Título: O homem que odiava Machado de Assis
Autor: José Almeida Júnior
Páginas: 240
Editora: Faro Editorial
*Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse - Neste romance, uma outra face de Machado de Assis é apresentada e convidamos os leitores a conhecerem a versão de seu adversário mais desgraçado. Dois garotos, de origens muito diferentes, são forçados a conviver por alguns anos e acabam por ver suas trajetórias enlaçadas por um destino irônico. Do Morro do Livramento, passando por Portugal e pelo Rio de Janeiro do final do século XIX, os meninos, agora homens, se reencontram e retomam uma rivalidade pela qual vale dedicar a vida. E hoje, enquanto um é celebrado como um dos maiores escritores brasileiros, Pedro Junqueira, nosso personagem marcado pelo azar e pela usurpação, tem pela primeira vez a chance de ver sua história narrada sob outro ponto de vista... Porque ter como adversário o escritor de maior prestígio na literatura brasileira não deve ser fruto apenas do acaso, mas uma maldição. Junqueira não teve apenas ideias roubadas e oportunidades minadas, mas também a perda de seu grande amor.
Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e trago mais um livro nacional para vocês recebido em parceria com a Faro Editorial ♥
Quando eu vi esse lançamento fiquei extremamente curiosa, o título (super sugestivo) nos leva a pensar várias coisas sobre a história.
O livro é uma ficção maravilhosa narrada em primeira pessoa que se inicia no velório de Machado de Assis, onde todos ao redor estão lamentando sua morte aos prantos e soluços.
Em uma taverna próxima encontra-se Junqueira que está afogando suas mágoas e se revoltando contra todos que estão lamentando a morte do artista. Machado sempre fora o seu arqui-inimigo e o fato de vê-lo sendo reverenciado por todo aquele povo o enoja tanto quanto o incomoda. Mas ele não é o único com esse sentimento, Silvio Romero junta-se a ele com uma ideia que pode desmascarar Machado e mostrar quem ele realmente era...
A morte de Machado de Assis, porém, apagou qualquer resistência à publicação de minha biografia. Além do mais, as homenagens hipócritas que acabara de presenciar me levavam a querer mostrar a verdade."Aos seis anos de idade Pedro Junqueira chegava ao morro do livramento após seu pai ter decidido que o melhor para ele, era ser criado por dona Maria José, sua tia.
Com isso seu tormento teve inicio, mas seus dias naquela casa foram breves, pois pouco tempo depois ele fora mandado para um colégio interno, mas nunca esquecera a rixa com Joaquim.
Muitos anos se passam e muita coisa acontece nesse tempo. Pedro começa a se relacionar com uma moça que ele jura ser o amor de sua vida, mas essa relação tem um triste fim quando a moça engravida e ele decide pular fora por medo dos julgamentos.
Ele acaba deixando Carolina grávida e mal falada pela cidade, mas isso seria só o incio de seu pesadelo, pois anos depois ele retorna e encontra Carolina casada, e adivinha quem é o seu marido.... Joaquim Maria Machado de Assis, aquele que desgraçou o seu passado.
Joaquim nota que Pedro está muito obcecado por sua esposa e não sabe o porquê de tudo isso. Seus interesses ficam divididos entre o "amor de sua vida" e a política e isso gera uma confusão enorme na vida desses personagens.
Eu adorei a leitura que para mim foi surpreendente! A obra conta com várias referências históricas e personagens extremamente bem construídos, com cenários e lugares bem detalhados que nos fazem viajar com a história. A escrita do autor é bem precisa e direta e nos envolve a cada página.
Eu dei um tiro no escuro com este livro, pois ele não se "encaixava" nos gêneros que leio normalmente, mas hoje posso dizer "QUE TIRO FOI ESSE?" que foi CERTEIRO ♥
Essa edição está linda demais, fiquei apaixonada por cada detalhe da diagramação! Super recomendo.
Fico tão feliz que tenha gostado! Ele é um dos autores contemporâneos de que gosto muito. Adorei sua resenha.
ResponderExcluirAMO ESSE LIVRO e queria muito bater um papo pessoalmente com ele. Achei a narrativa do autor maravilhoso. Misturar ficção com realidade é algo curioso que ele fez muito bem.
ResponderExcluirÉ um dos meus livros preferidos
Oi Rayanni.
ResponderExcluirLi dois livros do Machado, mas há muito tempo, e não posso dizer que gostei muito, sinceramente, então quando vi o título desse livro eu meio que me interessei muito pra saber mais sobre a história. Talvez entre na lista dos desejados, vou aguardar mais e ver o que mais falam sobre ele.
A Faro faz umas diagramações bem legais né? Os livros deles que tenho me agradaram muito nesse quesito.
Abraço.
Olá, Ray.
ResponderExcluirAssim como você, esse livro não se encaixa dentro das leituras que eu costumo fazer. Mas estou disposta a sair da minha zona de conforto para conhecer essa história, que por sinal me parece ser bem interessante. Fico feliz que tenha gostado do livro!
Eu não conheço esse autor, mas nossa... além de um título tão sugestivo, eu adorei sua resenha. Fiquei super interessada em conhecer direito essa história e saber que fim levou. Engraçado, né? Eu jamais imaginaria alguém que não gostasse de Machado por motivos pessoais! hahahaha Deve ser uma leitura deveras interessante.
ResponderExcluirAbraços
Carol, do Coisas de Mineira
Gente, eu tô doida pra ler esse livro porque como você, ele não se encaixa nos gêneros de leitura que sempre leio, mas se foi certeiro contigo, pode ser comigo também, não é mesmo? Já quero.
ResponderExcluirbeijos
Oi! Ah, que massa saber que você gostou tanto da leitura! Eu confesso que fiquei com um pouquinho de medo de solicitar esse livro, sei lá porque, mas agora lendo sua resenha, fiquei encantada e curiosa, porque eu li muitos livros do Machado, e gostava muito da escrita dele. Reencontrar isso, mesmo nessa nova visão parece ser demais! Obrigada pelo post!
ResponderExcluirBjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥
Olá Rayanni, eu vi esse livro na página de editor e já tinha ficado bem curiosa, agora depois da sua resenha sem duvida pretendo lê-lo, pelos seus comentários o autor conseguiu criar um enredo bem bacana mesclando-o com referencias históricas *-* Adorei a resenha.
ResponderExcluirOoi,
ResponderExcluirDe cara esse não seria um livro que ia me interessar, mas sua resenha me deixou com vontade de conhecer os personagens e também tentar me localizar com todas as referências históricas. Gostei bastante da premissa e já coloquei na minha listinha!
Beijos
Olá Rayanni!!!
ResponderExcluirQuando eu vi o título desse livro já pensei que meu professor de Literatura da faculdade ia ter um infarto porque ele é um grande fã de Machado.
Imaginar que um dos maiores autores da nossa história pode ser visto de outra maneira é algo interessante é um desafio para o autor e que bom que ele acertou em como construir o enredo.
Adorei a resenha!!!
lereliterario.blogspot.com