{RESENHA} OUTLANDER - A CRUZ DE FOGO , DIANA GABALDON

Título: Outlander - a cruz de fogo (livro 5)
Autora: Diana Gabaldon
Páginas: 1120
Editora: Arqueiro
*Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: O ano é 1771. Na Carolina do Norte, conserva-se a duras penas um frágil equilíbrio entre a aristocracia colonial e os esforçados pioneiros. E entre esses dois lados prestes a entrar em conflito está Jamie Fraser, um homem de honra exilado de sua amada Escócia. Convocado a liderar uma milícia para conter as insurgências, ele sabe que quebrar o juramento que fez à Coroa inglesa o tornará um traidor, mas mantê-lo será a certeza de sua ruína.
A guerra se aproxima, garantiu-lhe sua esposa, Claire Randall. E, mesmo não querendo acreditar nesse triste futuro, Jamie Fraser está ciente de que não pode ignorar o conhecimento que só uma viajante do tempo poderia ter. Afinal, a visão única de Claire já os colocou em risco, mas também lhes trouxe salvação.
A cruz de fogo é uma envolvente história sobre o empenho de Jamie em proteger sua família, construir uma comunidade e manter suas terras às vésperas de um conflito histórico. Nesses esforços, ele é ajudado por sua mulher, sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, que nasceram no século XX e agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII.


Olá amantes literários! Tudo bem? Vim trazer hoje pra vocês a resenha de uma das minhas séries preferidas dos últimos anos. Outlander me conquistou desde o primeiro volume, e confesso que a série não fica muito pra trás não (quem ainda não assistiu ou não leu os livros, CORRE!). Enfim, já estamos na resenha do QUINTO livro da série, é incrível perceber o quanto a história cresceu e quanto os personagens evoluíram desde então, e olha, haja viagem no tempo viu? Claire já deve estar cansada e tanta loucura, certo?

... Bom, não. Depois dos eventos de Os Tambores do Outono que envolveram reencontro da mãe com a filha e o primeiro contato do Jaime com sua filha Brianna, a mudança do casal para a America e as tentativas de reconstruir a vida no território colonial americano, agora tudo parece estar em uma ligeira paz. Família reunida... Só tem uma coisa. 



Quando realmente chegar o dia em que tenhamos que nos separar... se minhas últimas palavras não forem "Eu a amo", você vai saber que foi porque eu não tive tempo."
Claire conhece o percurso da história, portante sabe que a Revolução Americana já começa a cantar em seu presente, conforme ela e Jamie tentam se recuperar dos atos de Stephen Bonnet. Pois bem, entre o quarto e o quinto livro não há um intervalo sequer, começamos praticamente do ponto onde o anterior parou, em uma das reuniões entre os escoceses. É a partir daí que conhecemos a nova ameaça que circula pelo clã dos Frases: os Reguladores! Rebeldes americanos que estão revoltados com a coroa britânica.

Para controlar a situação, Jaime forma uma milicia (muito popular na época), para impedir que esses rebeldes se proliferem. Além disso temos um grande outro evento acontecendo no livro, o casamento da tia Jocasta! (tia de Jaime), este por si só já ocupa grande parte da narrativa.

Voltando pra narrativa do livro, confesso que esse foi um dos mais complicados para se ler, isso porque Diana não poupa nenhuma descrição nesse volume, tornando a leitura um pouco cansativa. Talvez a falta de um conflito maior seja um dos fatores que mais prejudica a história no geral, temos alguns pequenos conflitos que vão se desenrolando nas páginas, entretanto não é o suficiente para te fazer virar as 1117 páginas naquela expectativa que eu tive nos outros livros da série.

Entretanto o livro serve também para nos preparar para uma história ainda maior, que provavelmente irá se desenvolver no sexto livro da série. Um detalhe que eu gostei bastante é a forma como o outro casal da série, composta por Brianna e Roger, é desenvolvido. Aqui eles crescem muito e dão um frescor novo a franquia, principalmente após um evento ocorrido no livro que fragiliza a relação dos dois. 



Coloquei minha mão sobre a dele, onde estava, pousada em cima da caixa. A pele dele estava quente por causa do trabalho e do calor do dia, e ele cheirava a suor. Os pelos de seu braço brilhavam ruivos e dourados ao sol, e eu entendi muito bem naquele momento por que os homens mediam o tempo. Eles desejavam fixar um momento, na esperança vã de que, ao fazer isso, o tempo não passe."
No geral, é ótimo poder revisitar os personagens que eu amo de paixão, nisso Diana realmente merece um ser parabenizada, mesmo após tantas histórias e turbulências, a autora consegue manter os personagens originais e coerentes! Um detalhe importante é que o livro ganha um fôlego em sua reta final, o que fez com que eu devorasse as últimas páginas bem rapidamente. Enfim, já estou ansioso para ler Outlander: Um Sopro de Neve e Cinzas!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário