{RESENHA} SORRISOS QUEBRADOS - SOFIA SILVA

SORRISOS QUEBRADOS
Autor: Sofia Silva
Páginas: 240

Editora: Valentina
Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.




Olá amantes, tudo bem? Enfim li esse livro que foi considerado um dos melhores de 2017 e tem muitos elogios por aí.

Quando vi a capa pela primeira vez, lembro de ter me apaixonado por ela e fiquei louca pelo livro, mas acabei adiando, adiando.... Enfim, mas eu li e agora vou contar para vocês o que eu achei da leitura.





O começo do livro tem cenas extremamente fortes que deixou o meu coração super apertado e imaginando o que uma pessoa fez para merecer tal crueldade, e a única resposta que encontrei foi "ter nascido mulher".

Paola é uma mulher com poucos atrativos físicos; mas é dona de um sorriso encantador, que transmite doçura e amor.
Roberto é um homem lindo fisicamente, mas que esconde consigo seu lado sombrio, lado esse que não demorou muito a ser revelado.

Paola se apaixonou perdidamente por aquele príncipe, e ele por ela. E após o casamento ele começou a mostrar que por dentro era frio, sombrio e cruel.

Roberto usou de todos os tipos de abuso contra Paola, físicos, emocionais e muitos outros.
Até o dia em que por pouco não sujou suas mãos com o sangue dela.
"– Eu acredito que sou um quadro abandonado por alguém que nunca desejou ser pintor. Alguém me pegou quando eu era uma tela branca e, em vez de me pintar com a suavidade dos pincéis, me feriu com o lado pontiagudo."
Após ter "renascido" Paola carrega consigo ás marcas de uma vida de abusos e crueldade, a mulher que antes era dona de um sorriso encantador se transformou em uma mulher que vive seus dias temendo a tudo e a todos e que luta diariamente para se reerguer de tudo o que passou.
Paola encontrou na pintura o seu refúgio e fez dessa arte o seu porto seguro.

Ela foi morar em uma clínica onde passa seus dias entre consultas com o psicólogo, acompanhamento médico e pintando seus quadros.


Um dia em meio a um de seus até então constantes surtos ela conhece André, e se não bastasse o receio de tê-lo observando-a. ela acaba desmaiando e fazendo com que ele se aproxime para ampará-la; tudo o que ela mais temia enfim acontece, um homem a toca novamente...


André é um moreno alto que exala autoridade devido ao seus músculos, um homem aparentemente intimidador que faz com que as mulheres se derretam aos seus pés, mas não Paola, o único sentimento que André lhe transpassou foi medo.

"Estar em um relacionamento, por mais simples que pareça, requer o que já não tenho, o que sinto não poder dar a outra mulher, pois, quando tentei desenterrar a unica que ame, fiquei preso no caixão de onde ela saiu."
Após esse episódio com André, Paola é convidada para pintar as crianças na festa de Carnaval organizada pela clínica, e mesmo com receio e até medo ela resolve aceitar, afinal são crianças.
Uma em especial aparece, Sol um linda e encantadora garotinha que acaba mesmo que sem querer trazendo toda a sua luz para a vida da Paola.
E o mais improvável acontece, Sol conversa com Paola, com uma estranha, coisa que ela nunca fez em sua vida; e nesse momento uma conexão forte e inexplicável nasce entre as duas.




Aos poucos Sol e Paola e vão se conhecendo mais e mais e o fato de Sol ser filha do André acaba deixando de ser um problema para Paola.

Paola, André e Sol tem uma coisa em comum, eles passaram por um grande trauma em suas vidas que os deixaram quebrados, mas o destino nunca falha e os uniu para que pudessem enxergar amor onde antes só viam escuridão...
"– Às vezes, precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são."
GENTE DO CÉU!!! Como escrever essa resenha foi difícil, cá estou eu mais uma vez com lágrimas nos olhos só de lembrar dessa história linda que já está marcada no meu coração! 

Paola é uma das milhares de mulheres que sofrem nas mãos daqueles que deveriam protegê-las e infelizmente é algo muito REAL na nossa sociedade, quantas Paolas não morrem diariamente pelas mãos de seus maridos, e quando não morrem, passam por traumas que as deixam quebradas para o resto da vida.

Mas nossa Paola pode conhecer aquilo que ela julgou não existir, AMOR, o conheceu pelos olhos de uma criança que entrou em sua vida para colorir o seu interior, para trazer luz, e resgata-lá de volta a vida.

André é um personagem que me encantou pelo fato que também sofreu um trauma que o fez desacreditar no amor de um homem com uma mulher, mas que que um amor diferente nunca o fez desistir, ao contrário, lhe deu forças para ser melhor a cada dia, o amor de um pai por sua filha.


Eu amei essa história e super recomendo para vocês!

"– Um dia me fecharam num frasco com receio de que eu pintasse o mundo.
– E?
– Pintei o meu mundo no frasco."


10 comentários:

  1. Oii, linda!
    Veja muitas pessoas falando sobre esse livro, e pelo jeito é muito tocante! Adorei a resenha, já vai para a minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Rayanni,
    Eu amei sua resenha e suas fotos. Eu me arrependo de não ter feito uma resenha dele também. Esse livro é incrível, uma história emocionante, que nos transborda de sentimentos. Paola é uma guerreira, e ver a superação dela é incrível. André também me encantou pelo seu jeito. E a escritora ganhou meu coração com uma escrita dessas, que trás temas fortes, mas que foi tratado de maneira excepcional.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi mana,

    Eu terminei esse livro semana passada, eu sou extremamente apaixonada, então sou suspeita pra falar, sem duvida é meu livro preferido DA VIDA. Sofri do começo ao fim, fico feliz que você tenha feito uma resenha tão boa.

    ResponderExcluir
  4. Assim como você, tenho adiado a leitura desse livro. Nem sei porque, mas tenho. Esse ano o coloquei na minha meta do desafio 12 meses literários e parece que só pra aguçar minha curiosidade, tenho visto mais Resenhas dele. Tenho certeza que irei me emocionar e espero isso. Uma história real no meio da ficcional. As melhores são assim.
    Amei a sua resenha e os quotes que selecionou.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem ?

    Já tinha visto o livro antes e a capa me chamou atenção, porém não sabia do que ele se tratava então este post me ajudou bastante. Com certeza um livro forte, onde ficamos torcendo por um final feliz para a personagem .

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha, esse livro é pesado, apesar de não gostar muito de como o relacionamento dos personagens se desenrola, acho que tem muita coisa relevante e é um livro emocionante.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu to louca para ler Sorrisos Quebrados. Comprei o ebook na época que saiu e acabei adiando a leitura e agora o mesmo com o físico. Acho que é por saber do tema e saber que irei me acabr de tanto chorar e não ando no clima pra isso rs. Conheci a Sofia na Bienal e dá vontade de colocar a mulher num potinho e trazer para casa!
    Adorei a sua resenha. Me deu mais vontade de ler o livro (to criando coragem aos poucos pra leitura rs) e deu pra sentir você na resenha. Amei suas fotos também! Parabéns. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler este livro, só leio maravilhas dele.

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem? Não é um dos meus gêneros favoritos mais achei a capa linda. Parabéns pela resenha e por suas fotos que estão perfeitas. Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tenho visto muitos comentários positivos sobre o livro e a autora. Estou super curiosa para ler, já está na minha lista de desejados. Ótima resenha e lindas fotos, bjoo

    ResponderExcluir