03
fev
2020

{RESENHA} A DEVOLVIDA - DONATELLA DI PIETRANTONIO

Título: A devolvida
Autora: Donatella Di Pietrantonio
Páginas: 160
Editora: Faro Editorial
*Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: Aos 13 anos, uma garota é levada do lar abastado onde vive para uma casa estranha e com pessoas que dizem ser seus pais e irmãos.
Na pequena cidade italiana todos conhecem sua história: ela é a criança que os pais naturais, pobres e de família numerosa, “deram” a um parente que não podia ter filhos e que este a devolveu quando a menina frequentava o ensino médio, não por maldade, mas porque a vida pode ser mais complexa do que imaginamos e nos força a fazer escolhas dolorosas.
Ela era a devolvida. Sentia-se como uma estrangeira na nova casa e, desde então, a palavra “mãe” travara em sua garganta. Privada até de um adeus por aqueles que sempre acreditou serem seus pais, ela se vê incrédula ao enfrentar o sofrimento de ser abandonada novamente de forma repentina.
“Minha vida anterior me distinguiu, me isolou na nova família. Quando voltei, falava outra língua e não sabia mais a quem pertencia”.
Forçada a crescer para reintegrar-se ao seu núcleo original, ela vive uma sensação de subtração, de gente esvaziada de significado, e nos ensina em meio à dor como encontrar sentido quando tudo parece desmoronar.

Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e eu trouxe mais um livro babado da Faro Editorial para vocês! A Faro tem lançados livros surpreendes e esse livro é um deles. Faz pouco tempo que ele foi lançado aqui no Brasil, mas só agora eu pude ler a obra e olha, que livro!!!

Em "A devolvida" vamos conhecer a história de uma menina que sempre teve uma vida normal, uma vida feliz, até o dia em que foi devolvida a uma família que ela não conhecia, a sua verdadeira família.

Quando tinha treze anos, a menina deixou para trás uma família que até então era sua, a única que ela conhecia e a qual já nutria sentimentos e afetos, mas que de uma hora para outra partira sem ao menos uma despedida.



O privilégio que portava comigo da vida de antes me distinguia, isolava-me na família. Eu era a devolvida. falava outra língua e não sabia mais a quem eu pertencia. Invejava minhas colegas de classe e até Adriana pela certeza que tinham em relação a suas mães."
Sua mãe e pai que mais tarde descobriu que não eram os seus pais biológicos, sempre lhe deram conforto e uma vida boa, mas,  tudo muda quando ela vai parar em uma família desestruturada, bem humilde e com muitos problemas.

Mas essa era a sua nova vida e ela teria de se adaptar já que sua antiga família parecia não medir esforços para tê-la novamente.

A vida dessa menina muda em muitos sentidos, ela sente que não pertence aquele lar, os irmãos fazem questão de mostrar que ela não é bem vinda, bom, menos Adriana, sua irmã mais nova que acaba se tornando uma amiga e fazendo com que toda aquela situação se torne mais suportável.


No entanto, nas minhas horas de tristeza, sentia-me abandonada, como se eu não estivesse em seus pensamentos. E nessas horas eu sentia que não tinha mais razão para existir no mundo. Repetia devagar a palavra "mãe" umas cem vezes, até perder todo o sentido e se tornar apenas um movimento dos meus lábios."
Ali naquela pequena casa ela irá viver experiências que jamais imaginou, passará por situações bem complexas e terá de aprender a amadurecer muito rápido para lidar com as verdades que a aguardam. As respostas para os seus anseios chegam de forma bruta, como um verdadeiro soco no estômago.

Essa leitura foi bem envolvente, a autora tem uma escrita muito fluida que nos envolve ao longo das páginas, em vários momentos do livro eu fiquei angustiada com a nova vida da personagem e principalmente, pelos dramas que ela passa ao longo da trama.

O plot do livro me deixou bem intrigada e com raiva, eu realmente senti tudo o que a personagem sentiu em relação ao fato de ter voltado para sua verdadeira família, família essa que simplesmente abriu mão dela no passado. É uma trama bem complexa que trata os problemas familiares e a construção da relação familiar de forma bem clara e direta. É um livro bem diferente, uma história que irá nos fazer refletir em vários momentos.


Eu era a Devolvida. Não conhecia quase ninguém ainda, mas eles já sabiam bastante a meu respeito. Tinham escutado as conversas dos adultos.”
O livro apesar de bem curtinho, tem uma trama surpreende e personagens cativantes como Adriana que para mim foi uma personagem bem excêntrica, daquelas que você lembra por dias.

Eu queria que o final fosse um pouquinho diferente, mas achei que a obra terminou de forma coerente.
O livro é recheado de drama, para os amantes deste tipo de gênero é um prato cheio.

8 comentários:

  1. Eu li este livro e apesar de achar que seria uma coisa bem diferente eu gostei. Achei algo bem família. Mas que coisa mais estranha ela voltar para a família dela, foi um motivo meio louco, que não aceitaria facilmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderosos feitiços de magia negra e rituais de vodu. mude sua realidade atual com Magia Negra. amor, saúde, sucesso e proteção. entre em contato com o Dr. Obodo via
      e-mail: templeofanswer@hotmail.co.uk
      Telefone / Whatsapp: +234 8155 42548-1

      Excluir
  2. A história desse livro é forte né? Eu achei tudo que acontece com a menina muito forte e ela ter que lidar com consequências dos outros foi insano.
    E claro a personagem não ter nome foi inteligente, pois parece que a história é o leitor que tá narrando, eu senti isso

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Caramba, que premissa mais interessante! Não conhecia o livro ainda, mas fiquei bem curiosa para ler, pois parece ser bem diferente. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ray.
    Estou com esse livro na minha lista de desejos, mas ainda não decidi se vou ou não fazer essa leitura. Já encontrei ótimas críticas, mas também algumas não muito elogiosas!! Acho que vou dar uma lidinha no primeiro capítulo e ver se a narrativa me prende!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adoraria poder me arriscar no gênero, e ler o autor que sempre vejo elogios rasgados, porém ainda não me sinto a vontade. Gostei de saber um pouco sobre o livro, e que apesar de esperar um final diferente ainda curtiu. Quem sabe um dia?! Adorei as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá

    AS melhores obras são justamente aquelas que terminam de acordo com sua linha narrativa e o que os acontecimentos exigem como suas respectivas consequências.

    Estou namorando esse livro e espero que até abril possa ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Eu não conhecia a obra e nem a air pra, mas sabe quando o livro parece misturar tanto drama quanto um pouco de terror. Bem é isso, que parece para mim e não sei porque já que você mesmo disse que ele é mais drama.
    Fico me perguntando se a outra família não vai querer recuperar também a personagem?? Ou simplesmente eles a entregaram assim de volta??

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir