{RESENHA} SUNAMUH - A FUGA, HERBERT SILVA COSTA

Título: Sunamuh – A fuga
Autor: Herbert Silva Costa

Páginas: 292
Editora: PenDragon



Sinopse :“Sunamuh – a fuga” acompanha a história do inquieto Retlaw Etihw, um jovem de 18 anos que vive inconformado com a forma como o Império de Sunamuh trata a população, principalmente as castas mais baixas, os nortenhos. Sem liberdade para se expressar e oprimidos pela religião que apoia o autoritarismo do rei. Em meio a guerra entre Satidipuc e Oisulli, Retlaw vai iniciar uma busca que vai revolucionar sua vida e seu mundo.



Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha, e o livro de hoje é o "Sunamuh-a fuga" do autor parceiro Herbert Silva Costa.
Sei que estou bem atrasada com esta resenha, mas enfim saiu!!!



"Sunamuh" é uma dark fantasy nacional que irá contar a história de Retlaw Etihw, um jovem de dezoito anos que há muito se sente descontente com a forma que o império de Sunamuh vem tratando a população, principalmente os nortenhos.

A população de Sunamuh se divide em castas, desde as inferiores á superiores. Os Nortenhos são os que mais sofrem na mão do império, por serem os mais pobres e oprimidos. Um povo que não tem direitos e vivem sofrendo abusos sociais.
A vida consiste em fugir daquilo que somos e daquilo que vivemos (…) É uma fuga incessante de nós mesmos.” 
Retlaw vem há anos tentando ingressar no exército e isso tem sido uma tarefa muito difícil já que nenhum nortenho conseguiu tal feito.
Ele que está em treinamento há anos na academia, se dedica diariamente para alcançar seu objetivo. E com a ajuda de um mentor, enfim esse dia chega.
Um dia que deveria ser marcado por sorrisos e alegria acaba sendo marcado por lágrimas.
No dia em que seria a grande mudança na vida do nosso protagonista, o exército bate na casa de Retlaw e acusa sua família de traição.
A partir desse ponto a história começa a se desenrolar de uma forma que eu não esperava e que me deixou muito envolvida.



O protagonista evolui muito ao longo da história, o desenvolvimento e crescimento do mesmo me deixou bem satisfeita.Esse é aquele livro que nos envolve do começo ao fim, uma história cheia de reviravoltas e aventuras que irão deixar o leitor impactado e muito satisfeito com o rumo que a história toma.

Sempre que tentamos evitar memórias desagradáveis sobre nossas próprias vidas, incentivamo-nos a pensar ainda mais sobre elas.”
A trama conta com muitas reflexões que me deixaram bem pensativa sobre alguns aspectos da sociedade em que vivemos, a ficção e a nossa realidade estão bem próximas.
Eu gostei muito da forma que o autor desenvolveu essa história e como encaminhou a mesma para o final, que foi bem surpreendente.
A história não é leve. Durante a leitura nos deparamos com cenas de pura tortura que me deixou angustiada, mas também não é algo de outro mundo, a maneira que o autor descreveu essas partes foi bem "sútil" até então, acho que não é algo que irá incomodar quem não está acostumado com cenas fortes.

A edição da PenDragon ficou muito bonita, e bem trabalhada! Desde a capa, diagramação, fonte, tudo bem escolhido para que o leitor pudesse ter uma leitura bem confortável.




Como um primeiro contato com a escrita do Herbert eu fiquei bem satisfeita com a história, a escrita é madura, instigante e nos envolve do começo ao fim nos fazendo devorar a obra em pouco tempo.
Uma única ressalva que eu tenho sobre a obra é falar da construção dos laços/relacionamentos que o protagonista tem ao longo do livro, foram cenas bem rápidas e pouco exploradas, fazendo com que os personagens secundários fizessem uma breve aparição. Queria que o autor tivesse explorado mais esses e nos desse mais detalhes, mas também não é algo que irá incomodar o leitor, foi só uma observação pessoal.

O livro ainda conta com lindas ilustrações que deram todo um toque a mais a história, eu realmente amei o trabalho feito em cima da obra! Fiquei apaixonada com essa edição.




E quero deixar claro que espero uma continuação hahaha, já que o autor deixou algumas lacunas a serem preenchidas.
Super recomendo o livro para os fãs do gênero e para quem está a procura de uma história impactante.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário