{RESENHA} DÔRA, DORALINA - RACHEL DE QUEIROZ

Título: Dôra, Doralina
Autora: Rachel De Queiroz
Páginas: 432
Editora: José Olympio
Sinopse: Dôra, Doralina narra a história de Maria das Dores, viúva recente de um casamento de conveniência, que sai da sombra da mãe e de uma vida de submissão para viver em Fortaleza. Na capital do Ceará, Dôra torna-se atriz e passa a viajar pelo Brasil como integrante da trupe de uma Cia de teatro mambembe. Em determinada viagem conhece o Comandante, homem que desperta seu amor mais profundo e com quem se muda para Rio de Janeiro, abandonando o teatro. Após sua experiência com o amor que poucos têm coragem de viver, Dôra retorna para sua cidade natal, fechando o ciclo de vivências que a transformaram em outra mulher.

Dôra, Doralina, obra que marca a retomada de Rachel de Queiroz ao gênero romance, pode ser lido como expressão da emancipação feminina, na qual Dôra sai da condição de mulher submissa para conquistar a liberdade de ser o que desejar e levar a vida que quiser. Personagem fascinante, ela é um dos perfis femininos mais intensos da literatura brasileira.

Após a publicação dessa obra, Rachel de Queiroz foi convidada a assumir a cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras, tornando-se assim a primeira mulher a fazer parte da instituição. Em 1993, recebeu o prêmio Camões.


Olá amantes, tudo bem? Hoje a resenha é do livro Dôra, Doralina, da nossa autora Rachel de Queiroz! O livro foi lançado pelo selo José Olympio, do grupo editorial Record e a resenha de hoje foi escrita pelo nosso colaborador Leonardo Santos! Venha conferir as impressões do Léo!!!

A história se passa no sertão do estado de Ceará, onde conhecemos uma mulher chamada Maria das Dores. Dora (nome pelo qual costuma ser chamada), viveu sua infância e adolescência na sombra de sua mãe, uma mulher que era conhecida por todos ali da vizinhança como Senhora. Sendo assim, a mãe de Dora tinha total influência e controle sobre tudo o que acontecia ao redor. 


Cansada de viver aquela dura realidade do agreste e também na sombra de sua determinada mãe, Dora parte para uma viagem que terá tudo pra mudar a sua vida. Com o primeiro destino traçado para Fortaleza, Dora espera uma nova realidade para poder chamar de sua. Com alguns contratempos, Dora se estabelece no Rio de janeiro, procurando por novas oportunidades e uma vida menos sofrida. 



Todos já devem ter ouvido falar de Rachel de Queiroz na escola, porém poucos devem ter se atentado ao porquê estudamos a autora até hoje. Diversos elementos que compõem a realidade de milhares de brasileiras no século anterior estão presentes na trajetória de Dora. O livro evoca uma brasilidade impressionante, nos levando ao sertão e a cidade de uma forma que só a Rachel poderia escrever. 


O livro é escrito em três partes, sendo elas Senhora, Livro de Companhia e Livro do Comandante; cada parte trás um aspecto essencial para compreendermos melhor a realidade em que Dora vive e seu desejo por mudança. É incrível também ver como a própria protagonista muda com o tempo. Trazendo assuntos extremamente humanos para discussão, a leitura desse clássico é mais do que recomendada.








Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário