Autora: Joan Marie Galat
Páginas: 64
Editora: Astral Cultural
*Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Malala Yousafzai era apenas uma criança quando se tornou uma ativista corajosa. Antes de lutar bravamente pelo direito das meninas de poder estudar, ela era uma garota doce e atenciosa, que gostava de ir à escola, de brincar com os vizinhos e os irmãos e, como toda criança, de sonhar acordada. Aos dez anos, Malala, uma das melhores alunas de sua turma, foi impedida de estudar – ela e todas as meninas da região onde morava. Mas ela não deixou que isso a impedisse. Com a força de sua voz, provou que até mesmo uma criança pode ajudar a mudar o mundo. Descubra como Malala defendeu a igualdade de direitos e se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.
Olá amantes, tudo bem? A resenha de hoje é de um livro biográfico escrito por Joan Marie Galat. A resenha é da nossa colaboradora Maíra!
Ela tinha apenas 11 anos quando seu direito de estudar foi retirado. Antes da invasão, em 2005, Malala conseguia ir para a escola em segurança, inclusive seu pai era dono de uma escola particular. No entanto, com a invasão, ir à escola se tornou perigoso, obrigando Malala e outras meninas que se arriscavam a esconderem seus livros.
Foi decretado que meninas com mais de 10 anos estavam proibidas de ir à escola e deveriam usar burcas (o que antes não era obrigatório). Cansada de toda injustiça, Malala sai em busca de uma solução... O restante da história, quem acompanha os jornais, já conhece: Um atentado contra sua vida.
Precisou que um ato de covardia acontecesse para que a voz de Malala finalmente fosse ouvida. Ela quase perdeu sua vida por aquilo que defendia. Sua história merece ser ouvida e conhecida por mais pessoas e é neste ponto que aproveito para apresentar essa belíssima edição da Astral Cultural!
O Talibã não silenciou Malala. Em vez disso, ele fez sua voz ficar ainda mais forte."De capa dura, ilustrado e com a história de Malala muito bem resumida e explicada, essa edição maravilhosa com tradução de Cláudia Mello Belhassof é perfeita para espalhar a história de Malala para os mais jovens! Desde crianças até adolescentes, o livro vem com quoz e espaços com curiosidades que aguçam o senso crítico das crianças, as fazendo refletir sobre a importância de ter um acesso de qualidade à educação e lutar por aquilo que acredita.
Malala se intitulou militante, "vestiu a camisa" de sua luta e não descansou até fazer a diferença, uma inspiração para os mais jovens. Não preciso dizer o quão importante histórias como a dessa moça são necessárias em tempos como este que estamos vivendo no Brasil né?
Obrigada Astral Cultural por esse presente! Eu com certeza usarei o meu para expandir a história de Malala por onde for. Vem comigo?