{RESENHA} O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA - ANGIE THOMAS

Título: O ódio que você semeia
Autora: Angie Thomas
Editora: Galera Record
Páginas: 376


Sinopse: Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.




Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e na resenha de hoje vou contar a minha experiencia com a leitura de "O ódio que você semeia" da autora Angie Thomas publicado pela Galera Record.

Os primeiros capítulos já nos da aquele choque de realidade de como a sociedade trata as pessoas negras e confesso que foi muito difícil digerir a cena e continuar a leitura. Eu me senti parte da história e não aceitava o que estava lendo. Assim como Starr que é a nossa protagonista, senti toda a sua revolta por algo que poderia ser evitado facilmente mas o racismo sempre está um passo a frente e faz com que as as pessoas fiquem cegas perante determinadas situações.
Starr presencia o assassinato de seu melhor amigo por um policial branco e se sente acuada e com medo por dias, até que precisa dar seu depoimento para a polícia e esse é o inicio de toda a história.

Starr e sua família moram em um gueto que é dominado por gangues e o tráfico de drogas, um bairro de negros que vivem divididos por essas gangues.
Os pais de Starr sempre zelaram pela vida de seus filhos e para deixarem eles "afastados" de todo esse caos em que vivem, eles os matricularam em uma escola classe média alta para que a educação estivesse sempre em primeiro lugar em suas vidas. Claro que isso não é tão fácil a começar pelos alunos ricos e brancos que estudam na escola e fazem Starr adquirir uma outra personalidade no dia a dia, deixando a "menina do gueto" para trás e se tornando popular entre os alunos.

Na escola a garota se sente "um pouco normal" ao lado de seu namorado Chris e suas melhores amigas Hailey e Maya. Chris é branco, mas isso não impediu que se apaixonassem e mantivessem um relacionamento com mais de um ano.

A história toda gira em torno da morte de Khalil e com isso muitas verdades sobre ele das quais Starr não sabia serão reveladas. A mídia o trata como "mais um traficante que se foi", mas Starr e todos sabem a verdade por trás da morte do jovem.

Uma menina, uma testemunha, uma voz. 

Starr vira o foco de todo esse circo armado pela mídia ao qual estão todos contra Khalil. 
Uma comunidade que se une em um momento de dor para se solidarizar com o assassinato do jovem. Mas essa mesma comunidade está de mãos atadas pois quando as verdades começam a serem reveladas, muita coisa entra em jogo e o medo de acabarem dedurando quem não deve assombra os moradores.

A questão é... Foi assassinato ou legitima defesa?

Esse livro me rendeu uma madrugada inteira de indignação! Meu Deus, a cada página que eu lia me sentia um lixo por ser branca, pois INFELIZMENTE esse livro retrata a realidade de muitas pessoas que sofrem com o racismo diariamente e não só isso, mostra também a realidade de muitos jovens humildes que acabam escolhendo o caminho mais fácil por não ter nenhum apoio de sua família e do próprio governo.

Ser branco NUNCA deveria ser um privilégio.

Nem todo negro é BANDIDO.

Ler sobre a vida de Starr me fez refletir sobre a minha própria vida, eu nunca perdi um amigo próximo e sei que essa é a realidade de muitas pessoas. Eu tenho amigos negros, família e sei que o preconceito e o racismo INFELIZMENTE estão muito presentes na nossa sociedade e no mundo inteiro. E isso é algo que não vai mudar tão cedo, esse preconceito todo nasce com a gente, são passado de geração em geração, é algo comum no mundo.

Isso me enoja, me da repulsa! 

A autora nos envolve em sua escrita madura e nos mostra que sabe muito bem do que está falando e sobre o que está escrevendo. Esse livro foi sem sombra de dúvidas um dos melhores/melhor livro que li esse ano.

Todos os elementos como o romance  entre Starr e Chris são essenciais para o andamento da história mesmo que esse não seja o foco. Os personagens secundários também são muito importantes e fazem toda a diferença.

Eu super indico esse livro para todos!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário