Autora: Diana Gabaldon
Páginas: 1168
Editora: Arqueiro
*Livro cedido em parceria com a editora
COMPRE AQUI
Sinopse:Sexto livro da série Outlander, que se tornou um fenômeno mundial e foi transformada na bem-sucedida série de TV. “Triunfal... A maneira como Diana Gabaldon faz uso dos detalhes históricos e sua representação de uma história de amor verdadeiramente madura a confirmam entre os grandes autores do gênero.” – Publishers Weekly Uma história sobre escolhas difíceis. América, 1772. Poucos anos antes da guerra de independência, o caos reina na colônia. Cadáveres espalham-se pelas ruas, vizinhos lutam entre si e grupos de salteadores aterrorizam a população por toda parte. Na Carolina do Norte, o incêndio de uma cabana e o assassinato de uma família inteira anunciam mudanças perturbadoras no cotidiano dos habitantes da Cordilheira dos Frasers. Nesse cenário, Jamie Fraser recebe uma mensagem do governador Josiah Martin. Ele pede sua ajuda para conter os rebeldes e manter o domínio da Coroa britânica sobre as terras americanas. Mas Jamie já sabe o que está por vir. Sua esposa Claire, uma viajante no tempo nascida no século XX, conhece perfeitamente o destino reservado aos súditos leais do rei da Inglaterra: exílio ou morte. Além disso, Claire surge com uma nota de jornal de 1776 que relata a morte dos dois num incêndio. Pela primeira vez, Jamie espera que ela esteja errada sobre o futuro. Em meio às tensões, é chegado o momento de fazer uma escolha difícil, porém inadiável. À medida que se formam as linhas de combate e lealdades são testadas, Jamie e Claire sentirão na pele que absolutamente ninguém está seguro nesse novo país.
Olá amantes literários? Como vocês estão? Faz um bom tempo que eu não apareço aqui, mas finalmente voltei pra falar da minha tão amada série, pra quem ainda não sabe estou resenhando os livros da série Outlander, da Editora Arqueiro! Vocês podem conferir as resenhas dos cinco primeiros livros aqui no blog, e agora vamos para o sexto livro da série, intitulado Um Sopro de Neve e Cinzas!
Nessa resenha não colocarei spoilers do livro em questão, mas pode aparecer algum acontecimento dos livros anteriores, então esteja atento a isso! Pois bem, com a família Fraiser instalada na América colonial, temos aqui como plano de fundo o ano de 1772, e pra quem lembra das aulas de história (confesso que nem eu lembrava direito), essa época foi marcada por diversos conflitos, já que a América estava em estado de pré-guerra de Independência.
Jamie ficou em silêncio por um longo tempo. Eu o teria magoado? Lamentei ter lhe contado — mas eu não tinha mais defesas. Eu não podia mentir, nem pela melhor das razões; simplesmente não havia nenhum lugar para onde ir, nenhum lugar para me esconder. Sentia-me assediada por fantasmas sussurrantes, suas perdas, suas necessidades, seu amor desesperado me dilacerando. Separando-me de Jamie, separando-me de mim mesma."Com esse conflito como cenário, na Cordilheira dos Fraisers a situação não está muito melhor: a situação é de desespero. Salteadores rebeldes atacam as forças britânicas que ocupam o território americano, cada vez mais agressivos, essa ameaça começa a causar pânico na Cordilheira, assim, Jaime recebe uma mensagem do governador britânico Josiah Martin para impedir esses saqueadores. Já Claire encontra-se em um conflito ainda maior, é de seu conhecimento uma nota de jornal de 1776 (quatro anos no futuro) que relata um acontecimento fatídico: a morte de algum dos Fraisers. Com o futuro conhecido, uma pergunta se sobressai: Claire será capaz de mudá-lo?
Mal posso acreditar que já cheguei no sexto volume da série e ainda estou com fôlego para ler os outros volumes! Sério, é incrível o poder que a Daiana tem de renovar sua escrita a cada livro. Eu já tinha ouvido falar que Um Sopro de Neve e Cinzas era um dos livros mais chatos da série porque não acontece muita coisa e ele é grande demais (cerca de 1.168 páginas), mas olha, eu não concordo com essas opiniões e vou dizer o porquê.
O tempo é uma das muitas coisas que se diz que Deus é. Há o fato de ser sempre preexistente, e o fato de não ter fim. Há o conceito de ser todo-poderoso... pois nada pode resistir ao tempo, certo? Nem montanhas, nem exércitos. E o tempo, claro, cura tudo. Basta dar tempo suficiente a qualquer coisa e tudo se resolve: toda a dor e contida, toda a dificuldade apagada, toda a perda absorvida. Das cinzas às cinzas, do pó ao pó.Lembra-te, homem, de que tu és pó, e ao pó voltaras. E, se o Tempo se parece com Deus, imagino que a Memória deva ser o Diabo."Primeiramente já estou familiarizado com a escrita da autora, seu ritmo é um pouco mais lento já que seu foco geralmente é no desenvolvimento dos personagens e nas relações que eles possuem uns com os outros. Nesse volume podemos sentir o clímax chegando conforme a tensão vai se instalando no período pré-guerra, mas não vai imaginando que esse volume serve só pra te preparar pra uma guerra não! Ele nos brinda com sequestros e tensões em diversos núcleos!
Venho mais uma vez valorizar Brianna e Roger, que crescem cada vez mais na série! Ao acabar esse livro passei a amar ainda mais os dois, que dessa vez seguem em um núcleo mais desenvolvido que no livro anterior! E gente do céu, que final empolgante! Por sorte já temos o sétimo livro traduzido, tentarei ler assim que possível.