{RESENHA} OUTLANDER - O RESGATE NO MAR, DIANA GABALDON

Título: Outlander - o resgate no mar (livro #3)
Autora: Diana Gabaldon
Páginas: 992
Editora: Arqueiro
*Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida: Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que retornou à própria época, ela sempre pensou que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, Claire descobre, com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A lembrança do guerreiro escocês não a abandona… Seu corpo e sua alma clamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois. Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, ele precisa retomar sua vida. As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nessa viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?



Olá amantes literários! Hoje a resenha é de uma das séries que eu mais amo atualmente, conheci Outlander através da série de TV e desde então fiquei fissurado em ler o épico escrito por Diana Gabaldon, a resenha da vez é do terceiro livro da saga, O Resgate no Mar! Vale lembrar que essa resenha é do volume único, já que existe a outra versão dividida em duas partes no mercado, bora lá?




Bom, minha ansiedade estava gigante para ler O Resgate no Mar por conta do final do livro anterior (cuja resenha você pode ler aqui), afinal Claire voltou para sua linha do tempo e nisso se passam vinte anos! Vinte anos em que ela não acha que Jaime está morto e não tem o porquê dela pensar na hipótese de voltar, ainda mais agora com sua filha (e filha de Jamie também), Brianna. 
Ter você e ser amaldiçoado por isso, eu acho – disse ele. Beijou minha testa ternamente. - Amar você me levou ao inferno mais de uma vez, Sassenach; mas eu correria o risco outra vez, se necessário."
Logo após retornar pelas pedras, Claire se muda junto a Frank para os Estados Unidos na busca de um novo começo e nisso os dois vivem suas vidas com Claire se aperfeiçoando na medicina (em busca de se tornar uma cirurgiã) e Frank em seus estudos e aulas. Vinte anos se passam e nos encontramos em 1968. Claire já é viúva e surge uma oportunidade dela e de sua filha Brianna irem à Escócia novamente, lá elas conhecem Roger Wakefield, um jovem historiador, e com ele vem uma descoberta um tanto impressionante: Jaime pode ter sobrevivido a batalha de Culloden.



A partir daí Claire necessita voltar, mas como? Como contar a Brianna a verdade sem ser considerada louca? Como retornar a um ponto onde Claire consiga encontrar Jaime exatamente? O amor dos dois é forte, mas seria forte o suficiente para resistir a vinte anos? Ao mesmo tempo, acompanhamos Jamie e todos os desdobramentos do escocês após a fatídica batalha que trouxe a derrota dos rebeldes, tendo sobrevivido por um fio, ele consegue se estabelecer em Lallybroch como um comerciante de faixada, quando seu verdadeiro ofício de põe a participar do comércio ilegal de bebidas.
 -Sassenach, você vai me aceitar e se arriscar com o homem que eu sou agora, em nome do homem que você conheceu?-É tarde demais para fazer essa pergunta, Por quê eu já arrisquei tudo que eu possuía l. Mas quem quer que você seja agora, Jamie Fraser... sim. Sim, eu o quero."
Bom, eles se encontram ou não? Isso fica por parte da leitura, mesmo sendo um tanto óbvio (veja quantos volumes dessa maravilhosa série nós temos), a busca de Claire por Jaime sustenta boa parte do livro mas não todo ele, afinal o livro possui quase MIL PÁGINAS e nele muitas tramas novas são introduzidas, remetendo também a velhos personagens que tanto amamos. Não vou falar muito sobre cada trama pois se não essa resenha vai ficar gigante, tentarei me ater as características positivas e negativas e experiências de leituras durante O Resgate no Mar. 

Vamos lá, sou meio duvidoso pra criticar Outlander, mas esse livro superou minhas expectativas! Justamente por não esperar esse salto temporal gigante, O Resgate no Mar tomou um fôlego novo e todo o frescor que o primeiro livro nos trouxe esse também nos traz, gosto quando o autor sabe utilizar o tempo como fator de reciclar os personagens e recriar minhas tramas, Diana faz isso com maestria. 



Entre os personagens novos, creio que Brianna foi a que mais me cativou, justamente por ter traços da Claire e do Jaime (meu casal) a personagem se tornou uma das minhas preferidas, queria que ela aparecesse mais, mas tenho certeza de que ela será melhor explorada nos próximos livros. Além disso confesso que o Roger já é eu bebê e irei protegê-lo. 

Além desses personagens novos, temos o reencontro de diversos outros, como Fergus, Ian,  Laoghaire e Geillis Duncan. É muito interessante como cada personagem aparece depois do salto temporal, e também como sua história é narrada, afinal 20 anos pode transformar muitas pessoas. 
-Sem essa lembrança permanente, eu me pergunto... você o teria esquecido com o tempo?-Não. "
Pode ser que aí que surja um dos únicos problemas que tive durante a leitura de O Resgate no Mar, alguns capítulos se tornam um pouco maçantes por precisar contar o que aconteceu com cada personagem, mas sei que foi um mal necessário em questão da trama poder se basear no passado deles para que enfim possa ganhar velocidade. O conflito nos dado pela autora vale a pena o tamanho da obra, mesmo demorando um pouco para se desenvolver já que quase que a primeira metade do livro foca nas vidas de Claire e Jaime com histórias separadas. Além disso, não tive nenhum outro problema, Diana consegue fluir em sua escrita e nos leva a ler cem páginas como se fosse dez, isso sem contar os inúmeros aspectos históricos (que eu amo) em sua literatura. 

Por fim, estou extremamente ansioso pelo próximo livro da franquia. E vocês já sabem, assim que eu terminar de ler tem resenha aqui! 



Um comentário:

  1. Eu assisto a série e sou completamente apaixonada, mas nunca li os livros, vou procurar para lê-los tbm! <3

    ResponderExcluir