{RESENHA} O SILÊNCIO DA ALMA - SHEILA GUEDES

Título: O silêncio da alma
Autora: Sheila Guedes
Páginas: 307
*Publicação Independente*
COMPRE AQUI 

Sinopse: Aos dezoito anos, Marina se casou com seu primeiro namorado. Seu príncipe encantado. Seu primeiro e único amor. O homem ideal.
O que ela nunca imaginou é que seu sonho de amor se transformaria, ao longo dos anos de casamento, no seu maior e aterrorizante pesadelo.Presa em uma relação doentia, ela vai aprender que nunca é tarde para recomeçar a viver e a ser feliz.Quando decide dar um basta em anos de humilhação e submissão, Marina vai aprender que o principal amor é o amor-próprio.Tentando recomeçar sua vida, fugindo de um ex-marido obsessivo, ela vai se apaixonar e vai se dar a chance de amar novamente e ser amada.Uma história emocionante sobre recomeços.O Silêncio da alma não é apenas uma história de amor pelo outro. É, acima de tudo, uma história de amor por si mesmo.

Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e o livro de hoje é de uma parceira super especial do blog "O silêncio da alma" da Sheila Guedes que é o seu recente lançamento e tem sido bem comentado nas redes sociais.
Eu confesso que estava criando coragem para ler a obra devido ao seu tema bem pesado, esses livros acabam mexendo muito com esse meu coração de pisciana e fico mal por dias, mesmo que tenham um final feliz.
Nesse livro iremos conhecer Marina que já nos relata sobre o seu casamento abusivo no prólogo da história e não é nada fácil ler sobre essas coisas, por mais que não seja uma situação fictícia, pois infelizmente essa é a realidade de muitas mulheres no mundo inteiro.
A resposta vem silenciosa como um pensamento indesejado: porque aquela Marina não existe mais. Ela foi soterrada por anos de submissão e humilhação. A mulher que agora solta o ar aliviada pela ausência do marido, é uma mulher que desaprendeu o que é o amor ."
Marina conheceu seu marido quando estava em uma festa a fantasia no seu colégio, a garota mais nova e super cdf chamou a atenção do menino mais cobiçado do colégio, mas Marina já o havia notado há algum tempo...

Pedro sempre a tratou como um cristal, sempre sendo gentil e cavalheiro e isso fez com que se apaixonasse por ele e logo que Marina completou dezoito anos eles se casaram.

O começo do namoro e do casamento foi algo mágico, algo que parecia ter sido tirado dos contos de fadas. Marina não sabia bem o porque de um homem tão lindo e super cobiçado ter se apaixonado por ela, mas não reclamava pois o sentimento era recíproco.
Pedro começou a dar pequenos sinais de uma personalidade sombria, mas Marina sentia que o ciúmes o deixava assim, era uma forma de ele mostrar o quanto a desejava e como o olhar de outro homem o deixava furioso.

Sua irmã sempre foi contra essa relação dos dois, o seu "santo" não batia de jeito nenhum com o do Pedro e para manter seu casamento e preservar o bem de sua família, Marina decide se afastar de seu irmã... Afinal, ela sempre odiou seu marido.
Olho ao redor e me sinto tão absurdamente feliz que meus olhos enchem-se de lágrimas. Como posso ter aberto mão de tantos pequenos prazeres durante uma vida inteira? Como deixei que minha vida tomasse um rumo tão vazio e desolador?"
Marina vai nos relatando entre passado e presente todo o seu relacionamento com Pedro, desde que o conhecera até os dias atuais. Em como suas decisões afetaram não só ela, como seus dois filhos e todos ao seu redor.
Eu fiquei bem puta em algumas partes pois não conseguia acreditar em tamanha submissão por parte de Marina, mas com o tempo ela se mostrou uma pessoa determinada a lutar pela sua vida, pelo bem de seus filhos e por coisas que antes haviam tirado dela, como a própria vontade de viver.

Marina é uma personagem que cresce e amadurece muito durante a história, ela que sempre viveu submissa dentro de sua casa, enfim mostra uma força que ela mesma desconhecia e da um basta em toda essa situação.
Mas é claro que Pedro não aceita esse fim, ele começa a ameaçá-la e rondar sua vida como uma cobra a espreita só esperando para dar o bote.

