{RESENHA} UM PASSEIO NO JARDIM DA VINGANÇA - DANIEL NONOHAY.

Livro: Um Passeio no Jardim da Vingança
Autor: Daniel Nonohay
Editora: Novo Século
Páginas: 304
Seja bem-vindo ao nosso futuro!
As grandes cidades convivem com a divisão entre as “zonas vigiadas” e suas periferias. O uso de drogas e medicamentos é disseminado, sendo controlado por laboratórios. Implantes cibernéticos são uma realidade, aumentando capacidades e aptidões, como a de memória, para aqueles que conseguem arcar com os custos. Religiões e grupos terroristas alimentam-se do descontentamento e das diferenças sociais.
Venha acompanhar a história de Ramiro, um advogado que perdeu o prazer de viver. Depois de quase ser morto, tenta retomar a rotina profissional e dar sentido ao que restou da sua vida. Em litígio com os sócios do escritório, parte como caçador em busca de uma vingança que o acabará transformando em caça.
Perseguido, doente e sem recursos, a sobrevivência de Ramiro dependerá da sua capacidade de improvisação, do seu conhecimento de sistemas de dados e das aptidões adquiridas com dois implantes cerebrais, que lhe permitem acesso à “rede” e aumentam a sua memória.
Um Passeio no Jardim da Vingança é um suspense denso, com personagens marcantes e amorais, que dão à narrativa múltiplos pontos de vista e linhas cronológicas, e onde a ficção científica é um pano de fundo para uma história na qual o personagem principal é a natureza humana.




Olá amantes, tudo bem? Hoje trago a resenha de um livro que me surpreendeu muito, que é o livro UM PASSEIO NO JARDIM DA VINGANÇA do parceiro Daniel Nonohay.
Desde que vi essa capa fiquei bem curiosa, e a premissa chamou muito a minha atenção para saber como o autor desenvolveu os elementos em sua obra.
O livro me lembrou bastante o filme B-13 (Bairro 13) que é um  dos meus preferidos, mas a obra conta sua personalidade própria.
Na obra iremos conhecer Ramiro, que é um advogado de meia idade que não tem nenhum atrativo positivo, não passa de um rico drogado, e sem objetivo algum em sua vida.


“Passei a viver em duas fases. Ligava de manhã com a meta e desligava à noite com a heroína. Finais de semana eram livres; tomava qualquer uma, dependendo do programa.”

Ramiro é aquele personagem que de inicio não me cativou e me deixou um pouco incomodada com sua postura e de como levava sua vida, mas que aos poucos foi me convencendo e até criei um pequeno "afeto" por ele ao decorrer da leitura.


“Não se pode ser amigo de quem você não respeita. Você pode sentir pena, piedade, compaixão. Pode até mesmo amar a quem não respeita. Mas não pode ser amigo. Eu não era mais amigo de Rogério. Pensando bem, eu não seria meu amigo também.”

Ramiro é afastado de seu escritório de advocacia depois de sofrer um atentado e quase morrer, isso acaba o afetando muito.
Sente-se traído por seu sócio e começa a repensar sobre sua vida. Nesses devaneios nota o quão vazio e infeliz é, começando pelo seu casamento, onde amor é algo que está muito em falta ultimamente.
Quando descobre que seu antigo emprego era "pano de fundo" para negócios ilegais, ele se sente usado e no limite, e decide se vingar daquelas que julga serem os responsáveis pelo seu afastamento.


“O cérebro recebe o lote de conteúdo, mastiga até o reduzir a uma pasta gosmenta, empurra-a pelo corredor dos nossos distúrbios psiquiátricos e guarda o padrão elétrico correspondente no compartimento que entende cabível”

O livro é do gênero ficção e conta com elementos futuristas que me deixaram bem ansiosa com o narrativa, não vou falar muito sobre esses elementos pois foram surpresa para mim, e espero que seja para quem se identificar com a obra.
O suspense está bem presente na obra e me deixou com o coração prestes a pular pela boca em algumas partes.
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira uma apresentação do personagem e seu presente, e a segunda parte uma alternação entre passado e futuro que vai unindo as pontas soltas da parte um.
Para quem gosta de ficção, esse livro é um prato cheio, e para quem ainda não descobriu o seu amor pelo gênero, vale a pena conferir a obra! Um beijo.



SOBRE O AUTOR


O autor do livro Um Passeio no Jardim da Vingança, uma ficção científica futurista, Daniel Souza de Nonohay, é Juiz do Trabalho, e iniciou sua carreira de escritor aos 17 anos, escrevendo seu primeiro romance à mão, em dois cadernos pautados. Além dos romances, ele é autor de artigos técnicos, na área do Direito e políticos, publicados em livros, jornais e sites. Também organizou livros de coletâneas. Sua nova obra chega agora às livrarias de todo o país, e tem como cenário uma Porto Alegre de 2038, em uma realidade violenta e repleta de tecnologia. Ele conversou com o HQFan sobre o mercado e as perspectivas para o futuro.



10 comentários:

  1. Eu gostei da sinopse e da sua impressão, apesar que se vc pensar bem, não vivemos de modo tão diferente rsrrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Não conhecia o livro e autor. Achei bem interessante você dizer sobre elementos futurista... fiquei ansiosa para descobrir o que é.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Rayanni tudo bem?
    Fiquei bastante surpresa em ler a resenha desse livro, pois cá estou eu lendo um livro com uma história bem parecidinha e digo pra ti, esses livros estão se tornando um dos meus favoritos e não me veria no momento lendo outro gênero, dica anotada e adorei a capa, quero saber o desfecho dessa história e como a população vai conviver com essa tristeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de histórias que contenham esse elemento futurista, por isso com certeza a história me chamou a atenção.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas as coisas que você contou sobre a história me deixaram muito curiosa para lê-lo. Assim que puder, darei uma chance à leitura, e espero que seja uma experiência tão boa quanto foi para você.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Ficção é sempre bem vinda na minha estante no entanto, não li este ainda. O fato de ter suspense é mais um ponto positivo, ainda mais por saber que deixa o leitor apreensivo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rayanni!
    Não conhecia o livro, mas interessante a premissa. Não sou muito chegada nessa temática, mas é instigante querer conhecer o que havia por trás do emprego do protagonista e de que forma ele foi utilizado de forma ilegal, mas, no mais, não me chamou totalmente a atenção. Que bom que você gostou, pelo menos! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. Oie
    eu particularmente adoro historias sobre vinganças, então o titulo ja chamou atenção mas o enredo meio que me deixou hesitante, ainda assim gostei da resenha e da sinceridade

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gente, que livrão!!! Quero!!! Adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  10. Aquele livro que te conquista por ser nacional, capa maravilhosa, e que sinopse! Nossa senhora, eu ja to aqui colocando mais um na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir