{RESENHA} VOZES DO JOELMA: OS MORTOS NÃO PERDOAM - MARCOS DEBRITO

Título: Vozes do Joelma – Os gritos que não foram ouvidos
Autores: Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini
Páginas: 288
Editora: Faro Editorial
*Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.

Olá amantes, tudo bem com vocês? Hoje é dia de resenha e trago uma obra maravilhosa para vocês, um livro que chegou esses dias aqui em parceria com a Faro Editorial, sim amantes, estou falando dele, VOZES DO JOELMA ♥
Esse era um livro que eu estava louca para ler, desde que soube desse lançamento que reúne histórias de quatro autores que eu amo eu fiquei muito ansiosa e claro que eu devorei o livro. 
Como eu disse, eu amo e admiro muito o trabalho desses quatro autores, então resolvi dividir a resenha em quatro e contar sobre cada conto/história separadamente, na ordem cronológica do livro.


E o primeiro autor é o Marcos DeBrito que é um autor que eu admiro muito!
Seu conto se chama "Os mortos não perdoam" e vai contar a história de Pablo, um jovem que passa seus dias consumindo um ódio intenso por sua família. Ele mora com sua mãe e suas duas irmãs, que o infernizam dia e noite.
Elas não aprovam seu estilo de vida, suas escolhes, muito menos a mulher que ele ama, que o principal assunto em sua casa.
Ele não aguenta mais, além de ajudar na casa, ele ainda banca os remédias de sua irmã que tem epilepsia. Ele não admite que elas falem mal de sua amada que é um linda jovem e a mulher que ele pretende se casar.
Deixe-me dizer que não sou convencional. Não espero que compreendas tudo da primeira vez porque não pertenço ao seu mundo, mas tudo de mais grave que acontece nele tem parte comigo.” 
Claro que toda essa paixão/obsessão por Isaura e o ódio que vem semeando por sua mãe e irmãs, faz com o comportamento de Pablo mude a cada dia. 
No trabalho ele já não é mais o mesmo e desperta a atenção de seus colegas.

Sua mente tem apenas um foco, e isso o consome dia a dia. Em meio a pensamento loucos e os remédios que vem fazendo uso há um tempo, Pablo tem um plano e começa a trabalhar nele, em breve ele terá sua sonhada liberdade ao lado de Isaura.


Olha gente, eu não recomendo ler este livro entes de dormir, principalmente este conto, meu senhor, como eu tive pesadelos na noite em que conclui a leitura do mesmo.
São muitos detalhes que vão grudando em nosso mente e formando um filme.
Eu amo isso na escrita do Marcos, a forma como ela conduz suas histórias de um jeito que conforma vamos lendo, vamos dando forma há um filme em nossa cabeça.
Essa é uma história que teve um final bem esperado por mim, mas que não tirou a mágica da narrativa e da forma que a história foi conduzida.

Super recomendo!!! Até as próximas resenhas ♥

2 comentários:

  1. Poxa, que resenha legal! Ainda melhor de ver que a parte que você escolheu como destaque, em vermelho, é da minha parte, rs (ego de escritor) Adorei trabalhar nesse projeto com o quarteto fantástico e a Faro Editorial. Ansioso para saber o que você achou da minha narrativa *_* Espero que tenha gostado da leitura. Obrigado pela divulgação <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, tudo bem? Que honra ter você aqui no meu blog! Eu amei a sua apresentação e vou falar mais sobre na resenha do livro como um todo!
      Um beijo ♥

      Excluir