth o rapaz que foi seu noivo no passado e com quem viveu o início de uma paixão.
Anne e Frederick se conheceram e a relação logo se encaminhou para um noivado, onde Anne foi persuadida pela sua família e por uma amiga bem próxima de sua família e de sua falecida mãe a abandonar o rapaz e o futuro casamento pois Frederick era de uma classe social inferior à sua, e esse relacionamento não era bem visto pela sociedade.
Agora, oito anos depois, Frederick enriqueceu, e isso fez com que Walter olhasse para ele com outros olhos.

Frederick nunca se casou, Anne também não. Mas Frederick sente ressentimento em relação a Anne que o abandonou no passado. Será que eles terão outra chance?...



A amizade verdadeira é tão rara no mundo! E, infelizmente há muita gente que se esquece de pensar com seriedade até ser quase tarde demais."
Bom, no começo do livro eu tive que parar umas 3x pois não estava conseguindo me conectar a história que estava muito lenta e arrastada, mas quando o romance entra em cena, a história flui que é uma beleza!
Conforme eu ia lendo, mais apaixonada eu ficava.

A escrita da Jane é muito harmoniosa e equilibrada e isso reflete muito na construção desses personagens tão maravilhosos! A Anne foi de longe a minha preferida, eu me simpatizei com ela desde o começo e torcia para que ela tivesse um final digno.
O romance foi bem construído, mas a autora pecou um pouco no final da história em relação ao romance, onde ficou bem corrido e meio que deu uma quebrada na harmonia da escrita, por isso acabei dando 4 estrelas ao romance.
Fora isso eu me surpreendi pelo tanto que eu gostei da história, é realmente uma obra que vale muito a pena ser lida.


Agora eu vou falar dessa edição maravilinda! Eu me apaixonei por essa coleção que a Editora Martin Claret lançou. No ano passado eu vi todas as edições na bienal e fiquei louca para comprar, mas acabei não comprando pois já estava falida haha.

Eu fiquei apaixonada pelos detalhes e por essa capa linda! Com certeza são edições para colecionadores. Não vejo a hora de adquirir todos.





9 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Sou apaixonada pelos livros da Jane Austen, e Persuasão tem uma história incrível. Amo bastante a escrita da autora e a construção dos personagens dela.
    Adorei a resenha!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ray.

    Eu tenho esse livro da Jane, mas até hoje não realizei a leitura dele.
    Como o mundo da voltas, né? Ela foi forçada a abandona-lo por sua classe social, mas depois ele acabou ficando em uma condição melhor que a família de Anne.
    Adorei o enredo da história, pena você não ter se conectado com ela no começo, mas pelo menos depois tudo fluiu.
    Espero gostar tanto do livro quanto você!

    ResponderExcluir
  3. Oi, essa edição está mesmo muito bonita. Da autora só li Orgulho e Preconceito por enquanto, mas estou super curiosa para ler Persuasão, ainda mais agora, sabendo um pouquinho sobre a história. Achei super interessante isso de o casal não ter ficado junto no passado por causa da diferença de condição financeira e agora eles se reencontrarem em situações inversas.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho uma edição de bolso desse livro mas ainda não li. Apesar das ressalvas da narrativa lenta e da sua dificuldade de se conectar, gostei do arco central da história e pretendo ler.
    A edição da Martin Claret realmente está muito bonita.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    É uma característica da escrita da Jane, tanto esse início beem introdutório quanto esse final "cortado", que quebra um pouco o ritmo da história. Por outros livros do período que li, acho que é uma característica, mas não posso afirmar rs No mais, concordo com você. O romance é envolvente demais e ficamos presos a trama querendo saber onde tudo vai dar. É um dos meus livros favoritos da autora. Amo uma certa carta que se encontra no mesmo rs
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Sou louca para ler esse livro,acho a premissa dele incrível. Minha amiga que leu disse que por diversas vezes no início pensou em abandonar, por que a leitura era muito arrastada e não tinha necessidade de muita coisa, mas assim como você ela disse que assim que o romance começou a aparecer ela não largou o livro e terminou o que faltava em questão de horas. Fiquei mega curiosa de como vai ser agora, será que eles ficam juntos? Ou será que tem muitas desavenças para serem acertadas? Adorei sua resenha e principalmente suas fotos, estão lindas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Esse é o meu livro favorito da Jane Austen. Amo os personagens e o fato deles se encontrarem tantos anos depois. Acho lindo a forma como o sentimento deles resiste ao tempo, mas eles precisam lidar com todas as mágoas do passado.
    Sobre a edição, eu sou apaixonada pelas capas da Martin Claret, porém, detesto as traduções kkkk. Não li Persuasão nessa edição, mas já li outros da Jane e achei que a tradução prejudicou bastante.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura. E as fotos estão muito lindas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Fico muito em duvida se este é o meu livor favorito da Austen ou se é Orgulho e Preconceito, mas quando leio uma resenha apaixonada assim, com essas fotos maravilhosas, tendenciosamente, acredito que esse é o meu favorito da obra da jane. Adorei seus comentários sobre o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Gosto demais da Jane Austen, esse livro ainda não li e preciso comprá-lo para colocar na minha coleção e desfrutar de sua leitura que deve ser intensa e muito emocionante, além de surpreendente. Confesso que estou muito curioso com a história. Excelente indicação.

    ResponderExcluir