Marina ainda não venceu a guerra, ainda terá muitas lutas a frente mas o mais importante ela já tem, pessoas que estão dispostas a tudo por ela, como sua irmã e seu cunhado que são personagens extremamente importantes dentro da história e que traz aquela luz em meio a uma vida na escuridão.
E ainda surge uma pessoa do passado que irá mexer com a nossa protagonista, lhe mostrando que todos nós merecemos ser amados e cuidados, e que segundas chances podem ser o começo de uma vida repleta de felicidades.
Minha alma quer falar. Cansou do silêncio. E eu estou muito disposta a ouvir."
Esse foi um livro que mexeu muito com esse meu coração de pisciana, nossa como foi difícil digerir todo esse relato da personagem, ler sobre as agressões físicas e psicológicas nos faz pensar em que mundo vivemos, onde o ciúmes pode cegar alguém a ponto de cometer tal barbaridade.
Infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas no mundo, pessoas vivem e infelizmente tantas outras vivarão em suas vidas. É louco imaginar que tais atrocidades acontecem diariamente, e algumas acabam resultando em óbito.

A autora trouxe esse tema para dentro da história, mas soube suavizar deixando a história de um modo que pudéssemos sentir todo o estrago e ainda assim ter esperanças de uma vida melhor para a personagem, uma vida regada de amor.
E no meio de tudo isso, eu me reencontro como pessoa e minha alma silenciosa finalmente desperta."
Eu gosto muito da escrita da Sheila, quem me acompanha sabe que já muitas obras da mesma e esse livro em especial mostrou o quão evoluída está a sua escrita, é muito notável e isso me deixou muito orgulhosa pois a autora escreve muito e a cada obra meu amor e admiração crescem!

Sheila, obrigada mais uma vez por me dar a honra de ler mais uma obra sua, de me presentear com esse linda/sofrida história de superação de uma personagem que eu me apeguei muito, chorei e torci a cada página. Você merece o mundo e espero que possa nos presentear com mais e mais histórias. 


10 comentários:

  1. É uma história com forte teor psicológico, infelizmente relacionamentos abusivos são sempre sofridos e geram marcas no corpo e na alma. Um livro forte que gera reflexão.

    ResponderExcluir
  2. É uma história emocionante, muitas mulheres vivem num casamento abusivo, um casamento de sofrimento, e essa história mexe com as mulheres, talvez pelo sofrimento que as mulheres sofrem, mais o livro nos traz uma reflexão bjs.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa para ler já, parece que é muito bom! Vou procurar esse livro!

    ResponderExcluir
  4. É um livro que eu adoraria ler, além de sair de um relacionamento abusivo, se encontrar com ela mesma, acredito que por sua resenha seja um livro extremamente intenso. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Oie! Ainda nao li este livro, mas já passaram por mim outros com a mesma temática e até enredos bem parecidos; e eu concordo com vc, são história e densas, tristes, que nos deixam com uma ressaca enorme por dias. Quem dera na vida real TODAS as mulheres que passam por experiências semelhantes conseguissem dar a volta por cima e se libertar.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Estamos em todo o momento submetidos a recomeços, a momentos que precisamos parar e decidir entre continuar sofrendo ou se permitir ao que a vida de fato tem a oferecer. Antes de amar aos outros devemos amar a nós mesmos, viver por nós mesmos, fazer por nós exatamente aquilo que faríamos aos outros e, então, valorizando-nos e sabendo nos respeitar, saberemos como nos doar na medida certa.

    Ótima sugestão!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Essa história tem tudo a ver com os inúmeros casos que vemos por aí. Penso que muitas mulheres vão se identificar com a protagonista. Amei o título e a indicação!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem?

    Ainda não conhecia o livro,mas ele me chamou muita atenção pela capa,título e agora pela proposta. Você ressaltou os pontos positivos da obra e ficou claro que é uma boa indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro da Sheila, mas acho importante lidar com enredos tão fortes e que tratam de temas tão delicados quanto às agressões físicas e psicológicas, afinal, infelizmente, na vida real está repleta de casos assim Fiquei bastante curioso com a leitura. A capa está linda.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rayanni, sua linda, tudo bem?
    Finalmente alguém que me entende, risos.... Eu também sou pisciana, por isso sou muito sensível, as histórias sempre acabam comigo também. Fico feliz em conhecer uma autora no seu blog, pelos trechos que colocou, a escrita dela é poética também e cheia de sentimentos. Já vi que irei me envolver muito. Espero ter a oportunidade de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir