{RESENHA} UM LUGAR BEM LONGE DAQUI - DELIA OWENS

Título: Um lugar bem longe daqui
Autora: Delia Owens
Páginas: 336
Editora: Intrínseca

Sinopse: Fenômeno editorial, com mais de 2 milhões de cópias vendidas, Um Lugar Bem Longe Daqui figura nas listas de best-sellers dos Estados Unidos desde seu lançamento original, em agosto de 2018.Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la.
Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.
Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um Lugar Bem Longe Daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.
A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000.


Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e o livro de hoje é o livro que eu estava mais ansiosa para ler desde o lançamento! Esse livro estava em destaque no estande da Editora Intrínseca na bienal do Rio de Janeiro de 2019 e com uma frase bem chamativa que sói fez aumentar o meu interesse por essa obra.


Um lugar bem longe daqui é uma obra fantástica que aborda vários temas e nos envolve a cada página. 

Nesta história iremos conhecer a jovem Kya, uma criança doce que desde muito pequena foi obrigada a se virar sozinha após se ver abandonada por sua família; primeiro foi sua mãe, seguida de seus irmãos e pouco depois seu pai também acabou partindo e a deixando sozinha naquele barracão que por anos fora seu lar e agora seria o lar de uma jovem órfã.
[...] é possível aprender qualquer coisa. Só depende de você.- Ninguém chegou perto de encher o próprio cérebro. - Disse ele - Todos nós somos girafas que não usam o pescoço para alcançaras folhas mais altas."
Kya com apenas sete anos se viu Obrigada a trabalhar duro em troca de alguns trocados para se manter ao longo dos dias. 
Sua história se inicia no ano de 1952 e iremos acompanhar os dias e a rotina da jovem menina do brejo. 
Que ao longo dos anos nos mostra suas dificuldades, anseios e preconceitos vividos em uma cidade onde foi negligenciada ao longo dos anos pela maioria dos moradores, tendo ao seu lado apenas um casal muito amigável ao qual permitiu que fizesse parte da sua vida mesmo que não fosse diretamente. 

Em 1969 a cidade sofre um baque enorme com a morte de Chace Andrews, um jovem atleta que era amado e conhecido por todos. 

Barkley Cove nunca havia ligado para a menina do brejo mas após indícios de que Chace pode ter sido assassinado, todos logo levam suas suspeitas a garota. Ainda mais por saberem que eles tinham um relacionamento há alguns anos atrás e com isso já é motivo suficiente para caírem em cima dela. 
Barkley Cove tinha escola para brancos. Do primeiro até o décimo segundo ano, as crianças frequentavam uma escola de tijolos de dois andares que ficava no outro extremo da Main em relação ao escritório do xerife. As crianças negras tinham a própria escola, uma estrutura de cimento de um andar só perto de Colored Town.”
As poucas pessoas que se importaram com Kya ao longo dos anos serão seu único suporte, mesmo sabendo que a vida toda ela esteve sozinha e sente que a solidão é a sua única companheira na vida. 

Os personagens dessa história irão nos emocionar, nos deixar com muita raiva e nos deixar apaixonados, como é o caso de Tate um homem que tem feito parte da vida de Kya desde que ela fora abandonada por todos e que tem um papel fundamental dentro da história e que me deixou encantada e apaixonada por ele quase que o livro inteiro.


Tate vem para mostrar e ensinar o verdadeiro significado do amor nesta história e o jeito que a autora o insere na trama até o final foi o que eu mais gostei! Como romântica incurável eu me agarrei ao pouquinho de romance que foi inserido e isso só somou pontos para que o livro tenha se tornado um dos (ou até mesmo o melhor) melhores livros que eu li neste ano.
Não havia planejado sentir nada por aquela garota descalça, estranha e arisca, mas vê-la rodopiar pela areia controlando as aves o deixou intrigado por sua autonomia e também por sua beleza. Ele nunca tinha conhecido ninguém como Kya."
Esse é um livro carregado de drama e suspense, temos também romance mas ele não é o foco da obra e isso fica bem claro ao longo da história.

Agora vamos aguardar a adaptação que já foi anunciada e eu espero que não me decepcione!!!

5 comentários:

  1. Eu também estou louca para ler este livro, mas só Deus sabe quando conseguirei, com tanto livro na minha lista de futuras leituras! É um dos livros dos quais mais vejo leitores falando bem este ano e minha curiosidade só aumentou ao ler sua resenha.

    Com certeza irei me emocionar muito com a história da protagonista, essa menina tão negligenciada por todos e que precisou crescer sozinha, amadurecer sozinha. Isso me parte o coração e já sinto vontade de abraçá-la e protegê-la do mundo.

    Também fico curiosa em relação à morte do rapaz. Me pergunto o que será que realmente se passou.

    ResponderExcluir
  2. OI!

    Achei a sinopse muito interessante e gostei dos seus apontamentos. Basicamente não é um livro que leria nesse momento, mas achei intrigante e pretendo adquirir a obra. Muito obrigada pela sua percepção e pela forma simples que enfatizou os acontecimentos.

    Beijos!

    https://pensaliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Comprei esse livro recentemente mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo! Adoro histórias delicadas assim, onde vamos nos encantando por alguns personagens em meio as lições. Tendo romance fica melhor ainda! ♥ rs
    Espero poder ler em breve e me apaixonar por esse livro assim como aconteceu com você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ooi,
    Eu tenho visto muito sobre esse livro mas essa é minha primeira resenha. Não sei bem se faz o meu gênero, apesar de parece uma bela história, não me senti muito no clima para esse tipo de leitura. Vou deixar a dica passar, quem sabe em um outro momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que amor de resenha! Eu ainda não li o livro e estou na maior curiosidade com ele, acho que posso gostar muito da leitura. Ainda não sabia sobre a adaptação e preciso ler antes que saia e também espero que não decepcione

    ResponderExcluir