{RESENHA} A VILA DOS PECADOS, SORAYA ABUCHAIM.

Título: A Vila dos Pecados.
AutoraSoraya Abuchaim
Editora: Coerência.
Ano: 2017
Onde comprar: Site da Autora



SINOPSE: Final do século XIX. Enquanto o mundo passa por transformações importantes, existe uma vila inóspita, que vive à margem da civilização e que tem as suas próprias e estranhas leis. Lendas escuras a rondam e histórias macabras sobre Ponta Poente povoam o imaginário popular. Quando o padre Alfonso Anes, um exemplo vivo de amor e resignação, chega à vila para substituir o seu antecessor, depara-se com segredos que o farão duvidar da própria sanidade, e uma onda de mortes trará o caos para aquele lugar ermo. Quem estará a salvo? Serão estes segredos o fim de quem os esconde? O que esse universo tenebroso revelará para o mundo?

No livro "A vila dos pecados" vamos conhecer no primeiro capítulo a história do padre Bento e de como ele foi parar na vila de Ponta Poente.
Vamos conhecer um pouco de seu passado e de como ele passou a ser considera
do um "santo" aos olhos do povo daquela pequena vila. 
Padre Bento fez muito por seu povo, e as pessoas o idolatrava, tudo naquela cidade passava por ele, todos os segredos, até os mais sórdidos eram confessados aquele homem, que sabia exatamente da vida e dos pecados de cada habitante.
Mas a morte chega a todos, e seu dia chegou, sem aviso, padre Bento se foi.
Todos ficaram perdidos com a noticia, mas o que mais os preocupavam era quem seria seu sucessor.

“Tudo se desenrola na escuridão, quando os justos e os honestos dormem. Ninguém é santo, não. Quem mais venerava o falecido era quem mais temia que seus segredos fossem descobertos.”

Alfonso teve uma vida simples, mas desde novo sabia qual caminho iria seguir, e assim o fez, tornou-se padre.
Era um dos melhores entre os outros, e já sonhava com o dia que seria designado a uma grande igreja, em uma grande cidade.
Mas não foi bem assim que aconteceu, um fato fez com que Alfonso fosse parar na pequena vila de Ponta Poente.
Ao chegar à vila, constatou que Padre Bento era muito adorado pelos moradores, não sabia bem o porquê, pois sempre ouviu falar que ele não era tão santo assim como pregava.

“É muito mais fácil ser conivente com o mal do que lutar contra ele.”

Aquela Vila, apesar de pequena, escondia inúmeros segredos...
Todos viviam a margem de suas próprias leis.
Alfonso sempre foi um amoroso devoto, uma pessoa que seguia seus ensinamentos ao máximo, e se doava  de corpo e alma, mas, aquela pequena vila que escondia tantos segredos, colocaria a prova sua fé e sua própria sanidade.
Quando uma série de mortes da origem ao caos, muitos segredos começam a ser revelados, e isso vai mexer ainda mais com Alfonso
Diziam que era obra do próprio Diabo, aquele vasto derramamento de sangue.
Quem estaria a salvo? Se todos ali de algum modo pecaram.

“Ninguém chora as escondidas e lamenta o que passou se não viveu intensamente; mas também ninguém se recusa a comentar o passado se não tem algo à esconder.”

Bom, eu sou um pouco (muito) suspeita para falar sobre as obras da Soraya, acho que todos aqui sabem o quanto eu a admiro. "A vila dos pecados" é aquele livro que nada é previsível, que deixa o leitor atônito e incrédulo.
Um livro onde muita coisa acontece, mas, na medida certa.
Com uma escrita impecável, a autora nos leva para o final do século XIX, com detalhes muito ricos, nos faz viver no próprio cenário, nos faz parte da obra.
Eu me senti vivendo a história do começo ao fim. Quando fiz as primeiras impressões, eu esperava um livro com muitos assassinatos, sangue e muitos segredos, e foi exatamente o que eu encontrei, sem nenhuma ponta solta, e tudo muito bem escrito nos mínimos detalhes.

Os personagens foram bem construídos, tanto os principais quanto os secundários. 
A autora soube sustentar muito bem o suspense, e me deixou um pouco (muuuuuito) perturbada.
Como sempre, o desfecho foi maravilhoso,  e deixou aquele gosto de "quero mais" que sempre encontramos nas obras da Sol.
A Diagramação do livro está impecável, a editora caprichou em todos os detalhes.
A capa condiz muito com a história, e está linda!!!
Enfim, para quem curte o gênero eu indico sem sombra de dúvidas, ainda mais por ser nacional! 



21 comentários:

  1. Não conhecia a autora, mas gostei da sinopse, parece ter um "que" de O Nome da Rosa. Já anotei a dica, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro queria dizer que amei sua resenha, na verdade amo todas as suas resenhas, uma mais maravilhosa que outra, queria escrever assim guria af! Segundo amei a trama demais desse livro, é um gênero que eu super amo, adoro, venero mesmo! haha Vou adquirir meu exemplar! Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ray,
    Adorei a resenha. Estou com esse livro em casa para ler e será uma de minhas próximas leituras. A autora parece ter conseguido conduzir muito bem a história deixando o leitor instigado e assustado em alguns momentos.
    Quero super saber o que acontece nessa vila.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! tudo bom?
    Nossa parece ser incrível esse livro, gostei de ter uma vila recheada de mistérios, é bem o tipo de leitura que agrada, por isso acho que vou procurar ler ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro, pois adoro o trabalho da Editora Coerência, mas ainda não sabia sobre o que se tratava. Quando você falou que o Padre Bento era uma pessoa muito boa já comecei a desconfiar euheueheuh sempre desconfio de personagens assim e fiquei feliz em saber que Alfonso ouviu coisas bem diferentes sobre ele. Achei a ideia do livro bem bacana. Imagina uma cidadezinha aparentemente normal com suas próprias leis e assassinatos? Bem bacana também saber que os peprsonagens são bem construídos e que a autora tem uma escrita envolvente.
    Dica super anotada!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa autora nem nenhum dos seus trabalhos. A história parece bem intrigante, achei o Alfonso um personagem curioso.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  7. Pois eu adorei sua indicação, é um gênero que amo e estou muito feliz de conhecer atores que escrevem suspense e policial, se for nacional então, melhor ainda. Amei o enredo, quero ler já. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiiii linda
    Eu fiquei bastante interessada nesse livro, principalmente por trazer um grande mistério, de certa maneira isso me agrada bastante e não pensaria duas vezes a não ser querer ler ótima resenha e dica anotada, adoro um mistério.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Não tinha visto o livro ainda e gostei do enredo. Cidades pequenas sempre tem muito a esconder por baixo do tipo pacato. Gostei e vou anotar a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Olá, já tinha visto esse livro, e essa sua resenha me fez querer ler para descobrir os segredos dessa vila, parece ser bem interessante, e a edição está caprichada. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Adorei a resenha, amo esses livros que são TÃO detalhados que fazem você sentir o cheiro do lugar, e meio que olhar pra trás pra ter certeza que não tem nenhum personagem perto, de tão real, rs. É uma ótima pedida de leitura, adorei!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    EU não conhecia a autora e nem o livro, e achei a trama bem interessante. No início da sinopse me fez daquele filme A Vila, onde um vilarejo escondido vive suas próprias regras, mas no decorrer da resenha pude perceber que o livro é muito mais sombrio do que o filme.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Fiquei curiosa com a premissa, deu para perceber um suspense bem legal na trama. Imaginei um lugar meio sombrio, com vestimentas antigas rsrsr A capa está linda, dica anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    WOw... minha nossa senhora dos livros ocultos... fiquei extremamente curiosa com este enredo... adorei a premissa e fiquei apaixonada pela capa... sua resenha me cativou de todas as maneiras... adoro essas histórias que envolvem igreja... faz a gente se sentir nos filmes... Xero!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Caramba, a Soraya me surpreendeu agora com essa premissa. Não o conhecia, mas parece ser uma ótima leitura. Vou anotar o nome pra ler num momento oportuno.

    ResponderExcluir
  16. Oi Rayanni, tudo bem?

    A premissa do livro é realmente bem instigante e só por ela eu já leria o livro. Com a sua resenha então, a minha curiosidade só aumentou. Nunca li nada da autora, então a curiosidade já está batendo até a cabeça, com certeza irei procurar para ler, esse clima de mistério e suspense sempre me delicia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie
    nossa, o titulo é bem interessante o sugestivo, já chamou minha atenção a partir dai, bem legal sua dica e sua resenha, anotado pois adorei a pegada diferente do livro

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Rayanni, sua linda, tudo bem?
    Caramba!!! Eu não queria estar no lugar dele. Pelo visto o padre anterior era tão corrupto quando os moradores e tinha cada um e suas mãos. Estou desconfiando inclusive que ele pode ter sido assassinado, porque sabia demais. Como Alfonso vai conseguir sobreviver entre eles??? Fiquei super empolgada para ler o livro. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ray,
    É a primeira vez que vejo o livro, mas de cara sua resenha me convenceu pelos detalhes que você apresentou. Fiquei super curiosa para saber mais do que acontece nessa vida. Obrigada pela dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia o livro e nem a autora. Esse livro é um proto cheio para quem gosta de mistérios e segredos, tipo eu haha... gostei muito a premissa e estou mega curiosa com essa vila, sério. Colocando o livro na listinha, e espero ter oportunidade de ler, pois fiquei bem interessada. Ótima resenha. Parabéns!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?

    Já imagino que esse Padre Bento matou muita gente, e se não, fez coisas muito absurdas. Não conhecia nem o livro nem a autora mas me interessei muito, meu lado investigativo quer saber os segredos dessas pessoas e o que está acontecendo, rs. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir