{RESENHA} MUDANÇAS - BEATRIZ PRADO.

Título: Mudanças
Autora: Beatriz Prado
Gênero: Young Adult
Editora: Pendragon
Páginas: 254


Você não tem mais seu pai, que por sinal também era o seu melhor amigo. Sua casa já não é mais sua. Sua mãe se isolou de tudo e todos.Está na hora de mudar. O que fazer? Mudanças são chatas e difíceis, mas às vezes, infelizmente, são necessárias.Conheçam a Mari, uma garota com medo de crescer, que se vê em momentos novos na vida.Talvez nas mudanças que aconteçam ela descubra um novo dom, faça novos amigos e encontre um primeiro amor.Mudanças são difíceis, porém lembrem-se, são necessárias.




Olá amantes, tudo bem? Recebi esse livro lindo em parceria com a Editora Pendragon há um tempinho, mas acabei adoecendo e atrasei a resenha, mas hoje estou aqui para falar sobre esse livro lindo!
Mudanças é um YA e vai contar a história da Mariana (Mari), que passa por uma grande mudança em sua vida, quando é obrigada a se mudar para uma cidade desconhecida.
Mari passou por uma grande perda na infância, e isso acabou abalando muito  a convivência com a sua mãe, que ao perder o marido, se isolou de tudo e todos a sua volta.



As pessoas têm mania de julgar as outras por aquilo que elas nem conhecem. Acham que se você dança, provavelmente você quer chamar a atenção de um garoto. Se você canta é porque quer aparecer e ser mais do que os outros, mas só esquecem que talvez aquele seja o meio de alívio da pessoa, a maneira que ela achou de botar para fora coisas que estavam deixando ela chateada.”


Sua mãe não acompanhou seu crescimento, principalmente a fase do ensino médio que é tão difícil para a maioria dos adolescentes. 
Toda essa fase ruim que as assombrou por um bom tempo não fizeram de Mari uma pessoa amargurada, muito pelo contrário a fizeram doce e decidida.
Ao se mudar de cidade, pensa que irá perder tudo que construiu ao longo dos anos, principalmente seus amigos.

Eu acho que quando mudamos, as pessoas que realmente nos amam, aceitam. Não digo que elas vão gostar das suas mudanças, talvez achem melhor como estava antes, mas se realmente nos amarem, então apesar de tudo, elas vão aceitar e nos ajudar.

O grande dia chega, e com muitas lágrimas nos olhos e despedidas intermináveis, Mari viaja para a casa dos seus tios, que em breve será o seu novo lar.
Na viajem até lá, Mari conhece Pedro, um menino muito fofo.
Eles conversam durante o trajeto, e a jovem se apaixona "platonicamente" por ele.
No meio da conversa, Mari descobre que Pedro namora e isso a deixa um pouco abalada.
Ao chegar a nova cidade, e com o passar dos dias, a jovem irá notar que mudanças nem sempre são ruins... E que poderá até gostar do rumo que sua vida tomou.

Vir para cá me fez sair mais, conhecer mais o mundo e me descobrir, se eu não tivesse vindo talvez ainda levaria a vida sem propósito que eu levava antes."

Mari é uma protagonista encantadora, que me fez lembrar da minha adolescência e como mudanças na época pareciam o fim do mundo.
A trama criada pela autora é algo lindo de se ler, temos personagens bem construídos e que vemos o crescimento ao decorrer da leitura.
O livro fala sobre erros, perdão, primeiro amor, e mostra que mudanças são realmente necessárias.
O livro é bem curto, e eu li em poucas horas, pois a narrativa prende o leitor, tudo bem amarrado até o final.
A edição é bem lindinha, e eu amei a ilustração da capa, remete bem a protagonista e sua história.
O romance está na medida certa, assim como o drama.
A escrita da autora é bem fluída e leve.
Indico para quem gosta de uma história leve, mas ao mesmo tempo bem completa e marcante.

É incrível como a simplicidade pode ser linda, não é mesmo? Às vezes a única coisa que podemos fazer é saber apreciar o belo. (...) Mudanças nos fazem bem.”










18 comentários:

  1. Ola
    Que capa mais linda!! Eu lembro que já vi esse livro em algum lugar, porém ainda não tinha lido nada a respeito anteriormente. Pelo visto, é uma leitura encantadora mesmo, além de toda a leveza compreendida, ainda mais com bons elementos para refletir. Fiquei bem curiosa sobre as características de Mari.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adorei a capa do livro, bem lindinha mesmo! Eu não conhecia essa obra e nem a sua autora, mas confesso que os seus comentários a respeito dela me deixaram bem curiosa. Talvez não seja uma obra que eu leria agora por falta de oportunidade mesmo, mas se ela pintar, não vou deixar passar. Espero gostar tanto quanto você quando ler. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Que capa mais amorzinho <3 Com toda certeza vou procurar para comprar afinal faz bem o meu estilo de livro com um bom romance e drama, parece ser uma história leve e divertida, anotei a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Eu achei o livro uma fofurinha, apesar de não ler romances, mas eles sempre dão um calorzinho no peito né?
    Parece ser uma história bem fluída que deixa marcas na gente, apesar de leve.
    Parabéns pela resenha e pelo blog <3

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Adorei conhecer o livro e o título em si é muito atrativo.
    Gostei de ler suas impressões. Ver que a protagonista cresce ao longo da obra e a trama aborda tantos temas legais, já dá vontade de ler.
    Dica anotada.
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia o livro e adorei ver suas impressões. A forma como você descreveu a protagonista me deixou com o coração quentinho porque é assim que gosto de personagens. Acho que será uma leitura delciosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raianny!
    Parece ser um livro encantador. Deve ter algumas lições bem valiosas nessa história.
    A edição parece muito linda mesmo!!! Sua foto ficou maravilhosa!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Parece ser uma leitura bem gostosa. Adoro quando os personagens evoluem durante a trama.
    E o tema abordado é muito interessante, mudanças são muito difíceis, principalmente quando somos adolescentes e estamos entrando nesse mundo de incertezas que é a vida adulta.
    Gostei da dica e pretendo conferir assim que tiver oportunidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia esse livro e muito menos a autora, curti bastante a proposta dele e a capa, mas faltou algo na história que despertasse meu interesse para realizar a leitura dele, mas irei futuramente procurar saber mais sobre a obra para quem sabe realizar a leitura dela!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá Ray,
    Confesso que esses livros jovenzinhos me fazem querer fugir, as vezes, mas acho a premissa deles são clichêzinha e gostosinha que é impossível não querer ler, sabe? Achei muito legal você ter se identificado com a protagonista e isso me fez lembrar que também achava tudo o fim do mundo na adolescência, hoje, eu amo as mudanças da vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Eu amei a resenha, o livro parece ser uma graça!
    Adoro livros leves com histórias gostosas e fluídas de se ler. Parabéns pela parceria e por divulgar o trabalho lindo que é essa obra. Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Amei a capa <3
    Ainda não conhecia a obra, mas, pelos seus comentários parece ser uma obra encantadora!!! Gostei demais dos seus comentários e tenho certeza que irei amar a leitura <3
    Dica anotada!
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura muito gostosa.
    Gosto livros que retratam bem essa fase da adolescência e o fato de os personagens serem bem construídos me deixa mais animada. Alguns autores erram ao escrever de forma superficial personagens mais jovens, então, fico feliz de saber que este não é o caso.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Rayanni, como está?
    A frase final da sinopse é a tag do meu primeiro livro, então acho que serei obrigada a alterar porque pensei exatamente nisso quando fui relendo a história para editá-la.
    Achei a proposta interessante e excelente que a leitura te agradou.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu ainda não conhecia essa obra, mas achei bem interessante a trama, principalmente porque o romance e drama foi bem dosado, coisa difícil de acontecer em um livro juvenil. Não sei se leria porque com certeza não sou o público alvo, mas vou deixar essa dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oie!!
    Confesso que não conhecia o livro e nem a autora em questão. A historia me parece ser realmente muito bonita e aquele tipo de historia que eu gosto de acompanhar, pois eu adoro poder tirar alguma lição das obras, sabe.
    Dica anotada.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Não sei qual o problema que as pessoas veem em mudar para outras cidades. Fiz isso diversas vezes em minha infância e sempre gostei de conhecer lugares novos, pessoas novas... Para mim, mudanças assim são boas!

    Não me prendi muito no enredo e acredito que, apesar dos elogios à obra e à autora, eu passo a indicação!

    Abraços!
    As meninas que leem livros

    ResponderExcluir
  18. Olá! Primeiramente, que capa linda! A personagem parece ser tão fofa e que dureza não ter a mãe em uma época tão difícil quanto o ensino médio. Acho que com certeza será um livro que vou gostar bastante, principalmete porque sua resenha demonstrou que esta obra parece ser de leitura bem leve. Dica anotada, abraços!

    ResponderExcluir