{RESENHA} AS MIL PARTES DO MEU CORAÇÃO - COLLEEN HOOVER

Título: As Mil Partes do Meu Coração
Autora: Colleen Hoover
Páginas: 336
Editora: Galera Record


Sinopse: Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali. Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.

Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e o livro de hoje foi uma leitura em conjunto com o meu amigo Túlio do bookstragram @Literatulio ♥ 
Para a nossa primeira leitura em conjunto, nós dois escolhemos "As mil partes do meu coração" da autora Colleen Hoover.
Quem me conhece sabe que eu tenho um certo pé atrás com a escrita da Colleen, por conta da péssima leitura de "O lado feio do amor", então bateu aquele certo receio em relação à esse livro. Mas gente, eu simplesmente devorei!



O livro é um YA e vai contar a história de Merit Voss, uma jovem de dezessete anos que há muito tempo se sente perdida em meio a sua família. Claro que nenhuma família é normal, mas a família Voss é um prato cheio de segredos e mentiras.
Esta família é o horror que todos dessa cidade acreditam. Talvez ainda pior. Estou enjoada. Farta dos segredos e das mentiras. Cansada de ser a pessoa que guarda todos os segredos deles!"

 A família mora em uma antiga igreja, onde o pai de Merit reformou e denominou de "Dollar Voss".
Apesar de uma família grande, Merit não se sente muito próxima deles, o que é bem estranho. Honor é a irmã gêmea de Merit, mas a única coisa que elas têm em comum é a aparência, já que são gêmeas idênticas. Tem também Utah o irmão mais velho delas, do qual Merit vem tendo uma relação bem afastada há alguns anos.
Na casa moram também o pai de Merit, a madrasta, o pequeno Moby (que é o fruto da união de seu pai com sua madrasta) e sua mãe.
Como se não bastasse toda essa loucura debaixo do mesmo teto, a presença de dois novos inusitados membros, fará com que o peso dos segredos que Merit carrega consigo aumente a ponto de ela não aguentar mais carregar tal fardo. Ela precisa fugir de tudo, principalmente dos acontecimentos recentes que vem fazendo com que ela se sinta mal, então ela decide que é hora de partir, mas não antes de revelar tudo aquilo que carrega consigo...
Existe algo libertador em se recuar a se aborrecer com situações estressantes. Não importa quanto raciocínio ou tempo você dedique a uma decisão, ainda sim só estará certo ou errado.”
Em uma boa mistura de drama e romance, a trama vai se desenvolvendo de forma bem rápida. Com capítulos curtos e muitos diálogos a obra se torna muito confortável de ser lida.

Eu amei essa leitura, foi uma leitura rápida, gostosa e carregada de reflexões.
Eu me afeiçoei muito a Merit por N motivos, mas o maior deles foi a forma como a família a trata, o modo como eles só descarregam as suas mer*** em cima dela e nem ligando para como isso a afeta diariamente e de várias momentos, como os segredos que ela carrega nos ombros vem sugando a vida dessa jovem que deixa se render diariamente e não enxerga que precisa de ajuda.
Certa vez vi uma citação que dizia: “Não torne sua presença conhecida. Torne sua ausência notada.” Ninguém nessa família nota minha presença ou minha ausência. Todos eles notam Honor. Eu nasci depois, e isso faz de mim uma cópia desbotada da original."
Com uma escrita fluída, ágil e sem enrolação a autora nos envolve a cada linha e nos presenteia com temas muito necessários de serem trazidos através da literatura.
A história conta com uma narrativa em primeira pessoa que faz toda a diferença dentro da trama, já que a protagonista tem uma perspectiva fundamental para todo o desenvolvimento e temática da obra.
Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes a única coisa que ele merece é o perdão."
Essa não foi uma história que me emocionou, mas sim uma história que me trouxe muita reflexão e me fez enxergar um pouco sobre a minha vida e sobre mim mesma.
Uma história que nos mostra que a depressão e outras doenças que atingem tantas pessoas ao redor do mundo, não é algo que tem um sintoma claro, que precisamos ficar mais atentos e empáticos sobre esse assunto.

DEPRESSÃO É DOENÇA SIM!

Eu adorei a capa, mesmo não sendo uma das mais bonitas da minha estante, mas que tem todo um significado para a obra.
A diagramação é simples, fonte viva e muito confortável para leitura, fazendo com que o número de páginas seja só um detalhe.




8 comentários:

  1. Eu quero muito ler este livro, ia selecionar outro da autora mas vi muitas resenhas positivas sobre esta, e agora que você disse que fala de depressão quero ler mais ainda pelo fato de que me trato disto e quero ver a visão da autora.

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente considero a Colleen Hoover minha autora preferida, então sou bem suspeita para falar de seus livros. Inclusive amei a história do livro O Lado Feio do Amor. Bom, quando soube que esse livro se tratava sobre a depressão fiquei louca para ler, pois além de estudar psicologia eu estava passando por situações familiares bem difíceis. Então essa leitura, foi rápida, envolvente e emocionante. Pois me vi apresentando os mesmos sintomas que a personagem, e este foi o estopim para eu procurar ajuda. Depressão é uma doença, mas as vezes as pessoa vê como bobeira, ou os familiares só se dão conta quando chega ao estremo como aconteceu com Merti. Enfim, fiquei muito feliz ao saber que você gostou dessa história.

    ResponderExcluir
  3. Ooi,
    Não sei por que, mas ainda não li nada da Colleen Hoover, mesmo sendo uma grande fã de YA, sempre acabo deixando os livros dela passarem. Acho super importante você pontuar que o livro fala de depressão, que mesmo com vários esforços ainda se mantem um tabu. Vou ter que dar um jeito de ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rayani! Já li muitas resenhas sobre esse livro, algumas bem controversas. Eu sei que trata de um assunto bem delicado, e fico sempre com a pulga atrás da orelha porque alguns autores tendem a tratar esse tipo de doença de forma bem superficial (mas conhecendo a fama da autora, provavelmente não é o caso). Pretendo ler esse livro futuramente.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Dias atrás estava tentando me lembrar o enredo desse livro, agora lembrei. Lembrei também que preciso dele! É um enredo e tanto, tenho muita curiosidade pra saber mais e em detalhes. Obrigada por me fazer lembrar desse livro!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rayanni!!!
    Acho que sua resenha é uma das primeiras ou a primeira que leio que diga que essa história é boa já que quebra o padrão CoHo.
    Sim, as pessoas precisam ver que depressão é doença e que precisamos está do lado da pessoa quando ela se sentir assim.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Rayanni!
    Adoro a CoHo, seus livros são muito inteligentes e sempre me prende, esse ainda não li, mas já está na minha lista de desejados, parabéns pela resenha torna minha expectativa para ler mais prazerosa e fico mais curiosa em saber o desenrolar da trama. Parabéns pela resenha e obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Li ano passado e fiquei um pouco decepcionada com o enredo. Acho que a autora levantou muitos temas e não aprofundou nenhum deles e como gosto muito da CoHo, eu esperava muito mais.
    beijos

    ResponderExcluir