{RESENHA} ENTÃO VOCÊ QUER CONVERSAR SOBRE RAÇA – IJEOMA OLUO

Título: Então você quer conversar sobre raça
Autora: Ijeoma Oluo
Páginas: 312
Editora: Bestseller
*Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: Escrito por Ijeoma Oluo, Então você quer conversar sobre raça é um livro essencial para os dias de hoje. Diante dos últimos acontecimentos mundiais relacionados à supremacia branca ― da violência policial ao encarceramento em massa da população negra ―, os holofotes da mídia parecem se voltar para a questão do racismo em nossa sociedade.
Para além das grandes questões de segurança e saúde públicas, este é um tema que permeia o nosso dia a dia. Por que em sala de aula lemos, basicamente, autores homens e brancos (e, muitas vezes, homens brancos europeus)? Como dizer a um amigo que ele fez uma piada racista? Por que sua amiga se sentiu ofendida quando você pediu para tocar no cabelo dela ― e como é possível passar a agir corretamente? Como explicar o privilégio branco para seu amigo branco privilegiado? E como ajudar na luta antirracista sendo uma pessoa branca privilegiada?

Em Então você quer conversar sobre raça, Ijeoma Oluo orienta leitores de todas as raças sobre assuntos que vão desde interseccionalidade e ações afirmativas a questões que envolvem as “minorias modelo” e o lugar de fala. Mas tendo sempre em vista tornar possível o aparentemente impossível: criar um espaço para conversas honestas sobre raça e racismo, e também sobre sua presença em vários setores da sociedade e aspectos de nossa vida.

De maneira verdadeira e direta, Então você quer conversar sobre raça traz um guia para debate e apresenta uma proposta de diálogo sobre raça a partir da perspectiva de uma mulher negra. Este guia para discussão, que vem ao final do livro, traz apontamentos para estabelecer um plano de ação para pessoas de todas as raças que buscam uma autoavaliação e estão comprometidas com o progresso coletivo.

Então você quer conversar sobre raça se propõe a ser uma ferramenta que ajudará o leitor a abordar esse tema e a auxiliar a construir um mundo melhor para pessoas de raças e classes sociais distintas. Independentemente do seu nível socioeconômico, de sua formação educacional ou experiência, de sua cor de pele, esta pode ser uma ferramenta válida e extremamente útil quando se quer iniciar uma conversa sobre raça.


Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e o livro de hoje é uma cortesia que chegou em parceria com o Grupo Editorial Record e que foi lido pela nossa colaboradora Steh!




Neste livro vamos acompanhar o que nossa escritora Ijeoma passa na vida real como mulher negra e como podemos evitar certos tipos de preconceito... Sim, este livro irá falar sobre Racismo, mas o mais importante sobre a Raça em si, não só do preconceito sobre os negros, mas sobre outros tipos de preconceito.

O livro vai trazer acontecimentos reais e até mesmo recentes sobre à supremacia branca – da violência policial ao encarceramento em massa da população negra; Ijeoma nos questiona e nos deixa pensando sobre tudo que ela conta e propõe, as perguntas que ela deixa no ar, nos fazem refletir tanto até termos alguma resposta.
É muito difícil sobreviver como uma mulher de cor neste mundo, e me lembro de uma vez dizer que se parasse de sentir, realmente sentir, a dor do racismo pelo qual eu passava, começaria a gritar e nunca mais pararia.”

Ijeoma vai te orientar do começo ao fim, como lidar com situações constrangedoras ou não, a responder perguntas tão frequentes sobre o racismo, privilégios e muito mais sobre o assunto discutido.

De maneira bem direta, e olha que Ijeoma não poupa palavras, ela irá nos mostrar propostas de diálogos sobre raça a partir de seu ponto de vista e de todas as suas vivências como uma mulher negra que sofre nesse mundo. O livro vai te direcionar a como abordar esse assunto tão difícil entre as pessoas e ainda vai auxiliar a sociedade a trabalhar em busca de um mundo melhor para pessoas de raças e classes sociais distintas.

Não se pode colocar correntes em volta do pescoço de outros seres humanos ou massacrá-los indiscriminadamente, mantendo regras sociais que proíbem esse tratamento, sem primeiro definir essas pessoas como algo menos que humanas.”

Ijeoma Oluo tem uma escrita envolvente e falas importantíssimas, este livro não foi escrito apenas para negros, como a própria autora diz, ela escreveu esse livro para todos aqueles que querem entender sobre o assunto e perder seu preconceito ou aprender sobre como falar sobre o assunto em meio a pessoas racistas. É um livro atual e necessário, indico para todos aqueles que querem saber mais sobre o assunto.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário