{RESENHA} A ORIGEM - DAN BROWN

Título: Origem
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 432



Sinopse:De onde viemos? Para onde vamos?Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete “mudar para sempre o papel da ciência”.O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento… algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch… e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.



Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e o livro de hoje foi um dos livros disponíveis para leitura do Clube do Livro da Nobel de Caraguá ♥ Entre as três opções, esse foi o que mais me interessou por eu ter muita curiosidade sobre a escrita do Dan Brown, então aproveitei a oportunidade.

"A origem" é o quinto livro de Dan Brown protagonizado pelo professor e simbologista de Harvard, Robert Langdon, e o sétimo livro escrito pelo autor.
A história se passa na Espanha e iremos acompanhar Edmond Kirsch, que é um futurólogo bilionário. Edmond acredita que a ciência explica tudo e todas as coisas e está preste a provar que suas teorias sempre estiveram certas. E mesmo sendo averso a qualquer tipo de religião, ele precisa contar sua recente descoberta para o mundo, então decide se reunir com três líderes religiosos para falar sobre a descoberta que irá mudar os rumos da ciência e da religião no mundo. Claro que eles ficam embasbacados com a revelação de Edmond e imploram para que ele não venha a público, mas ele sabe que isso poderá alavancar sua carreira e seu nome perante ao mundo.

Ele dá o prazo de um mês para revelar sua descoberta, porém seus planos são de revelar no próximo final de semana.

A convite de seu ex aluno e amigo, Robert chega ao museu Guggenheim de Bilbao para a apresentação.
A apresentação de Edmond se torna algo muito esperado por todos, tanto os que estavam presentes quanto o mundo que estava acompanhando uma transmissão ao vivo.

Essa noite é marcada por um acontecimento que acaba colocando Robert Langdon e a curadora do museu Ambra Vidal em uma corrida contra o tempo. Robert precisa descobrir o que seria revelado naquela noite fatídica e quem está por trás de toda essa bagunça.


Eu gostei muito desse livro, apesar de não ter sido um livro surpreendente como eu estava esperando. Dan Brown tem uma escrita super fluida. Ele é um autor extremamente detalhista, da para notar que ele fez muita pesquisa de campo tornando a obra rica em detalhes e com uma ambientação impecável. Ele realmente nos transporta para os lugares que descreve e isso fez com que a obra se tornasse tão boa.


Eu nunca tinha lido nada do autor, mas já havia assistido as adaptações cinematográficas de suas obras e sempre gostei muito.

Eu procurei comentários sobre o livro antes de decidir lê-lo e vi que as pessoas elogiaram muito o destaque que o personagem do Landon teve nesse livro, realmente ele roubou a cena, foi muito legal vê-lo nessa busca por respostas e fechando várias pontas soltas que foram deixadas lá começo da obra.
Sobre o desfecho, eu não achei tão surpreendente quanto eu esperava, para vocês estenderem melhor do que estou falando vou revelar qual foi a descoberta de Edmond, mas isso não é spoiler viu galera, isso é revelado logo no inicio do livro.

Edmond descobriu as respostas de duas perguntas que ao menos uma vez todo o mundo já se questionou, que é "De onde viemos?" e "Para onde vamos?" e essas perguntas são respondidas no final do livro, eu imaginei muitas teorias e fiquei com medo de ser algo muito "fo**" que me assustasse, sei lá.
Mas foi algo que eu já li em alguns livros de ficção científica e isso me decepcionou um pouco, acho que o autor acabou se perdendo um pouco e com esse pequeno deslize, o final ficou meio termo.

Claro que essa ressalva não muda o fato de a obra ser um livrão, acho que se ele tivesse criado uma outra teoria e que fosse muito "fo**", esse livro teria se tornado um dos meus favoritos da vida. Mas já estou aqui em cólicas para ler outros livros do autor, e espero gostar muito!!! Pois há anos eu só ouço elogios ao mesmo.

Espero que tenham gostado, um beijo.

6 comentários:

  1. Excelente resenha. Adorei. Já quero ler esse livro. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha e sua indicação do livro, confesso que não conhecia mas com certeza já vou providenciar o meu
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu sou completamente fã dos filmes inspirados nos livros do Dan Brown e não apenas porque são estrelado pelo meu mozão Tom Hanks, mas porque são histórias e teorias incríveis.
    Infelizmente, nunca dei chance aos livros. Agora, lendo sua resenha, fiquei mega curiosa. Também só ouço elogios às obras dele e agora, quero ler todos os livros que tem o Professor Langdon como protagonista rs

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rayanni,

    Do autor só li outra obra e simplesmente amei, foi uma narrativa que me prendeu por completo e que gostei bastante. Esse é outro livro dele que estou bem curiosa para conhecer, pois a narrativa parece ser bem interessante. Uma pena que a teoria não foi tão grandiosa, mas ainda bem que mesmo assim é uma boa obra. Tua resenha me deixou com vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ray!
    Otima resenha conheço o autor e gosto bastante e acho que o pessoal que não conhece pelq sua resenha deve abri a imaginaçao para iniciar a leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Ray. Confesso que nunca senti a mínima vontade de ler os livros do Dan Brown ou até mesmo ver os filmes. Me sinto até meio ET, porque sou cercada de pessoas que gostam, mas não bateu essa vontade. Maaaaas, esse me deu vontade de ler, só para saber das respostas para essas perguntas. E como o mundo irá reagir a elas.
    Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir