{RESENHA} AINDA NÃO TE DISSE NADA - MAURICIO GOMYDE

Título: Ainda não te disse nada
Autor: Mauricio Gomyde
Páginas: 218
Editora: Qualis
*Livro cedido em parceria com o autor


Sinopse: Você já escreveu uma carta para alguém? Não? Entendo, quase ninguém mais escreve cartas hoje em dia. Velocidade, agilidade e precisão, o mundo não tem tempo. Mas, e se um dia um envelope chegar por engano às suas mãos, você o abrir e encontrar uma carta recheada de frases que jamais imaginou ler? Uma declaração de amor a uma pessoa que você nunca ouviu falar, escrita por outra que também não conhece. Você responderá? Ou deixará aquele sentimento se perder para sempre? Isso aconteceu comigo. Após muitos anos sem se verem, Heitor de Alencastre, de Portugal, escrevia à sua ‘amada eterna’, no Brasil. As palavras eram tão fortes e lindas que decidi fingir ser a tal ‘amada’ e responder. Não, eu não estava enganando, estava ajudando! O problema? Aconteceu a única coisa que jamais poderia acontecer: eu comecei a me apaixonar por Heitor. Mas o que poderia parecer um erro, talvez tenha se transformado no maior acerto da minha vida, quando descobri que é possível amar alguém que você nunca viu, apenas lendo suas palavras. Ah, esqueci-me de me apresentar: Meu nome é Marina Albertini, tenho vinte e dois anos, moro em São Paulo e tenho um perfil sobre fashion design, no Instagram, com mais de 800.000 seguidores. Trabalho numa agência dos Correios, porém esse nunca foi meu objetivo de vida. Eu não queria levar e trazer histórias, queria ser uma história única. Mas agora que me tornei uma, não tenho a menor ideia do que fazer para me livrar da confusão de um sentimento que ninguém jamais entenderá. E a pergunta que mais me fiz desde quando tudo começou foi: "Eu quero me livrar?"

Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha nacional aqui no blog e o livro de hoje é "Ainda não te disse nada" do autor parceiro Mauricio Gomyde lançado esse ano na bienal do Rio pela Qualis Editora.
No começo deste ano o autor abriu parceria e o blog UAL foi um dos selecionados!!! Eu conheci o Mauricio na bienal e fiquei encantada pela simpatia e pelo carinho que ele teve comigo quando eu disse que era um de seus parceiros, ele autografou o exemplar na hora!!!

Eu confesso que não é o meu primeiro contato com sua escrita, há alguns anos eu li "Surpreendente" então foi bem legal comparar a escrita de lá para cá e acompanhar uma nova história do autor.

Em "Ainda não te disse nada" iremos conhecer Marina Albertini, uma romântica incurável que resolve ir atrás de seu sonho e se muda da pacata cidade de São Pedro da Serra para se aventurar em São Paulo.
O sonho de Marina é viver da moda, sua maior paixão.



Está reservado a todo mundo viver pelo menos um grande amor. Seria muito desperdício passar toda a vida sem sentir como é bom gostar de alguém que gosta da gente."
Apesar de ter esse lado romântico, Marina nunca viveu uma história de amor, mas quando se vê com uma carta em mãos sem o poder de entregar ao seu destinatário, sua curiosidade chega ao nível máximo e ela decide ler o conteúdo da mesma.
Ao abri-la Marina sente o impacto das palavras de Heitor, elas a atingem em cheio.

Marina resolve responder a carta, mas não imaginava que aquele simples gesto teria um impacto tão grande em sua vida, teria sido um acerto?

Sabe aquela história que nos emociona? Essa foi a sensação exata que tive ao ler esse romance. Eu chorei, fiquei aflita em algumas partes, mas ao final da obra meu coração estava transbordando de amor pela trama, pelos personagens e pela escrita do Gomyde.


Todo o romantismo que sempre procurei, encontrei nas palavras de alguém que escrevia com a alma."
A trama foi uma surpresa muito boa, eu nunca tinha lido nada com o tema e fiquei apaixonada pelo enredo criado pelo autor. Eu sempre admirei a troca de cartas, há alguns anos eu também me correspondia assim com algumas amigas, mas infelizmente a praticidade da tecnologia acabou fazendo com que essa hábito desaparecesse da minha vida, mas tenho ótimas lembranças desse tempo.

O que eu mais gostei na história foi a forma que o autor construiu o relacionamento dos personagens, a forma como aconteceu naturalmente indo de uma bela amizade para algo a mais, foi algo puro, simples e sem pressão alguma.

Essa capa apesar de simples, tem tudo a ver com a história e não imagino outra arte que represente tão bem quanto essa. A diagramação do livro está bem bonita, a fonte super confortável para a leitura e as folhas de ótima qualidade. Li poucos livros da Qualis, mas fico cada dia mais apaixonada pelo trabalho que eles fazem em cima de suas obras.

Super recomendo a obra para quem quer um romance que foge do clichê que estamos acostumados a ler nesse gênero.




7 comentários:

  1. Oi Rayanni.
    Nunca li nada do autor, na verdade ainda não o conhecia, sua resenha é meu primeiro contato com ele. Achei muito legal essa premissa de desenvolvimento de relacionamento através de cartas, eu também costumava me comunicar muito através de cartas quando era mais novo mas assim como você com a avanço da tecnologia acabei deixando esse hábito de lado. Se eu tiver oportunidade eu irei ler!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Mana, tudo bem?
    Ah eu recebi o livro também, mas ainda nõ li! Ele é o proximo na fila e eu tô bem ansiosa pra ler, eu gosto muito das coisas que ele escreve.
    Adorei ver a sua opinião, me deixou ainda mais animada pra ler, tô até nervosa agora hahahahaha adorei!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, por mais que adore cartas um livro com essa comunicação me da preguiça, confesso :(
    Ainda bem que foi uma leitura agradavel para você depois de uma pequena decepção com o autor.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo simples, eu achei a arte da capa bem linda. Deve realmente remeter à obra. Também achei bem interessante a história, mesmo não sendo meu tipo de leitura preferida. Pra ser sincera, eu não sabia que o autor escrevia romances, e seu post foi uma novidade pra mim.
    Parabéns pela resenha. Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci de comentar que eu enviei e recebi MUITA, mas muita carta durante toda a minha vida. Eu sou alguém que se mudou muito de cidade, e ia deixando amigos pelo caminho. Que saudades que deu dessa época. hahahaha

      Excluir
  5. Que bom saber que a leitura foi emocionante para você, esse foi o primeiro livro que li do autor e foi uma leitura que me marcou bastante, da qual sempre me recordo com bastante carinho.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Adoro histórias emocionantes e que vemos uma evolução ao longo da narrativa. O nome do autor me é conhecido, acho que ele tem várias obras, porém nunca li nada dele. Dica mais que anotada pois amo romances assim!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir