Autor: Frank Tallis
Páginas: 240
Editora: Faro Editorial
*Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Desejar, amar, se apaixonar, perder um amor... todo mundo conhece alguma loucura de amor, mas a experiência do amor obsessivo, apesar de comum, não é banal. Neste livro, Frank Tallis apresenta histórias extraordinárias de pessoas que ultrapassaram o real e criaram fantasias, romances e compromissos, onde não existia absolutamente nada, ou muito pouco. São histórias que falam sobre todos nós. Qualquer um que já se apaixonou terá experimentado os sintomas de uma loucura psiquiátrica completa: a desinibição, o pensamento mágico, a tendência ao toc de checar suas mensagens (ou as mensagens do seu parceiro) a cada cinco segundos... Segundo as pesquisas científicas mais recentes acerca dos mecanismos atrelados ao apego emocional, muitas pessoas sob o estado do “amor” dissolvem a divisão entre o que costumamos julgar ser normal e anormal. Da mulher que se apaixonou perdidamente pelo seu dentista e o perseguiu até que ele precisou mudar de país; ao rico empresário, casado há mais de 30 anos, que gastou toda sua fortuna com mais de 3 mil prostitutas; à linda garota com um ciúme tão doentio que afastou todos os homens da sua vida; e muitos outros casos que nos mostram que ninguém está imune à loucura do amor.
Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e trago mais um livro da nossa amada Faro Editorial para vocês e já vou adiantar que esse livro entrou para a minha lista de melhores de 2019!
Frank Tallis é doutor em psicologia e nesse livro reúne alguns de seus casos com o tema de "amor doente" que irão chocar o leitor, que ainda conta com uma narrativa mais "explicativa" sobre os casos aos olhos da medicina.
Quando eu li a sinopse eu fiquei mega curiosa, principalmente pelo caso citado na mesma que é o que da inicio a toda obra e me deixou bem pensativa, refletindo por dias "o que o ser humano é capaz por amor?", eu lhes digo que as pessoas são capazes de tudo!
Aqui temos doze histórias reais (onde os nomes dos pacientes foram alterados para proteger a privacidade dos mesmos), histórias que deixarão os leitores perplexos e pensativos, uma obra que me surpreendeu de várias maneiras e que mesmo que tenha me tirado muito da minha zona de conforto, finalizei a obra surpreendida.
O AMOR NÃO ACEITA SER REJEITADO - APAIXONADA PELO DENTISTA
Esse caso com certeza foi o que mais me deixou perplexa, aqui temos Megan uma mulher de quarenta e cinco anos que se apaixonou perdidamente pelo seu dentista. Toda a sua admiração acabou se tornando obsessão, onde ela jurava ser correspondida entre um gesto ou outro.
Sua obsessão afetou muito sua vida, seu casamento e todos os envolvidos.
Principalmente o Doutor, que precisou mudar de país para voltar a ter paz em sua vida e mesmo assim, Megan ainda acreditava que ele a amava tanto quanto ela o amava.
{...}
Esse com certeza foi o que mais me chocou pelo fato de que Megan acreditava mesmo que seu amor era recíproco, sim minha gente, ela acreditava piamente que seu dentista a amava.
A forma como o autor nos narra essa caso foi bem real, claro que já ouvimos alguns casos parecidos onde a obsessão faz com que as pessoas ajam sem pensar, mas eu nunca li algo com tantos detalhes.
O autor soube muito bem trabalhar sua narrativa em cima dos casos, deixando-os bem reais para os leitores e nos pegando de surpresa com alguns relatos.
É um livro que irei indicar muito por aqui, para os meus amigos e pro mundo! Todos deveriam ler a obra.