{RESENHA} O DIÁRIO DE MYRIAM - MYRIAM RAWICK

Título: O diário de Myriam
Autora: Myriam Rawick
Páginas: 288
Editora: Darkside

Sinopse: A Guerra da Síria deixou mais de 400 mil mortos e transformou 5 milhões de pessoas em refugiadas ao longo dos últimos sete anos, impulsionando o maior deslocamento de pessoas no mundo após a Segunda Guerra Mundial. Myriam é apenas uma entre milhões de vozes que sofrem diariamente, mas suas palavras conseguem falar por muitas delas.


Olá amantes, tudo bem? Um dos primeiros livros que li este ano foi esse que estava na minha lista desde o lançamento.

A guerra na Síria deixou mais de 400.000 mil mortos e cerca de 5 milhões de pessoas acabaram se tornando refugiados. Os horrores sofridos pelo povo são narrados nesta obra através do olhar de Myriam, uma criança que teve de amadurecer muito cedo e teve sua inocência arrancada.

Os cheiros, os gostos, a felicidade agora estavam aqui, sob as ruínas, abafados sob os tetos desabados… A guerra era minha infância destruída sob essas ruínas e fechada em uma caixinha.”
Myriam nos conta sua vida antes e durante a guerra, aqui temos o relato de uma menina que viu tudo e todos que conhecia sendo aniquilados pela guerra.
O texto da obra é algo que me deixou emocionada logo nas primeiras páginas, o relato tem toda uma inocência pela narrativa de uma criança que deixou meu coração apertado.

Myriam amava passear pela feira com sua mãe, sentir os tecidos em suas mãos, os cheiros exóticos da culinária local e brincar com outras crianças de sua idade. Tudo isso lhe fora arrancado e ela não sabia porquê, não entendia como a vida colorida que tinha se transformara em cinzas.
A catedral maronita da cidade foi atingida e destruída. Parece que todo o teto caiu. Aqui, até mesmo Deus não tem mais casa."
Phillip Lobjois, um repórter de guerra francês decidiu ir até Myriam quando a guerra eclodiu, lá ele conheceu a menina e após uns dias de convívio com a mesma, juntos eles decidiram escrever essa história a dividi-la com o mundo.
Essa é uma história bem reflexiva e mesmo sendo um relato triste, sua intenção é mostrar um lado da guerra que poucos conhecem.

Meu coração é bem mole então é óbvio que eu me emocionei muito com a história dessa garotinha, me senti muito mal por dias. Mas entendi com certeza a importância que histórias como estas trazem para nós.
Além disso, vou logo mudar de escola, pois há alguns dias umas granadas caíram a dez metros do pátio do recreio."
A edição ao contrário das outras da Darkside Books é em formato brochura, mas está tão caprichada e linda visualmente que certamente é uma das mais lindas da minha estante. A capa por si só já encanta os leitores. A diagramação está impecável e o que eu mais gostei na edição foi o tamanho da fonte do texto, acho que facilitou muito para os pequenos leitores, para que possam ter uma boa experiência na leitura.
Uma história que vale a pena conhecer! Super indico!

13 comentários:

  1. sempre vejo esse livro em promoção, mas nunca parei pra prestar atenção do que se tratava, e agora lendo sua resenha, definitivamente irei aproveitar o próximo desconto que eu ver, porque parece bem emocionante a história!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Amei demais sua resenha!
    Esse livro também está na minha lista de desejados desde o lançamento e gostei muito de acompanhar as suas impressões... Acho que também vou me emocionar muito quando ler ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rayanni!
    Eu lembro quando esse livro lançou, que todo mundo só falava dele. Inclusive, acabei comprando muito por causa dos comentários positivos (mesmo gostando bastante de diários e relatos de guerra). No entanto, ainda não consegui ler e nem lembrava mais dele, rsrs.
    Agora, lendo a sua resenha, fiquei com muita vontade e vai servir para o meu desafio de ler um livro de cada país - nesse caso, representando a Síria.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/01/resenha-cartas-de-amor-aos-mortos.html

    ResponderExcluir
  4. Aíiii, já imagino como deve ter sido emocionante ler esses relatos, livros assim me emocionam muito e por isso, as vezes, até os evito, pois é preciso tá bem pra esse tipo de leitura. Enfim, tirando isso, acho que a história e o livro (fisico) deve estar belíssimos e fico contente em ver que foi uma história marcante pra você.


    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Já havia visto este livro antes, mas não tinha lido resenhas ainda.
    Sua resenha ficou incrível e me deixou ansiosa para ler o livro. Nem acredito que demorei tanto para perceber que já deveria tê-lo incluído na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Eu morro de curiosidade de ler este livro, desde o lançamento dele que eu estou de olho, mas até hoje eu não consegui comprar ele. A história parece ser muito impactante e repleta de informações sob ângulos que a gente raramente vai conseguir enxergar. Mesmo a edição não sendo o padrão da DarkSid eu acho ela linda, porque eles sempre tem muito cuidado com as edições deles, é encantador. Eu adorei sua resenha e estou ainda mais ansiosa para poder conferir a leitura.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este é um livro que venho querendo ler há tempos, mas que ao mesmo tempo morro de medo de encarar, pois sei que ficarei destroçada. Já li "O Diário de Anne Frank" e lembro do quanto tudo ali acabou comigo. A guerra sempre destrói a vida justamente daqueles que não a provocaram, que não queriam que toda aquela violência estivesse acontecendo. Várias famílias perdem seus entes queridos, as crianças perdem a inocência e ficam traumatizadas pelo resto da vida. Enquanto os "senhores da guerra" geralmente ficam ilesos.

    Quero muito ler este livro, mas preciso escolher o momento certo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rayanni!
    Ainda não conhecia esta obra, mas realmente sua capa é linda! Livros com relatos de guerra sempre são emocionantes né, parece que estamos vivenciando com os personagens todos os horrores e dores desse período, então com certeza sempre são bem marcantes, adorei ler suas impressões sobre ele.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ray.
    Já li excelentes críticas sobre esse livro, mas infelizmente não fiquei muito interessada na leitura. Como eu já trabalho com situações super pesadas, quando pego um livro para ler quero algo da ficção, que me descanse a cabeça! Um livro assim me deixaria emocionalmente carregada, ao invés de descansada!
    Mesmo assim entendo que ele deve ser ótimo para quem curte!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu acho que me emocionaria bastante, pois sou coração mole também haha Não conhecia essa obra, admito, porém fiquei curiosa. Realmente essa edição é diferente do comum da Darkside, mas também tem seu brilho. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Esse livro tem a temática da Guerra? Nossa, eu não sabia. Confesso que já vi algumas pessoas comentando sobre esse livro, mas nunca parei e li uma resenha dele. Parece emocionante e o tipo de história que vai conquistar meu coração. Já vou adicionar esse livro na minha listinha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei demais da leitura dessa obra, fiquei muito triste em determinadas passagens, mas se trata de um livro de guerra, então não tem como não ficar aborrecido. Mas é uma leitura que me conquistou bastante e recomendo para todos.

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?

    Já conhecia o livro, afinal ele conquistou todos os blogueiros que sigo. Tenho muita vontade de conhecer melhor essa história, ainda mais porque sou fascinada por histórias de guerra, principalmente quando essas são reais. Gostei bastante da resenha.

    beijos

    ResponderExcluir