{RESENHA} DIÁCONO KING KONG - JAMES MCBRIDE

Título: Diácono king kong
Autor: James McBride
Páginas: 368
Editora: Astral cultural
*Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: "A história divertida, perspicaz e surpreendente do tiro em um traficante de drogas do Brooklyn e das pessoas que testemunharam o ocorrido. Em setembro de 1969, o velho diácono, atrapalhado e excêntrico, conhecido na vizinhança como Paletó, sai cambaleando pelo pátio do Projeto Habitacional Causeway no sul do Brooklyn, tira uma arma calibre 38 do bolso e, na frente de todo mundo, atira à queima-roupa no traficante local. Os motivos para esse rompante desesperado de violência e as consequências dele estão no centro de Diácono King Kong, romance de James McBride e seu primeiro trabalho desde o premiado O pássaro do bom senhor. Em Diácono King Kong, McBride nos apresenta um retrato vívido das pessoas afetadas pelo tiro: a vítima, os residentes afro-americanos e latinos que testemunharam, os vizinhos brancos, os policiais locais designados para investigar os acontecimentos, os membros da Igreja Batista das Cinco Pontas, onde Paletó era diácono, os mafiosos italianos do bairro, e o próprio Paletó. Conforme a história se aprofunda, fica claro que as vidas desses personagens – envolvidos pelo turbilhão que era Nova York no final da década de 1960 – se entrelaçam de maneiras inesperadas. Quando a verdade por fim emerge, McBride mostra que nem todos os segredos podem ser escondidos, que o melhor modo de crescer é enfrentar as mudanças que se apresentam e que as sementes do amor crescem na compaixão e na esperança. Com perspicácia e bom humor, Diácono King Kong demonstra que o amor e a fé vivem dentro de todos nós."

Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e vamos conferir as impressões do Leonardo Santos sobre um dos recentes lançamentos da Astral Cultural!!!


Diácono King Kong... mas que livro é esse? Bem, pra começar, fiquei curioso pra saber mais sobre a história pelo próprio título, que é um tanto enigmático, e também por conta de todas as críticas ao redor da história escrita por James mcBride. Pra começar o livro foi escolhido como uma das 10 melhores leituras de 2020 pelo The New York Times. Além disso o livro ganhou a atenção de Barack Obama e também da Oprah!

Aclamação é o que não falta, mas vamos a história? O diácono em si é um homem chamado Cuffy Lambkin, o homem é conhecido pela região do Brooklyn como "Paletó" ou "King Kong", isso porque ele costuma a beber muito uma mistura alcoólica do mesmo nome que ele mesmo produz.


A história começa quando Cuffy atira em um jovem traficante da região em uma praça pública em plena luz do dia. O mais intrigante era que o diácono conhecia esse rapaz desde criança, e testemunhou sua queda de jogador de baisebol até virar um traficante local.

Além disso, o diácono não consegue se recordar de ter atirado em Deems, o rapaz que conhecia, minutos após o violento ato tomar palco.


Esse tiro, no entanto, é o estopim para uma verdadeira revolução na vida desses personagens, que vamos mergulhando conforme as páginas vão passando. E é a partir disso que vamos conhecendo a região em que eles vivem e principalmente a realidade que cada um enfrenta naquele lugar tão acolhedor e assustador ao mesmo tempo.

Ok... Esse foi um livro complicado de ler, pelo menos no começo. Você fica em dúvida sobre o que a história vai tratar e conforme os acontecimentos ganham plano você tenta colocar um traço os interligando com o que a sinopse lhe oferece... e bem, é estranho. Mas me deixei levar prestando o máximo de atenção possível nos detalhes, e eles fazem a diferença.


Em uma luta de traficantes que se segue após o estopim do diácono, o que realmente importa na narrativa de McBride é a jornada através da consciência dos personagens, e isso me deixou apaixonado pela história. A forma como o autor consegue retratar uma sociedade da época tomando como palco o drama, o suspense e, em alguns momentos, a comédia!

Vá com a cabeça aberta e não desista nas primeiras páginas, porque vale muito a pena!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário