{RESENHA} AMOR DE PERDIÇÃO - CAMILO CASTELO BRANCO

Título: Amor de perdição
Autora: Camila Castelo Branco
Páginas: 208
Editora: Faro Editorial
*Livro cedido em parceria coma editora


Sinopse: Esta é a obra integral do livro escrito no século XIX adaptada para o português moderno. Duas famílias rivais, um amor proibido e uma série de trágicos acontecimentos... Cento e sessenta anos atrás, Camilo Castelo Branco partiu de sua história pessoal e familiar para escrever um dos maiores clássicos da literatura portuguesa: Amor de Perdição. Considerada uma das principais obras do movimento ultrarromântico, marcado por idealizações do amor, paixões arrebatadoras e dores que afetam intensamente a alma, este romance, inspirado em Romeu e Julieta, atravessa décadas com a jovialidade de seus protagonistas: Simão, Teresa e Mariana. Simão, um jovem de 16 anos, comete um crime contra o pretendente de sua amada. É jogado na cadeia enquanto espera sua pena: prisão ou exílio nas Índias. Teresa é igualmente afetada, posta em clausura, e Mariana, a jovem humilde que alimenta secretamente uma paixão por Simão, vive todas as emoções de um amor platônico, devotado, com fios de esperança de um dia ser correspondida.


Olá amantes, tudo bem? Hoje é dia de resenha e temos um clássico da literatura que ganhou uma edição especial e adaptada para o português moderno pela Faro Editorial! Quem leu essa belezinha foi a Steh e vamos conferir as suas impressões sobre a obra!!!


Este livro vai narrar a história de amor dos jovens Simão Botelho e Teresa Albuquerque, a junção de ambos se torna impossível por conta de suas famílias serem rivais. Essa história foi escrita com base numa história pessoal e familiar de Camilo Castelo Branco, que se tornou um dos maiores clássicos da literatura portuguesa.

As exceções têm sido o engano dos mais ajuizados pensadores, tanto no especulativo como no experimental.”
A história se passa na cidade portuguesa chamada Viseu, mas ao longo do livro outras cidades vão aparecendo; Simão é um jovem de 16 anos com uma personalidade forte, violento e briguento, mas sua postura passa a mudar um pouco quando ele se apaixona por sua vizinha Teresa Albuquerque.



Teresa Albuquerque é uma jovem de 15 anos que se apaixona loucamente por Simão e fará de tudo para viver seu amor, inclusive desobedecer o seu amado pai, que está tentando casá-la com seu primo Baltasar Coutinho.
Os encantos da vida, os mais angélicos momentos da alma, são esses lances de misterioso alvoroço que aos mais fracos de coração sucedem em todas as estações da vida, e a todos os homens, uma vez pelo menos.”
A briga dos dois em ficar juntos leva a coisas desesperadoras, Simão é preso por assassinar um homem e Teresa é posta em confinamento num mosteiro, mas as cartas de amor entre ambos sempre dão um jeito de chegar, com idas e vindas, promessas cumpridas e desfeitas, será que o amor de ambos irá sobreviver a tudo isso?



Essa obra integral do século XIX foi relançada pela Faro Editorial e adaptada para o português moderno, não tirando a essência do escritor e colocando algumas notas no livro para entendimento do leitor para alguns conhecimentos. Esse livro nos traz uma pequena releitura de Romeu e Julieta, podemos ver isso claramente quando vemos a rixa entre as famílias, mas a grande diferença é que essa história realmente aconteceu, é uma leitura difícil, mas que a Faro conseguiu amenizar com uma escrita um pouco mais leve, mas deixando alguns palavreados da época que não tiram o gosto de ler um clássico, uma edição perfeita para se ler e estudar para o vestibular, além de conhecer uma história de amor impossível.







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário