{RESENHA} O ESCRAVO DE CAPELA - MARCOS DEBRITO.


Título: O Escravo de Capela 
Autor: Marcos DeBrito 
Editora Faro Editorial
Páginas: 288
Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore. Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em O Escravo de Capela, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos.Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte.Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.
                                

A história se passa na época escravocrata do Brasil Colônia, e nela vamos conhecer a fazenda capela e seus segredos.
Antônio segundo é o primogênito de Antônio Batista, grão-senhor da fazenda, e ele quem toma "conta" dos escravos e dos incontáveis alqueires de cana-de-açúcar.


Todos os escravos conhecem bem Antônio segundo e alguns já sentiram na pele o seu chicote estalando.

"— Escravo aqui só tem direito a duas coisas — continuou: — Primeiro: não ter direito a nada E segundo: não reclamar desse direito. Se tem negro que discorda, para quem ainda não sabe, domesticar os selvagens é a função pela qual eu tenho mais apreço."
Antônio não é conhecido por ser bom, ele gosta mesmo de castigar quem ousar lhe desafiar e pune sem dó.
E assim que seu caminho cruza com o recém chegado escravo Sabola, que é mais um escravo comprado para substituir tantos outros que morreram nas terras da fazenda. Assim iremos descobrir o que Antônio é capaz de fazer para ter toda a fazenda em suas mãos. 

"Um animal aprisionado em correntes, quando livre das amarras, naturalmente busca a fuga. No entanto, a oportunidade de retaliação, pelos anos de sofridos no cárcere não é desperdiçada quando fica de frente ao seu aprisionador."
Com uma narrativa rica em detalhes veremos todos os segredos que se escondem nas terras de Capela, tudo regado a muito sangue e crueldade.
A fazendo de Capela é um cenário típico de filme de terror, e os detalhes desse cenário nos proporciona viver a história e passar por tudo o que passaram os personagens.

"As pás foram movidas e o defunto desmembrado começou a ser enterrado sem sequer terem lhe retirado o saco encharcado de sangue da cabeça. Apenas a boca escancarada, que insistentemente buscara o ar nos seus últimos suspiros, estava descoberta e não foi poupada de ser alimentada com a terra que o encobria."
A história reconta uma lenda de nosso folclore brasileiro de uma forma muito diferente e tenebrosa que nos arrepia da cabeça aos pés ao decorrer da leitura.
O livro nos permite viver uma experiência diferente, como se estivéssemos assistindo a um filme, o autor é tão minucioso com os detalhes, e com a narrativa impecável.



O escravo de capela nada mais é que uma obra de arte, podemos notar que tem muita pesquisa e trabalho árduo em suas páginas, que nos enche os olhos com tamanho talento.
Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e já posso dizer que virei fã, e quero conhecer mais de sua escrita.
Eu recomendo muito a todos que curtem uma história bem amarrada, que não enrola ao longo da leitura e que nos permite viver uma experiência única dentro de nossa própria história.






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário