{RESENHA} ARTEMIS FOWL: O MENINO PRODÍGIO DO CRIME - EOIN COLFER

Título: Artemis fowl, o menino prodígio do crime #1
Autor: Eoin Colfer
Páginas: 286
Editora: Galera Record
*Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. O garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietnã, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês — o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mas isso é só o início. Em um lance ousado, Artemis sequestra uma das criaturas do Povo das Fadas para assegurar o sucesso de seu plano. O que ele não esperava era se deparar com a capitã Holly Short, uma elfo valente e irritada da LEPrecon, a unidade de elite da polícia das fadas. Resultado: em pouco tempo, Artemis se vê em meio a um exército de fadas, gnomos, duendes, elfos e trolls, com armas muito mais avançadas que as dos humanos. Artemis está confiante que pode vencê-los quando bem entender, mas eles pararam de jogar conforme as regras. Aliando cenas de ação no melhor estilo James Bond, lendas celtas, seres encantados nada adoráveis e um charmoso anti-herói, Artemis Fowl: O menino prodígio do crime é diversão garantida para leitores dos oito aos oitenta anos.

Olá amantes, tudo bem? Hoje a resenha é do livro Artemis Fowl! Escrito por Eoin Colfer e relançado pela Galera Record! E a resenha de hoje é do colaborador Leonardo Santos!

Essa série de livros marcou muito minha adolescência pois eu era completamente viciado por Artemis Fowl! Lembro de ter comprado o primeiro volume na bienal e desde então eu passei a consumir esse mundo e olha... era tudo pra mim!

Então foi uma experiência bem divertida retomar esse mundo fantástico fazendo a releitura do primeiro livro nessa nova edição da Galera que está nesse tom de roxo incrível, mas enfim, vamos a história? 
Em geral Artemis causava esse efeito nas pessoas. Um adolescente pálido falando com autoridade e o vocabulário de um adulto poderoso."
Artemis é um garoto de 12 anos extremamente ardiloso que tomou as rédeas do que restou de sua família após a morte de seu pai. a família Fowl sempre foi conhecida por ser uma das famílias mais traiçoeiras e inteligentes, e agora todo essa responsabilidade de prosseguir com esse legado cai nas mãos de Artemis. 


Na tentativa de erguer novamente o nome Fowl, o garoto faz um plano de roubar uma das maiores riquezas do Povo das Fadas com a ajuda de seu guarda-costas, Butler, mas para isso irá precisar do livro das fadas que irá orientá-lo para descobrir aonde esse tesouro é guardado. Suas ações chamam a atenção da capitã Holly Short, capitã da polícia das fadas, que irá fazer de tudo para impedir o plano do jovem Artemis.

Ao mesclar tecnologia com uma mitologia fantástica, Eoin Colfer consegue criar um mundo completamente único. É muito legal relembrar como a escrita desse autor é tão... exclusiva dele. Os personagens são muito bem construídos (sim, em uma narrativa infanto juvenil encontramos personagens bem ambíguos e complexos) que brincam com o conceito de herói ou vilão.
Se eu ganhar, serei um prodígio. Se eu perder, sou louco. É assim que a história é escrita."
Acho que foi isso o que eu mais gostei da primeira vez que eu li: a construção do Artemis como um anti-herói e como criaturas como fadas, trolls, duendes e gnomos são colocados na história!
Espero que a galera relance toda a série nessa nova arte, porque com certeza vou reler todos!





Um comentário:

  1. Que bacana relembrar desse livro, não me recordo se li a série mas, fiquei com vontade de ler. Muito tempo que não leio livros assim.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir